22 de dezembro de 2011

...

A todas vocês, amigas queridas que passam por aqui ao longo do ano,



desejo um lindo Natal e um 2012 de energias renovadas



pra curtir tudo de bom que ele há de nos trazer!



Que nossos lares possam estar protegidos e abençoados com saúde e paz e que nossas famílias e amigos estejam do nosso lado pra aproveitarmos juntos a alegria de cada momento!




Obrigada pela companhia! E nos "vemos" ano que vem!



Um abraço,


Claudia

19 de dezembro de 2011

Ideias para o Natal - parte IV (dá tempo!!)

Eu sei, eu sei: faltam só 5 dias pro Natal!! Não dá mais tempo de inventar muita coisa... Mas também sei que toda crafter que se preze tem sempre vários presentes de última hora em mente, certo?

Por isso, lembrei de dar uma passadela por aqui só pra lembrá-las de uma ideia muito rápida e charmosa de presente handmade:



Golinhas de tricô!! Só que em linha, já que estamos às vésperas do verão!


Tinha me esquecido completamente de postar esta golinha que fiz meses atrás. Usei linha Anne (2 fios juntos), não me lembro o número da agulha... Mas o bom é que não tem certo e errado pra este projeto: qualquer fio, qualquer agulha, qualquer comprimento, sempre fica bom! Eu usei a minha várias vezes durante a primavera - pra sair pro trabalho de manhã, com aquela blusinha básica branca ou preta - mesmo de manga curta! - e naquelas tardes de ventinho frio. E tenho que dizer que achei mil vezes mais confortável de usar do que as que fiz com lã! Ficou muito macia e com caimento ótimo! Recomendo! (nunca sei se é a Anne ou a Camilla Fashion que usei, mas as duas são excelentes!)


O ponto é aquele nosso querido, mais que conhecido das tricoteiras: tricô, laçada, 2 tricôs juntos - no direito e no avesso. Coloquei 30 pontos.


Pra ver mais detalhes sobre esta golinha e como torcê-la, veja meu outro post, aqui.


Bom, os azevinhos são um charme à parte: crochetados pra este Natal. Ainda não sei o que fazer com eles, mas precisava fazê-los! Na verdade, foi assim: eu os vi num livro meu e me encantei (aliás, o mA.rA.Vi.lhO.sO "100 Flores para Tricô e Crochê", agora traduzido para o português); fiz um, mas não entendi bem a receita e não gostei muito do resultado. Eis que vejo, no mesmo dia, os azevinhos da Lucy, a divina Lucy, sempre inventando das suas: uma receita dela, com passo a passo e a perfeição de sempre! Aqui! São estes que eu fiz.


Só que ela usou bolinhas prontas e eu crochetei as minhas seguindo mais ou menos a receita do meu livro, mas com algumas adaptações pra ficarem menores. Assim:


Agulha de crochê n. 3 (ou mais fina); linha Anne.


Frutinhos: 4 corr., pula 3 corr., 3 pa duplos na 1.a corr. Fecha com ponto baixíssimo. E vc tem um frutinho delicado assim:


Depois, é só costurar à folhinha. Acho que ficarão lindos nos embrulhos. Aliás, vcs já viram os embrulhos da Judy?!


Também ficariam ótimos na árvore de Natal. Mas a minha já estava mais do que montada quando descobri estas belezinhas... Quem sabe ano que vem...

14 de dezembro de 2011

Ideias natalinas - parte III

Mais uma ideia pra receber o Natal:






Boneco de neve! Fofo, não?






Acho que esta é a minha figura preferida do Natal: cara simpática, jeito bonachão, não sei explicar, mas adoro bonecos de neve! Sei que tem gente que não curte essa importação de ideias que não fazem parte da nossa realidade tropical. Eu não ligo, porque acho tudo tão encantador e aconchegante, justamente por causa dos itens como cachecol, botas, lareira, meias, chapéus, e esse clima de quietude e mansidão em família... Claro que não tem nada a ver com a nossa cultura, mas acho que tudo que traz beleza pro nosso dia tem de ser bem-vindo!





A receita encontrei no Ravelry - o caminho mais curto pra se encontrar a beleza!! rsrsrs





Se vc tem cadastro, está com o nome de "Snowman Family": aqui (são 3 bonecos!).





