30 de agosto de 2009

Da inspiração

Hoje fiz mais uma "roupinha" de crochê para potes:

Desta vez usei um pote de geleia e ponto baixo, em vez de ponto alto, como fiz com o vasinho, aqui.


Algumas carreiras coloridas, uns minutos sentada ao sol de domingo e voilá: um porta-lápis novinho para começar bem a semana de escola do meu pequeno! Ah, como é rápido e gratificante crochetar!
E como é também gratificante inspirar outras pessoas! Assim como a Lucy me inspirou, eu inspirei a Márcia, que fez este lindo porta-agulhas, e a Débora, que fez este coloridíssimo porta-lápis. E elas, que sempre me inspiraram! É gostoso isso, ver uma corrente se formando, uma linda corrente de argolinhas, de fio fino e delicado. Um ponto aqui, outro ali, e um monte de gente na mesma energia! Um dia sou inspirada, no outro inspiro. Vocês não sentem isso às vezes?
Claro que essa sensação boa só é causada porque as pessoas envolvidas têm criatividade, ética e respeito, porque é muito desagradável quando alguém se inspira em algum trabalho e não indica os créditos. Acho que algumas pessoas ainda não entenderam bem o espírito da coisa e não sabem se beneficiar das maravilhas da blogosfera: criar, aprender e ensinar, reinventar, inspirar-se e ser inspirada. São as piratas artesanais. Mas sem a graça do Johnny Depp.

Enfim, voltando ao assunto que me traz aqui e que realmente interessa, este "cobre-pote" (talvez uma adaptação possível para o "jar jacket" da Lucy?!), foi feito com linha Bella e agulha 3,5.

Desta vez, já usei a dica deixada pela Simone no último post: fechar 2 pontos juntos, para evitar os buracos ao fazer as diminuições.
É esta troca de ideias que me faz tão feliz e que foi um dos motivos para eu criar este blog :)
Vcs não têm noção do quanto tenho aprendido por aqui! Só tenho a dizer: Obrigada!

Uma linda semana a todas! e bons crochês!

24 de agosto de 2009

Um vasinho e só!

Vejam se não é uma ideia simpática transformar um pote de vidro qualquer num belo vasinho de flores:


Foi o que fiz, inspirada mais uma vez no blog da Lucy! Vejam o dela aqui, seguido das instruções! Ah, e também pode virar um porta-lápis, como o dela!
Estas listras coloridas conseguem mesmo dar uma baita energia a qualquer canto da casa! O meu está na sala:

É um trabalho muito simples, todo em ponto alto.

O meu foi feito com 2 fios de Anne em tons que eu já tinha em casa (mais uma chance de aproveitar restinhos...). Um dia ainda me desapego dos degradês e dos tons que combinam e faço como a Lucy..., mas por enquanto:

Pensei em fazer um tutorial rapidinho, não muito detalhado, mas que pode ajudar quem queira fazer. Que tal?

O pote é escolha sua: tanto faz a largura e a altura; o mais fácil, no entanto, é que ele seja mais "plano" como este, e não tenha muitas irregularidades:


Bom, tudo começa com um nozinho, que é o início de qualquer crochê, e, a partir dele, são feitas correntinhas até chegar à circunferência do fundo do pote (ele é feito pela base, de baixo pra cima):




O segredo é acertar a largura do círculo de correntinhas: não pode ficar muito apertado, nem muito frouxo. O ideal é deixar mais para apertado, pois à medida que se vai trabalhando, ele vai ficando naturalmente mais largo:

Depois de acertar o tamanho, medindo no próprio pote (eu fiz isso muuuitas vezes até chegar ao que queria...), é só fechar as correntinhas: isso é feito fechando-se a última e a primeira correntinhas passando o fio com que se está trabalhando pelo meio delas. Fica assim:


Círculo fechado, é hora de "subir" 3 correntinhas, que formarão o primeiro ponto alto:


Depois deve ser feito um ponto alto em cada correntinha da base, até o final do círculo.

Ao chegar ao último ponto alto, é preciso fazer um ponto baixíssimo na terceira correntinha do primeiro ponto alto e trocar de cor, caso vc também opte por listras! Aqui a primeira carreira sendo feita:

"Vestindo" os pontos altos no pote, eles ficarão assim:

Para que a peça fique bem justa no pote, é preciso ir experimentando a cada carreira e ir diminuindo os pontos, se for necessário. No meu, foi preciso diminuir e muito! O jeito foi ir "pulando" alguns pontos a partir da 2.a carreira: fazendo um ponto alto, pulando um, fazendo um ponto alto, pulando um...; depois, diminuindo bem menos pontos na próxima carr. e depois seguindo sem diminuir. Isso deixa alguns buracos, sim, mas garanto que eles passam despercebidos quando a peça está no pote*.

* A Simone deixou, nos Comentários deste post, uma dica preciosa pra evitar os buracos: é só fazer 2 pontos altos e fechá-los juntos no mesmo ponto, em vez de pular como eu fiz! Valeu, Simone!!!

Como o meu pote fica bem mais estreito no topo, tive que começar a diminuir de novo ao chegar em cima (que são as duas carreiras brancas finais, no alto).

Confuso?! Me contem o que acharam e se fizeram um também! Vou adorar saber!

Ah, outra opção muito charmosa e que segue a mesma linha é a da Sônia. Uma luminária aproveitando copo de requeijão! Lindo e já na lista!

Bons crochês!

19 de agosto de 2009


Algumas coisas alegram o dia...
e quase pedem pra ser fotografadas!

