30 de abril de 2011
Golinha
Esta vai para uma amiga... esperando grandemente que ela não veja este post! Acho que não corro o risco, pq que eu saiba ela não costuma me visitar aqui...
Bom, continuando a saga de usar novelos que eu já tenho em casa (= economia e mais espaço!!), desta vez usei o lindo Acalanto roxo, que eu amo de paixão! Tenho que dizer que quando experimentei esta golinha pensei em ficar com ela pra mim... como acontece, aliás, muitas vezes quando faço coisas para os outros... É que gostei mais dela do que de qualquer uma que tenha feito pra mim. Mas minha mãe me convenceu de que ela foi feita com carinho pensando numa pessoa específica, então seria legal eu dar! Pronto, mãe, me convenceu!
Ela foi tricotada em dias de descanso total, ao ar livre, na nossa chácara, no último feriado, que ainda me arranca suspiros de lembrar... ahhhhh dias bons de sossego...
E para aquelas que nunca fizeram uma golinha dessas torcidas (chamadas Moebius nos sites gringos), fiz um esquema prático:
1) Tricote um retângulo, com a quantidade de pontos que quiser: depende da largura que vc quer no pescoço. A minha eu fiz com 30 pts e agulhas 6 e achei que ficou ótima.
2) Eleja seu ponto preferido (o meu até agora é este: 1tr., laç., 2 tr. juntos) - fica muitíssimo macio e igual no avesso e no direito!
3) Tricote por mais ou menos 50 cm (aqui também depende do seu gosto: é só ir experimentando no seu pescoço - no meu caso, o limite foi acabar o novelo! rsrsr).
4) Arremate, mas deixe um pedaço de fio comprido o suficiente para costurar a lateral.
5) Para costurar a lateral é que vc vai usar este esqueminha que eu desenhei: a ponta A tem que ser unida com a outra ponta A e assim também com as pontas B. Fazendo isso, vc vai estar "torcendo" e é isso que dá o caimento interessante dessas golinhas!
6) Depois de unir, eu costumo colocar alfinetes nessa lateral pra que o trabalho fique alinhado, certinho. Então, com uma agulha grossa dessas de costura, passe o fio que vc deixou ao arrematar e comece a costurar, sem apertar muito, pra que não fique um arremate grosseiro. Trabalhe mais frouxo. Essa emenda não vai aparecer muito, porque vai ser usada para trás e vai ficar escondida pelas camadas fofas do tricô!
Pronto!
Pra quem prefere o crochê, é só seguir os mesmos passos. Mas o ideal seria encontrar um ponto que ficasse igual em ambos os lados.
Quem aproveitar a ideia e fizer uma golinha, deixe um recado me avisando! Eu adoro esse retorno! E gosto muito de saber quem me visita!
Um final de semana de aconchego e paz! Até!
19 de abril de 2011
Meu amigurumi
Foram muitos os coelhos inscritos e seis foram os selecionados pra ganhar um kit da Lu Gastal, que só tem coisas maravilhosas!!
Ou seja, estou rindo à toa!! Este foi meu primeiro amigurumi e ele é escolhido assim!!
Pra quem não conhece os dois blogs, garanto que vale a pena uma espiada!
17 de abril de 2011
Promessa feita, promessa cumprida!
O cinza foi escolhido porque é a cor dos detalhes do meu banheiro, como a faixinha dos azulejos, por exemplo:
E aqui está o gráfico, conforme eu tinha prometido. É de uma das revistas de tapetes da minha mãe (me avisem se tiver problema com o tamanho para imprimir):
Não tem o gráfico da borda, porque foi minha mãe quem fez de cabeça. Mas qualquer borda vai bem neste modelo.
E pra terminar a semana, e começar uma novinha e repleta de coisas boas como chocolate, colombas e risadas de criança, deixo a minha guirlanda, feita especialmente pra este ano, com o coelhinho de madeira do ano passado, que vc pode ver AQUI.
E se ainda quiserem ideias pra enfeitar a casa, dá tempo: no Banana Craft tem uma bela seleção (vejam lá os meus ovinhos e o meu amigurumi!! que orgulho!!) e também no Minha casa, meu mundo.
A você, uma linda Páscoa, de muita paz e saúde!
11 de abril de 2011
"Coelhinho da Páscoa..."
A.D.O.R.O enfeitar a casa para a Páscoa. Os motivos são tão lindos e os coelhos bichos tão simpáticos e acolhedores, não acham?
Bom, este ano a graça maior ficou por conta do meu primeiro amigurumi. Acho que todo mundo que faz crochê já ouviu falar: são os bichinhos fofos crochetados. É uma técnica japonesa em que se usa apenas o ponto baixo, com aumentos e diminuições. Nada difícil, mas minucioso, feito em várias partes que são costuradas depois. (Uma pena eu ter feito tudo à noite e não ter fotografado as partes separadas, mas a ansiedade de vê-lo pronto era maior que tudo! Sorry! rssrs)
O tutorial desta coisa tão meiga é do Greedy for Colour - uma das minhas paixões e leitura constante! O que fiz foi acrescentar o cachecol. Tem também a versão feminina, a Flora, com suas florzinhas muito simpáticas no pescoço! Dá pra criar muito a partir da receita original, aqui.