Mas também pode ser encontrado no site da Bernat: aqui. (Tb é preciso se cadastrar!)





Comecei no sábado e terminei no domingo à tarde, na casa da minha sogra. As fotos foram tiradas lá (gostei particularmente dos bracinhos bordados):





Fiz um cartãozinho pra atar ao cachecol (de feltro) e ter certeza de que ele passaria a sua mensagem:





Meu sobrinho de 3 anos ficou o tempo todo do meu lado enquanto eu fazia, com mil perguntas sobre o boneco, inclusive o porquê de ele não ter cabelo...





Bom, o boneco ainda não tinha destino certo, mas eu já tinha pensado mesmo em dar para o meu cunhado enfeitar a sala. Só não achava que as crianças gostariam tanto (meu sobrinho mais velho também amou e me pediu pra fazer a família toda de bonecos)! Então, perfeito, projeto finalizado e entregue na hora:





E, por falar em beleza, li uma vez que:





"A beleza é a sombra de Deus no mundo."





Um excelente final de semana e até a próxima!



(P.S.: Pra quem quer ideias de cardápio pra Ceia, com lindas fotos e até cartõezinhos, tudo pronto pra imprimir, encontrei um livro de Natal no blog Panelinha: aqui. Muito bacana!)

10 de dezembro de 2011

Ideias natalinas - Parte II



Natal em azul! Pode ser? Acho que sim!!!





Como eu disse no post anterior, gosto mesmo do clássico vermelho, verde e dourado, mas como os gostos são completamente diferentes, trouxe algumas ideias azuladas!





As estrelas em crochê, velhas conhecidas por aqui, são do ano passado; neste ano, devo aproveitá-las para atar a alguns embrulhos (o link para a receita vc encontra na tag "Natal" ou mesmo "Crochê").





A bola, tão brilhosa e chamativa, é um trabalho do meu filhote: bola de isopor, alfinetes sem cabeça e vários potinhos de lantejoulas e canutilhos - isso o tem entretido por horas nestas férias!! = mãe feliz :)





As folhas de calendário são assunto pra logo mais, pois é um projeto ainda inacabado, mas tenho de dizer que é um encanto! Estou amando fazer!





E por último, o cartão de Natal:





Sim, isso mesmo: é um cartão de Natal com crochê em volta! Não é uma ideia incrível esta?



O objetivo seria aproveitar aqueles cartões natalinos lindos e relegados ao fundo de alguma gaveta, ou então um cartão enviado por alguém especial: agora eles podem ter um lugar de destaque pendurados pela casa!





A ideia é do Dutch Sisters, blog que eu adoro! Tem o tutorial com fotos: perfeito! aqui.


É só fazer furinhos na capa do cartão (a outra parte não é usada); depois, com uma agulha de crochê beeem fina, fazer a primeira carreira de correntinhas que serão a base para a segunda carreira de pontinhos de borda (que em inglês eles chamam de "Scallop edge").





Pra finalizar, um cordão de correntinhas preso aos pontos da parte de cima, pra criar a alça. Embaixo, um cordão de correntinhas onde vc pendura o que quiser! Eu coloquei bolinhas douradas (também compradas pro Natal passado) e umas pedrinhas da minha lata de botões querida. E este foi feito pra minha mãe, que adora azul!



* Infelizmente, tive de comprar este cartão, portanto ele não foi reciclado (não tinha nenhum com uma ilustração que combinasse bem com o projeto). Aliás, fica a dica: quanto maior o desenho no centro, mais bonito fica, como os da Corry. Comprei também um vermelho e branco e pretendo fazê-lo ainda!





Levanta a mão quem gostou!





Um ótimo final de semana, de aconchego e projetos cheios de amor!

6 de dezembro de 2011

Ideias natalinas - parte I

Sei que algumas de vcs estão ansiosas à espera de ideias craft para este Natal! Pois aqui vai a minha primeira:









Meinhas de crochê pra pendurar! Não são uma graça? Fiz duas delas pra minha irmã, representando meus dois sobrinhos.







A receita é do blog Le monde de Sucrette: aqui, que tem esta e muitas outras coisas lindas e com gráficos e receitas free! No caso das meinhas, a receita é inglês, mas há fotos excelentes, superexplicativas, e ainda um esquema. Acho que não há como errar!