17 de agosto de 2009

Crochê do bom

Hummmm... fim de semana de crochê na beira da piscina...
Booommmm...

Tem tudo pra ser uma almofada...
Como podem ver, a empolgação com o crochê não diminuiu... só aumentou!

Estou amando fazer listras e mais listras e ir misturando as cores. Será o prenúncio da primavera?!


Este é um dos vários projetos que eu estava maluca pra fazer: um forro de banco!


A originalíssima ideia veio da Lucy, do Attic24, inspiração permanente pra mim desde o dia em que o conheci! Vejam o dela aqui. Cada vez me convenço mais de que a simplicidade e as cores fazem os projetos mais lindos :)

Usei 2 fios de linha Bella e agulha 4,5 mm.
A Márcia e a Renata também se renderam ao "hexágono" da Lucy e à energia que vem dessas cores! Para fazê-lo, eu me peguei numa cena no mínimo engraçada: com a imagem ampliada na tela do computador e contando as carreiras, olhando na tela e fazendo!!! Isso porque o meu desenho não estava ficando igualzinho, mas circular. Não sei o que houve até agora, mas gostei mesmo assim.
Este é o avesso, com as bordas viradas, pra se ver como ele deve "envolver" o banco.
É um projeto muito simples: você só precisa começar com um círculo, que é o início de todo trabalho circular, e ir ampliando o desenho sempre com pontos altos*, carreira a carreira, fazendo dois pontos altos juntos em alguns pontos para formar os ângulos e ir ampliando (pelas imagens, dá pra fazer como eu fiz, contando...). Quando atingir o tamanho do assento do seu banco, é só parar de aumentar, voltando a fazer apenas pontos altos e não duplos. No meu caso, não foi o suficiente: passei também para uma agulha um número menor.
* Para aprender os pontos básicos do crochê e conseguir fazer qualquer projeto básico como este, sugiro que visitem dois lugares:
- o Especial de crochê do Superziper, para fazer o círculo que inicia este trabalho;
- o Manual de crochê da Coats, que ensina o ponto alto e tudinho de crochê;
- e o próprio Attic24, com fotos deste e de outros trabalhos muito originais e perfeitamente possíveis de fazer sem que você seja uma expert. Como é em inglês, é preciso ter em mente estas traduções que vão ajudar a entender qualquer receita:
chain = correntinha
dc = treble = ponto alto
sc = single crochet = ponto baixo
slip stitch = ponto baixíssimo
E para que todo mundo possa crochetar, estou preparando um Dicionário de crochê, como fiz com o tricô.
Aguardem! E por enquanto, bons crochês!

9 de agosto de 2009

Listras

Quem acompanha este blog sabe o quanto sou fascinada por desenhos de criança. Do meu filhote, então... Não posso imaginar perder estes traços e tudo o que eles representam.

Fizemos este trabalho há algumas semanas. Ele já tinha demonstrado interesse em fazer um diário e eu tinha acabado de ganhar um caderno muito bonito, mas com a capa bem sem graça. Resultado: quatro mãos à obra e vamos fazer um diário bem personalizado!

Ele fez uma cobra e escreveu o título. A letrinha também merece ficar registrada:


Já disse aqui também o quanto amo listras, então este desenho me pareceu perfeito para o bordado.
Passei-o para o tecido com papel carbono:
Depois fiz todo o contorno com linha preta e ponto atrás:

Para preencher as listras, ponto cheio, que dá um aspecto "peludinho":

Por último, encapei o caderno com tecido xadrez, usando cola de tecido, como se faz para encapar um caderno com plástico comum:
O mais difícil é o acabamento do tecido: é preciso alguma moldura; achei que a sianinha (como usei neste outro caderno) ficaria muito feminina. Então usei viés branco - cor que eu não aconselharia porque a cola acaba manchando...

E aqui temos um diário pra que ele anote as suas alegrias, preocupações, pequenas conquistas e peraltices de um menino de 7 anos...

E agora a minha alegria atual: tapete! estou tão, tão empolgada que é difícil dizer:

Listras e mais listras!
Empolgação total desde que eu vi este blog. Minha visão do crochê nunca mais será a mesma...
Até a próxima!

1 de agosto de 2009

Mais do mesmo

Estive doente a semana passada e não fiz praticamente nada além de sentar e olhar para os meus fios... Inspiração zero e ânimo -1...
A única coisa que consegui fazer foi mais este descansinho:



Descanso de panela com o gráfico que indiquei no último post, lembram? O gráfico está aqui.



Também com fio Bella azul, mas incluindo o fio mescla (verão), agulha 3,5.
Agora estou bem e as ideias começam a repovoar a minha cabeça: fiquei imaginando ampliar este desenho para um tapete, usando barbante e uma agulha maior. O que acham? Tenho pensado muito em tapetes e em renovar o meu estoque, todo feito pela minha mãe.
Aliás, é o que estou fazendo agora: o meu primeiro tapete... estou empolgadíssima!
Deu pra notar que estou tomada pelo crochê?! Não sei dizer ao certo, mas acho que a Renata tem muito a ver com isso, porque depois de ter visto este encanto de manta que ela fez todos os projetos que tenho em mente são em crochê...

Ah, e também o Superziper, com uns posts inspiradores. Vcs viram os vídeos da série crochê, que máximo? Pra quem estiver iniciando, uma ótima pedida. E pra quem já for craque tb vai valer a pena pra aprender dicas novas. Ou seja, acho que o crochê está inspirando muita gente...!
Então, o que desejar além de Bons crochês?!!!!