29 de novembro de 2013

Bolsa de Squares Patchwork

Finalmente consigo mostrar minha Patchwork Bag pronta! Estou tão feliz por ter conseguido terminá-la e agorinha ter tirado as fotos! Parece que só então, com o ciclo terminado (fotos tiradas, divididas com vcs no blog) é que a satisfação é por completo! Até então parece que falta algo...

Querem ver?






Que tal? Gostaram das cores? Eu acho que ficou bem alegre, com cara de primavera, mas com o fundo marrom deu uma "quebrada" em tantos tons de rosa.

Ao começar este post, fui dar uma olhada no blog e descobri que os quadrados já estavam feitos há praticamente 1 ano,  janeiro de 2013, aqui!! Mal acreditei que fui terminar tanto tempo depois!

Enfim, no último post eu contei a vcs que essa demora foi devida às alças, e apenas a isto, afinal eu tinha a bolsa pronta, emendada, e por duas vezes tentei fazer alças boas, fortes, e não consegui. Até que minha mãe me ajudou (tendo a brilhante ideia de dobrar ao meio as alças que eu já tinha prontas e colocar dentro uma espécie de cordão ou fita grossa - pra dar uma sustentação boa). E resolveu um projeto encostado há tanto tempo! Obrigada de novo, mãe! 

Na realidade é mais uma sacola do que bolsa porque a tenho usado (e muito) pra carregar meus projetos e linhas e caderno de desenho, livros, etc. etc. por aí.

Mas vamos aos detalhes:


Acima, é a parte de trás, pra vcs verem as cores.
São 2 "painéis" quadrados de 9 squares (um frente e um verso), mais 3 squares de cada lado (que formam as laterais) e mais 3 pra formar o fundo. Total: 27 squares.


A combinação de cores foi mais ou menos aleatória: não tinha nenhum plano pré-definido: só queria marrom e rosa (fios que já tinha em casa). Depois resolvi colocar um laranja pra dar uma despadronizada. Fiquei bastante em dúvida se gostava dele ou não, pq percebam que ele aparece mais do que as outras cores... Mas no final gostei. Usei-o menos do que as outras cores, mas acho que deu um toque interessante.


A lateral fica assim (3 squares emendados um acima do outro, formando uma coluna):


Usei meu Fio Bella amado (2 fios juntos, pra ficar bem firme). Agulha de crochê 3,5. 
Mas o tamanho não importa, afinal é uma sacola.


É raro eu fazer um projeto de squares assim, sem ir costurando à medida que vou fazendo (método joining-as-you-go), mas este em especial precisava ser desse jeito porque a costura final é o detalhe mais bonito da bolsa, que dá o efeito de "patchwork", por isso o nome dela.


Aqui, no sofá, à noite, experimentando as combinações: qual ficaria perto de qual - cuidando pra não deixar 2 squares de mesma cor ao lado um do outro e tentando harmonizar os tons.


Na foto acima, os dois painéis prontos e "costurados" (na verdade a emenda é feita em crochê, com pontos baixos que já vão juntando e formando esse cordão em torno deles. Bacana, não?

E depois é só ir juntando as peças: os dois painéis serão emendados nas duas laterais e no fundo. E pronto!



Aqui a foto tirada na época (como é bom fotografar o processo!! ainda mais depois de tanto tempo passado, é uma delícia encontrar imagens assim, que eu nem lembrava que tinha) e também acho que ajuda a quem quiser fazer. Sempre penso nisso.

A receita, em inglês, foi tirada do meu livro (delicioso!) Cute & Easy Crochet. Vale a pena cada centavo gasto nele. Recomendadíssimo! O meu foi comprado na Saraiva bem barato (loja física, mas tem on-line em várias delas; aqui, por ex.).

Mas pra quem quiser tentar sem a receita, acho totalmente possível: o square é o mais básico que tem no crochê: é só procurar uma receita na net e fazer 27 deles!

Depois de admirar sua pilha de quadrados lindamente crochetados, é só emendar 9 squares (não necessariamente desse modo - poderia ser com outro método que vc já saiba ou o da Lucy) e depois mais 9 (que vão formar os dois quadrados grandes, os "painéis" - frente e verso da bolsa, separadamente).

Então, pra que forme o corpo da bolsa, vc vai emendar uma "tira" com 3 squares (que vai ser uma das laterais) e emendá-la ao lado, unindo com os painéis. Na sequência, faça o mesmo com a tira de 3 squares que forma o fundo e depois "sobe" com a outra lateral. Mas outras formas e sequências são possíveis, com certeza. Espero que tenha dado pra entender razoavelmente.

Depois chega a hora das alças, também feita em pontos baixos (e nesta parte, Boa Sorte, porque as minhas sempre ficam péssimas!! rsr). São feitas separadamente também e depois costuradas na bolsa pronta.

Na original há forro. Eu não sei colocar, mas realmente fica mil vezes melhor. E minha mãe, como eu disse no outro post, fez a gentileza de fazer um pra mim.! :)

O botão tb foi por minha conta (a do livro é toda aberta). Coloquei um de madeira e fiz um cordão de correntinhas pra fechar. Acho mais seguro.

É isso. Espero que tenham curtido e se animem de fazer uma também, pq vale a pena!

Ótimo fim de semana e bons crochês!

21 de novembro de 2013

1 dia/19 fotos

Inspirada mais uma vez pela Jacquie, fiz o meu dia de ontem em 19 fotos...