É muito fácil de fazer, pra quem sabe o básico do crochê! Fotografei abaixo a etapa do calcanhar, que pode deixar alguma dúvida: quando terminar, é preciso costurar a lateralzinha direita, onde está a agulha na foto (é só deixar o fio comprido na hora de cortar). Então arremata e continua a próxima etapa a partir daí, trabalhando na circunferência normalmente, com a quantidade de pontos que é indicada.


Dá vontade de fazer muitas e ir testando as combinações de cores e enfeitinhos! Pensei em fazer uma com guizos dourados (ia ficar tão linda!!), mas não sei se vou ter tempo.

Nestas, usei fio Bella (duplo), agulha n. 3.




Tenho de confessar que a vermelha, verde e branca foi a primeira a ser feita e de longe a minha preferida! Eu sei que estão em alta os novos coloridos pro Natal, como azul, rosa, prata, mas o tradicional sempre me encanta!





Obs.: acabo de notar que sumiu a única foto em que a meinha estava pendurada na minha janela... que pena! depois volto e coloco ela aqui, OK?




Como eu disse no outro post, não fiz nem comprei muitas coisas pra decoração deste ano. Reaproveitei a maioria, como as minhas estrelas, que eu adoro. Este ano elas só mudaram de lugar: estão agora na porta da minha cozinha:




Pensei que é uma grande ideia fazer destas estrelas, um pouco menores e com fio dourado, por exemplo, para colocar nos pacotes de presente! Não ficaria lindo?! Na verdade, vi a ideia da Kate, aqui, e já está na minha lista de afazeres pré-natalinos... (tenho de dizer que esta lista cresce vertiginosamente a cada dia... rsrr). E aproveitem pra ver as bolas de crochê da Kate - aqui! São as mais lindas que já vi!

Mais das minhas estrelas, veja aqui.


Beijos e até a próxima, com outra ideia de enfeite!

1 de dezembro de 2011

É dezembro...

Finalmente consegui terminar o 3.o elemento que faltava pra completar o conjuntinho para o bebê de que falei no último post:




Um coelhinho de crochê! Fofo, não?!

Bunny Miffy - no Ravelry


Linha Bella (2 fios), agulha de crochê n. 3.


Coloquei o botãozinho de madeira combinando com os sapatinhos de tricô... Tenho de confessar que adoro uma combinação, que dizem estar completamente fora de moda! rsrsr


Simplesmente amei fazer um bichinho como complemento pra um conjunto de bebê - dá pra colocar no quartinho, que fica à espera do novo habitante, ainda em silêncio... e depois pode servir de brinquedo ou ficar no cantinho do berço velando o sono do pequenino...


O estilo é amigurumi (já fiz alguns outros, é só dar uma procurada aqui no blog) - vc só precisa saber fazer correntinhas e pontos baixos - o mais básico do crochê - o cuidado maior fica por conta dos detalhes, como a costura das partes:


Elas são feitas assim, todas separadas, e costuradas ao corpinho depois de recheadas de manta acrílica. Eu gosto até mesmo dessa etapa, mais delicada, da costura, mas o problema maior, por incrível que pareça, é bordar o rosto! Isso porque eu sei bordar - mesmo assim, é uma dificuldade acertar a expressão: a posição dos olhos muda completamente a feição! Este eu fiz e refiz 3 vezes: primeiro bordei e não gostei dos olhos; depois optei por colocar botões pretos - não gostei também; e por fim bordei de novo! e ainda não consegui a expressão exata do olhar dele...


Mas eu amei o modelinho, descoberto no Ravelry: procurem pelo nome de Bunny Miffy (a autora é Sara Wong). Estou com problemas sérios para acessar vários links e este é um deles, por isso não coloquei aqui.


Depois de fazê-lo, fui saber que se trata de um personagem de livros muito conhecido na Europa e no Japão (estilo Petter Rabbit) e que se trata de uma coelha, e não de um coelho como eu pensei! Ainda bem que fiz em tons neutros, já que não sabemos ainda o sexo do bebê! :)


O presentinho foi dado hoje e a mamãe parece ter gostado bastante!





Hoje, entramos oficialmente no mês de dezembro e por aqui começamos a aprontar a casa pra mais um Natal. Não comprei muitas coisas novas: aproveitei quase tudo de anos anteriores, mudando apenas o lugar das coisas e a disposição. (Que interessante: vi agora que, no ano passado, escrevi um post neste mesmo dia: aqui!)


