Querem ver?
Que tal? Gostaram das cores? Eu acho que ficou bem alegre, com cara de primavera, mas com o fundo marrom deu uma "quebrada" em tantos tons de rosa.
Ao começar este post, fui dar uma olhada no blog e descobri que os quadrados já estavam feitos há praticamente 1 ano, janeiro de 2013, aqui!! Mal acreditei que fui terminar tanto tempo depois!
Enfim, no último post eu contei a vcs que essa demora foi devida às alças, e apenas a isto, afinal eu tinha a bolsa pronta, emendada, e por duas vezes tentei fazer alças boas, fortes, e não consegui. Até que minha mãe me ajudou (tendo a brilhante ideia de dobrar ao meio as alças que eu já tinha prontas e colocar dentro uma espécie de cordão ou fita grossa - pra dar uma sustentação boa). E resolveu um projeto encostado há tanto tempo! Obrigada de novo, mãe!
Na realidade é mais uma sacola do que bolsa porque a tenho usado (e muito) pra carregar meus projetos e linhas e caderno de desenho, livros, etc. etc. por aí.
Mas vamos aos detalhes:
Acima, é a parte de trás, pra vcs verem as cores.
São 2 "painéis" quadrados de 9 squares (um frente e um verso), mais 3 squares de cada lado (que formam as laterais) e mais 3 pra formar o fundo. Total: 27 squares.
A lateral fica assim (3 squares emendados um acima do outro, formando uma coluna):
Usei meu Fio Bella amado (2 fios juntos, pra ficar bem firme). Agulha de crochê 3,5.
Mas o tamanho não importa, afinal é uma sacola.
É raro eu fazer um projeto de squares assim, sem ir costurando à medida que vou fazendo (método joining-as-you-go), mas este em especial precisava ser desse jeito porque a costura final é o detalhe mais bonito da bolsa, que dá o efeito de "patchwork", por isso o nome dela.
Aqui, no sofá, à noite, experimentando as combinações: qual ficaria perto de qual - cuidando pra não deixar 2 squares de mesma cor ao lado um do outro e tentando harmonizar os tons.
Na foto acima, os dois painéis prontos e "costurados" (na verdade a emenda é feita em crochê, com pontos baixos que já vão juntando e formando esse cordão em torno deles. Bacana, não?
E depois é só ir juntando as peças: os dois painéis serão emendados nas duas laterais e no fundo. E pronto!
Aqui a foto tirada na época (como é bom fotografar o processo!! ainda mais depois de tanto tempo passado, é uma delícia encontrar imagens assim, que eu nem lembrava que tinha) e também acho que ajuda a quem quiser fazer. Sempre penso nisso.
A receita, em inglês, foi tirada do meu livro (delicioso!) Cute & Easy Crochet. Vale a pena cada centavo gasto nele. Recomendadíssimo! O meu foi comprado na Saraiva bem barato (loja física, mas tem on-line em várias delas; aqui, por ex.).
Mas pra quem quiser tentar sem a receita, acho totalmente possível: o square é o mais básico que tem no crochê: é só procurar uma receita na net e fazer 27 deles!
Depois de admirar sua pilha de quadrados lindamente crochetados, é só emendar 9 squares (não necessariamente desse modo - poderia ser com outro método que vc já saiba ou o da Lucy) e depois mais 9 (que vão formar os dois quadrados grandes, os "painéis" - frente e verso da bolsa, separadamente).
Então, pra que forme o corpo da bolsa, vc vai emendar uma "tira" com 3 squares (que vai ser uma das laterais) e emendá-la ao lado, unindo com os painéis. Na sequência, faça o mesmo com a tira de 3 squares que forma o fundo e depois "sobe" com a outra lateral. Mas outras formas e sequências são possíveis, com certeza. Espero que tenha dado pra entender razoavelmente.
Depois chega a hora das alças, também feita em pontos baixos (e nesta parte, Boa Sorte, porque as minhas sempre ficam péssimas!! rsr). São feitas separadamente também e depois costuradas na bolsa pronta.
Na original há forro. Eu não sei colocar, mas realmente fica mil vezes melhor. E minha mãe, como eu disse no outro post, fez a gentileza de fazer um pra mim.! :)
O botão tb foi por minha conta (a do livro é toda aberta). Coloquei um de madeira e fiz um cordão de correntinhas pra fechar. Acho mais seguro.
É isso. Espero que tenham curtido e se animem de fazer uma também, pq vale a pena!
Ótimo fim de semana e bons crochês!