Pra mim não foi nenhum sacrifício, já que vivo com a máquina fotográfica na mão e adoro capturar as pequenas delícias do dia. Além disso, como era feriado em SP, um dia no meio da semana, praticamente não saí de casa: aqueles dias estendidos, tranquilos, caseiros, passado com os meus amores. Não preciso de muito mais do que isso.

Vamos lá?


1. Dia começando sem o som do despertador e entre muitas bolinhas... por volta das 10:00h!


2. Na cozinha, mesa arrumada depois do café, com gnomo e cogumelos. (Bordado meu, bem antigo, aqui.)


3. Folheando minha revista nova de Patch Appliquè (nas bancas - Guia do Ateliê). Coletânea dos melhores moldes da revista. Adorei!


4. Céu da manhã prometendo um belo dia.


5. Natureza transpondo as barreiras do cimento - encontrada pelo filhote...


6. Filhote se esbaldando com o primo no videogame, de pijama a manhã toda.


7. Tentativa de leve arrumação da bagunça de um quarto de pré-adolescente... :(


8. Um dos melhores momentos do dia: crochezinho na cama! Adoro!


9. Lar doce lar - "portas e janelas ficam sempre abertas pra sorte entrar...".


10. Filminho romântico à tarde, daqueles bem água com açúcar, do jeito que eu gosto, cheio de romance e paisagens da Toscana. (Cartas para Julieta)


11. Cafezinho da tarde a três com pão doce. Bliss!


12. A tarde cai cheia de nuvens e uma garoinha pouca...


13. Pink nas flores do quintal.


14. Lilás dos agapantos.


15. Meu material de desenho e uns traços dados à tardinha.


16. Noite chegando...


17. O escuro lindamente instalado numa noite de calor, de linda lua, que teimou em se esconder na hora de ser fotografada (pausa pra um lanche fora)...


18. 23h55min: a cama me espera...


19.  E o dia termina onde começou... Boa noite!
:)

13 de novembro de 2013

Projetos e um agradecimento...

Fico tão feliz quando consigo retomar um projeto deixado de lado há tempos e finalizá-lo!
Isso não é sempre que acontece, mas de quando em quando 
sou tomada por uma vontade louca de terminar coisas atulhadas naquelas caixas chamadas
"Projetos Inacabados"...
Nestas últimas semanas retomei várias peças que precisavam de detalhes de acabamento ou que tinham dado errado. Várias!!

Uma delas é uma bolsa de squares, lembram?


Por incrível que pareça, eu a terminei bem rápido - fiz os squares primeiro (delícia ver uma pilha de quadrados coloridos!), para depois uni-los, diferente do modo como costumo fazer, que é o "joining-as-you-go". Isso porque o lindo dessa bolsa/sacola é justamente o acabamento dessa "costura" final.

Emendei as partes e fiz as alças, mas nesse ponto é que a coisa desandou: as alças não ficaram boas, como de costume: molengas e muuuito compridas. Desmanchei tudo e comecei de novo, encurtando e desperdiçando um monte de linha Bella... :(

E eis que deu errado de novo. Depois de ter costurado tudo! E foi então que a encostei. E assim ela ficou por meses: encostada sem que eu tivesse nenhuma vontade de resolver o caso...


Mas quem tem uma mãe como a minha nunca está sozinho! 
Ela é a rainha de consertar os meus acabamentos e colocar forros e acertar comprimentos e retomar pontos perdidos e desatar nós e mais nós dos meus novelos e outras tantas coisas... 

Ela senta, geralmente na cozinha, por causa da claridade; põe os óculos, porque agora já precisa; e geralmente de domingo, porque passamos o dia juntas; e geralmente enquanto falamos muito, porque falamos muito mesmo; e enquanto isso ela vai dando um jeito na minha bagunça. Às vezes ela reclama, porque é péssimo refazer coisas dos outros, eu sei, e porque às vezes levo uma sacola cheia desses trabalhos que deram errado... coitada!
(Então separo-os em lotes, pra não assustá-la, e vou levando aos poucos... rsrs)

Mas ela faz, e faz bem-feito, enquanto me passa alguns truques e dicas preciosas. Ou seja, tudo isso pra dizer que ela deu um jeito nas alças da minha bolsa e ela ficou perfeita! E ainda colocou um forro, que eu nem tinha pedido, mas que queria muito... 

Obrigada, mãe, caso vc leia este post! 
Obrigada por ser minha companheira nos projetos todos - de linhas e agulhas e também nos de vida.


E este barco amarelinho também quase naufragou e ficou ancorado muito tempo, mas por outro motivo que conto na próxima. Agora ele está pronto pra zarpar na mala do próximo feriado.

Inté!

5 de novembro de 2013

Ladies...

Dizer que adoro joaninhas parece o mesmo que dizer que gosto de estrelas, bebês ou arco-íris...
... um tanto óbvio.


Afinal, será que tem alguém que não gosta?!



 Estas, cheinhas, foram baseadas em mais uma das lindezas criadas pela Lucy (Crochet Labybirds).

Simples e cheias de significado. Passando a mensagem que têm de passar em poucos pontos,
como num poema, trabalhado palavra a palavra e que sai do coração do poeta, passa pelas mãos e então
vai pousar no coração de outra pessoa.


Estas já foram pousar em outros corações, levando um pouco de primavera nas asas...