Presentinhos pra alegrar casas alheias têm sido feitos, isso porque não me contento em enfeitar minha casa apenas... rsrs


Ou seja, está aberta a temporada de verdes, vermelhos, brancos e dourados!





Afinal, dezembro chegou!

27 de novembro de 2011

Inspirar e ser inspirada...

Às vezes, lendo alguns comentários deixados aqui no blog, eu mal acredito em como as coisas vão acontecendo: há quem diga que fica ansiosa, à espera do meu próximo post! E na hora eu penso na sensação que alguns blogs, minhas leituras quase diárias, me transmitem. No quanto é bom ser contagiada por ideias novas, ou pela vontade de criar, ou de organizar a casa, testar uma receita diferente ou de conhecer um autor ou livro citado; ou simplesmente de ser tomada pela beleza de alguma imagem ou texto que te faz ficar com aquela sensação boa, de estar mais leve ou de bem com a vida! É isso que meus blogs favoritos fazem por mim e eu nunca pensei que um dia pudesse fazer um pouquinho disso com algumas pessoas tb! :)


Bom, mas falando de criar e de inspirar, venho mostrar o conjuntinho de bebê que eu tinha dito no último post:


Um gorrinho e par de botinhas em tricô para o bebê de uma colega de trabalho. Ela está só de 3 meses, então ainda não sabemos o sexo. Por isso, a escolha do branco. Pra mim é superdifícil fazer coisas neutras. Sempre acho que as coisas se parecem com menino ou com menina...








A escolha do botão (que eu já tinha em casa, na minha famosa lata, claro!!), por exemplo: eu fiquei dias pra me decidir, porque achava todos eles um tanto femininos. Mesmo este, pra falar a mais pura verdade, eu acho que é mais pra menina... Mas como cismei que queria usar de madeira, acabei optando por eles. O que vcs acham? Podem ser sinceras!





O modelo do sapatinho é muito simples e eu já tinha feito uma vez aqui.



Sapatinhos Bernat, traduzidos pela Olívia aqui.




Gosto dele porque é fácil de tricotar (muitas receitas eu não entendo... "fazer os pontos ficarem em espera e tal" me dá arrepios...) e fica muito fofo e "usável".




Aliás, a fofura da vez é o fio Clipper, da Pingouin, um novelo já começado que eu tinha no estoque e que usei com um pouquinho de dor no coração, pois ele não é mais fabricado e era o meu último branco!



Mas claro que algo tinha que acontecer pra mudar os meus planos: o fio não deu pro gorrinho todo (e de tempos pra cá vcs sabem que eu me recuso a dar algo pra bebê que não seja conjutinho... rsrsr...). Enfim, fiquei muito brava, porque não tinha mais como encontrar o fio; deixei parado por vários dias e então tentei o que tinha tudo pra dar errado: continuar com a lã Desejo branca que eu tinha em casa! E não é que funcionou?! Claro que olhando muito de perto e num ambiente claro, dá pra perceber a diferença na cor e no ponto, mas como o fio foi trocado só no topo, ficou quase imperceptível!

O gorrinho é uma adaptação que já fiz diversas vezes. Vc pode ver alguns aqui e aqui, por exemplo. Mas dê uma olhada no marcador "Tricô" que tem mais!



Coloquei 80 pontos nas agulhas retas 3,5 (acho que o tamanho fica bom pra 1 mês em diante).



Tricotei em meia por mais ou menos 12 cm e então comecei as diminuições do modo como aprendi com a Vicky, aqui. Claro que há outras maneiras bem mais elaboradas e com visual menos repuxado em cima, mas confesso que quando aprendo de uma maneira, acabo tendo preguiça de tentar outro... Que Feio!!!



Atrás, fica aquela costura que ninguém gosta. Mas infelizmente não sei trabalhar com agulha circular neste caso. Até sei trabalhar o corpo do gorro, mas depois, na hora de fechar, tem que ser com agulhas de duas pontas e então eu desanimo... :(



E quanto ao I-cord (este cordãozinho no topo que eu amo), posso explicar como fazer com agulhas retas. Mas isso vai ficar para a próxima. Que tal?



E ainda está faltando um peça pra este conjuntinho, que está sendo feita hoje. Se tudo der certo, devo terminar e mostrar logo! Sim, porque preciso dar andamento a uns enfeitinhos natalinos crochetados que são uma lindeza! Afinal, esta semana já temos dezembro batendo à porta!




Uma ótima semana a todas!

19 de novembro de 2011

Muitas coisas...

E pensar que até uma semana atrás eu estava totalmente sem ânimo para os meus projetos. Além da manta de squares começada, eu não tinha nada nas agulhas. Nada estava me agradando e comecei coisas que deram errado. Ou seja, um caos craft! E isso estava me deixando nervosa...

Eis que agora estou com tantos trabalhos começados e outros tantos na cabeça que nem sei se dou conta... Que bom! Com a proximidade do Natal, claro que os projetos lindos começam a pipocar por aí e minha cabeça não para! Começo a ser invadida por aquela vontade de fazer tudo o que é presente feito à mão, e enfeites e compotas, e guardar potes e papéis para os cartões... quase um surto pré-Natal. Mas vamos com calma e por partes! rsrsr

O ânimo foi voltando com a execução de um abajur forrado, coisa que eu planejava fazer há muuuuito tempo. Agora, estava precisando de um abajur pro criado-mudo do meu quarto na chácara, porque o antigo quebrou, então era a hora! Achei o tutorial fantástico da Dani, aqui, e deu nisto:


O tecido é um dos que eu ganhei da Lu Gastal, no Concurso de Páscoa, lembram? Comprei um abajur simples, com cúpula lisa. Minha mãe me ajudou a fazer o molde, do jeito que a Dani explica, rolando a cúpula sobre um papel. Depois cortamos o tecido, passei a cola na cúpula e fui colando. A parte mais chatinha são as dobras, onde o tecido tem que ficar pra dentro, mas no geral é um projeto bem fácil com um resultado divino. Eu achei!

Mas uma coisa está faltando nessa composição acima. Vocês percebem o quê?!


...




...




Vou dar um tempinho pra vcs pensarem...




...




...




Uma toalhinha!!! Eu acho que é imprescindível. Ou seja, um novo projeto a ser iniciado nas agulhas!

Bom, ainda durante o feriado que passamos na nossa chácara, peguei alguns potes de vidro que sempre guardo para os mais diversos fins. Um deles é servir de vasinho. Este, no banheiro, é de leite de coco. Colei nele um pedaço de tecido e duas voltas de renda. Depois amarrei a palha da índia. A ideia veio do "Minha casa, meu mundo", aqui.



E esta semana, quis fazer pro meu filhote um quadrinho pra que ele colocasse na casa da árvore que o avô está construindo pra ele. A casa está quase pronta e ambos estão ansiosíssimos pra inaugurá-la! Então aproveitei uma tela que tinha em casa e as tintas também: não queria sair pra comprar nada. Até que ficou bom, considerando o pouco material disponível. Pelo menos ele adorou!




E no mesmo dia, ainda empolgada com os pincéis, resolvi pintar um quadrinho pra nossa sala, aqui em SP:

Pensei nas cores do tapete e gostei da combinação. Como ficou muito vazia a parte bege, colei uma tira da mesma renda que eu usei nos meus vasinhos. Claro que não fiz o desenho à mão livre! Imprimi a flor da internet, passei para a tela e fui pintando por cima!

Enfim, muita coisa misturada, post longo, e muitos projetos que me esperam ainda hoje, tarde de sábado friazinha, pedindo que eu me aconchegue no sofá munida de agulhas e fios pra terminar um conjuntinho de bebê...


Aqui vou eu!


Obs.: Tenho que dizer que estou muito feliz com o retorno que o blog tem me dado: muitas, muitas pessoas me escrevem dizendo o quanto têm se inspirado nele pra criar coisas lindas e que lhe trouxeram alegria de alguma maneira! Isso me deixa muito orgulhosa e recompensada! Obrigada!


Um beijo a todas e um fim de semana de aconchego e paz!

6 de novembro de 2011

Um bolo fofo!

Este post é especial pras garotas prendadas que me pediram a receita do bolo de chocolate coberto de M&Ms que eu fiz no último Dia das Crianças. Pois aqui vai ela! Garanto que vai virar uma receita daquelas de família, como é na minha, porque além de delicioso, ele é facílimo de fazer e melhor: sem sujeira nenhuma, pois não vai batedeira ou liquidificador! A receita foi passada por uma tia minha, excelente cozinheira, que fazia esse bolo pra vender na sua cafeteria. Vamos a ela?

Bolo Peteleco

3 xíc. farinha de trigo
2 xíc. açúcar
2 xíc. chocolate em pó
1 colh. (chá) fermento em pó
1 colh. (café) bicarbonato
1/2 colh. (café) sal
1 xíc. óleo
2 ovos
2 xíc. água fervendo

Modo de fazer:

Misturar tudo o que é seco com uma colher primeiro; então pôr o óleo, os ovos, e por último a água fervendo. Mexer tudo muito bem com colher de pau.
Untar a forma com margarina e farinha. Forno pré-aquecido, em mais ou menos 180 graus.

Cobertura e recheio de brigadeiro mole:

1 lata de leite condensado
1 colh. (sobr.) margarina (eu coloco mais)
3 colh. (sobr.) chocolate em pó (também coloco mais)

Pra cortar o bolo em duas partes na hora de rechear, minha mãe tem uma ótima dica, caso vc se atrapalhe com a faca: passar uma linha por ele, dividindo, assim, em dois!
Pra enfeitar, é só usar a imaginação. Eu adorei o resultado com a mandala de M&Ms e as crianças também! :)

No último post, falei do meu amor por cadernos. Eles também estão na cozinha:




O de capa laranja é velhíssimo de guerra: tenho desde que casei, 12 anos atrás. Claro que já tive vontade de comprar um novinho e passá-lo a limpo, pois tem páginas manchadas, letras rabiscadas, folhas arrancadas, essas coisas que vão acontecendo ao longo do tempo... Mas quem disse que tenho coragem pra começar tudo do zero?!



O outro, da Dona Benta, é bem mais recente: na verdade, não é um caderno, é um fichário, onde coloco as tantas receitas que imprimo da internet. Elas ficaram jogadas na gaveta por bastante tempo, até que tive essa ideia. Dá um pouco de trabalho porque tenho que formatar sempre no mesmo tamanho (no Word), pra que caibam certinho, e depois furar. Mas vale a pena:



No último post, muitas de vcs ficaram com a impressão de que eu sou megaorganizada... Pois garanto que não sou!! Minhas gavetas são um horror, meus documentos e receitas vivem em lugares que até Deus duvida, minha bolsa parece um buraco negro e meus armários vivem à beira de uma interdição! O que faço é dar umas pitadas de organização aqui e ali, como é o caso dos cadernos, porque acho lindo e porque facilitam a vida! Mas posso garantir que estou longe de ser um modelo a ser copiado nesse quesito... Minha irmã, que tem casa de revista e que não se conforma com minha bagunça, é que pode confirmar isso tudo caso ela passe por aqui... Van, conta pra elas!! rsrsrs



Bom, mas pra quem quer dar um toque mais organizado no dia a dia, tem três blogs que ajudam maravilhas e que me inspiram muito, sempre: Minha casa, meu mundo , Aqui pelo campo e Banana craft. Mas tudo sem neura, sem listas pra tudo, porque, na minha opinião, como diz aquele poema do Drummond:



"[...] Casa com vida tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto... Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está sempre pronta pros amigos, filhos... netos, pros vizinhos... E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.



Arrume a sua casa todos os dias... mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela... E reconhecer nela o seu lugar."




Pra quem quiser ler o poema inteiro, ele chama "Casa arrumada", e está aqui.



E pra quem se derreteu pelo bolo fofo, ainda dá tempo de desarrumar um pouquinho a cozinha e fazer pro lanche da noite de domingo! Acho que todos vão gostar!



Até a próxima e boa semana!

29 de outubro de 2011

Sem linhas

Um post inusitado por aqui: nada de trabalho com linhas! Trabalhei muito pouco com elas esta semana e andei um pouco desanimada com os meus projetos atuais...

Mas em compensação fiquei empolgadíssima com um caderno velho que ganhou cara nova:

ADORO capas de caderno com tecido! E vejam que tecido! Não é encantador? Comprei por uma bagatela num dos meus armarinhos de costume, um pedaço pequeno, daqueles que agora vendem enroladinhos pra apliqué ou patchwork.


Usei cola pra tecido (aliás, preciso de dicas urgentemente quanto a isso: que cola vcs usam? a marca que me disseram ser ótima na loja onde compro é péssima de usar: faz sujeira, mancha e corrói o esmalte... sempre adio o momento de usá-la porque sei que vou me estressar...)


Aqui, a parte interna pra vcs verem: encapo como se fosse caderno de escola e sempre colo uma sianinha ou fita pra dar um acabamento mais perfeito:


Ele vai servir pras minhas anotações craft: planos de projetos, tipo de linha, agulha e quaisquer outros detalhes que certamente me escapam quando vou escrever um post depois...




Tenho vários caderninhos e cadernetas espalhados pela casa, mas este acho que vai funcionar melhor, porque é grande, porque ficou lindo com esta capa nova, e porque eu adoro caderno de qualquer jeito... não precisa de muito motivo.




Bom, e continuando nos projetos sem linha, o bolo de chocolate que fiz pro último Dia das Crianças:




Cobertura e recheio de brigadeiro e enfeite de M&Ms!


Mesa arrumada pro café da tarde, que teve toda a família reunida, pra festejar os nossos pequenos (que são muitos!!):


Pra quem quiser, depois posso postar a receita do bolo: divino e fácil: não vai batedeira nem liquidificador! Sujeira zero, gostosura mil!


E assim termino a miscelânea que ficou este post: queria saber se vcs curtem essa misturada às vezes: além de linhas, falar de casa, de comidinhas, de decoração, essas coisas pequenas que tornam nossos dias mais gostosos. Eu gosto de falar. Não sei se vcs gostam de ouvir...


Um ótimo resto de final de semana!

E até a próxima!

20 de outubro de 2011

Em paz...

Em São Paulo, da semana passada até o começo desta, foram 5 dias de uma chuvinha insistente, extremamente convidativa pro aconhego em casa, com a tv ligada, a família em volta, e os meus novelos e agulhas... Hummm... poucas cenas me transmitem maior paz do que essa...



Nas agulhas, toalhinha de tricô. Um modelo delicado que já tinha feito uma vez aqui, em marrom. É muito gostosa de tricotar porque vão se formando gominhos, então faço um gomo completo, às vezes paro pra fazer outra coisa e depois começo mais um gomo (o mesmo princípio da Starfish cloth, traduzida aí na barra lateral!)... O único "porém" da receita é o acabamento final, a hora de emendar o último gomo com o primeiro. Sempre fica um cordão que não me agrada nada e que eu acho que está errado, mas não sei outro jeito... (vejam na foto abaixo, canto esquerdo, acima)



Bom, o fato é que precisava de duas delas pra compor um conjunto à volta da janela da minha sala: gosto de toalhinhas embaixo dos porta-retratos de madeira:


E como estou querendo clarear um pouco a sala, que tem os móveis escuros, achei que o branco seria perfeito... Terminei uma e tenho a segunda nas agulhas...


Aliás, usei fio Bella (duplo), e agulhas de tricô n.3.


Knitted Round Cloth


Receita original aqui.




E sigo com minha manta de crochê. A passos lentos (tenho de confessar que já cheguei a ficar em dúvida quanto a continuar com ela ou não...). É tão difícil escolher as cores e o modelo de uma manta. Ainda mais neste caso, em que será usada para a minha cama e não para cobrir... Adoro a combinação, mas não sei se vai "funcionar" no pé da cama... não sei se terá o efeito que estou esperando... mas vou prosseguir.


E por último, mas não menos importante, um jeito de organizar os fios que me encantou e que logo tratei de fazer:


Pedacinhos de linha com o número da cor, organizados de um jeito fofo, pra acabar com a dificuldade na hora de comprar um fio que acabou! Qualquer papel mais encorpado, um furador divertido e pronto!! Simplesmente adoro a criatividade das pessoas!


Copiei a ideia que vi aqui, no Bunny Mummy (minha leitura de todos os dias, da talentosa Jacquie - que tem 3 filhos, um casarão, trabalha fora e ainda faz todo tipo de manualidade! Lindo de ver. Eu acho! rsrs).

A todas, um final de semana de muitos tricôs e paz! (e... chuva?!!) rsssrrs