30 de agosto de 2009
Da inspiração
Desta vez usei um pote de geleia e ponto baixo, em vez de ponto alto, como fiz com o vasinho, aqui.
Algumas carreiras coloridas, uns minutos sentada ao sol de domingo e voilá: um porta-lápis novinho para começar bem a semana de escola do meu pequeno! Ah, como é rápido e gratificante crochetar!
E como é também gratificante inspirar outras pessoas! Assim como a Lucy me inspirou, eu inspirei a Márcia, que fez este lindo porta-agulhas, e a Débora, que fez este coloridíssimo porta-lápis. E elas, que sempre me inspiraram! É gostoso isso, ver uma corrente se formando, uma linda corrente de argolinhas, de fio fino e delicado. Um ponto aqui, outro ali, e um monte de gente na mesma energia! Um dia sou inspirada, no outro inspiro. Vocês não sentem isso às vezes?
Claro que essa sensação boa só é causada porque as pessoas envolvidas têm criatividade, ética e respeito, porque é muito desagradável quando alguém se inspira em algum trabalho e não indica os créditos. Acho que algumas pessoas ainda não entenderam bem o espírito da coisa e não sabem se beneficiar das maravilhas da blogosfera: criar, aprender e ensinar, reinventar, inspirar-se e ser inspirada. São as piratas artesanais. Mas sem a graça do Johnny Depp.
Enfim, voltando ao assunto que me traz aqui e que realmente interessa, este "cobre-pote" (talvez uma adaptação possível para o "jar jacket" da Lucy?!), foi feito com linha Bella e agulha 3,5.
Desta vez, já usei a dica deixada pela Simone no último post: fechar 2 pontos juntos, para evitar os buracos ao fazer as diminuições.
É esta troca de ideias que me faz tão feliz e que foi um dos motivos para eu criar este blog :)
Vcs não têm noção do quanto tenho aprendido por aqui! Só tenho a dizer: Obrigada!
Uma linda semana a todas! e bons crochês!
24 de agosto de 2009
Um vasinho e só!
É um trabalho muito simples, todo em ponto alto.
O meu foi feito com 2 fios de Anne em tons que eu já tinha em casa (mais uma chance de aproveitar restinhos...). Um dia ainda me desapego dos degradês e dos tons que combinam e faço como a Lucy..., mas por enquanto:
Pensei em fazer um tutorial rapidinho, não muito detalhado, mas que pode ajudar quem queira fazer. Que tal?
O pote é escolha sua: tanto faz a largura e a altura; o mais fácil, no entanto, é que ele seja mais "plano" como este, e não tenha muitas irregularidades:
Bom, tudo começa com um nozinho, que é o início de qualquer crochê, e, a partir dele, são feitas correntinhas até chegar à circunferência do fundo do pote (ele é feito pela base, de baixo pra cima):
O segredo é acertar a largura do círculo de correntinhas: não pode ficar muito apertado, nem muito frouxo. O ideal é deixar mais para apertado, pois à medida que se vai trabalhando, ele vai ficando naturalmente mais largo:
Depois de acertar o tamanho, medindo no próprio pote (eu fiz isso muuuitas vezes até chegar ao que queria...), é só fechar as correntinhas: isso é feito fechando-se a última e a primeira correntinhas passando o fio com que se está trabalhando pelo meio delas. Fica assim:
Círculo fechado, é hora de "subir" 3 correntinhas, que formarão o primeiro ponto alto:
Depois deve ser feito um ponto alto em cada correntinha da base, até o final do círculo.
Ao chegar ao último ponto alto, é preciso fazer um ponto baixíssimo na terceira correntinha do primeiro ponto alto e trocar de cor, caso vc também opte por listras! Aqui a primeira carreira sendo feita:
"Vestindo" os pontos altos no pote, eles ficarão assim:
Para que a peça fique bem justa no pote, é preciso ir experimentando a cada carreira e ir diminuindo os pontos, se for necessário. No meu, foi preciso diminuir e muito! O jeito foi ir "pulando" alguns pontos a partir da 2.a carreira: fazendo um ponto alto, pulando um, fazendo um ponto alto, pulando um...; depois, diminuindo bem menos pontos na próxima carr. e depois seguindo sem diminuir. Isso deixa alguns buracos, sim, mas garanto que eles passam despercebidos quando a peça está no pote*.
* A Simone deixou, nos Comentários deste post, uma dica preciosa pra evitar os buracos: é só fazer 2 pontos altos e fechá-los juntos no mesmo ponto, em vez de pular como eu fiz! Valeu, Simone!!!
Como o meu pote fica bem mais estreito no topo, tive que começar a diminuir de novo ao chegar em cima (que são as duas carreiras brancas finais, no alto).
Confuso?! Me contem o que acharam e se fizeram um também! Vou adorar saber!
Ah, outra opção muito charmosa e que segue a mesma linha é a da Sônia. Uma luminária aproveitando copo de requeijão! Lindo e já na lista!
Bons crochês!
17 de agosto de 2009
Crochê do bom
Como podem ver, a empolgação com o crochê não diminuiu... só aumentou!
Estou amando fazer listras e mais listras e ir misturando as cores. Será o prenúncio da primavera?!
Este é um dos vários projetos que eu estava maluca pra fazer: um forro de banco!
A originalíssima ideia veio da Lucy, do Attic24, inspiração permanente pra mim desde o dia em que o conheci! Vejam o dela aqui. Cada vez me convenço mais de que a simplicidade e as cores fazem os projetos mais lindos :)
É um projeto muito simples: você só precisa começar com um círculo, que é o início de todo trabalho circular, e ir ampliando o desenho sempre com pontos altos*, carreira a carreira, fazendo dois pontos altos juntos em alguns pontos para formar os ângulos e ir ampliando (pelas imagens, dá pra fazer como eu fiz, contando...). Quando atingir o tamanho do assento do seu banco, é só parar de aumentar, voltando a fazer apenas pontos altos e não duplos. No meu caso, não foi o suficiente: passei também para uma agulha um número menor.
* Para aprender os pontos básicos do crochê e conseguir fazer qualquer projeto básico como este, sugiro que visitem dois lugares:
- o Especial de crochê do Superziper, para fazer o círculo que inicia este trabalho;
- o Manual de crochê da Coats, que ensina o ponto alto e tudinho de crochê;
- e o próprio Attic24, com fotos deste e de outros trabalhos muito originais e perfeitamente possíveis de fazer sem que você seja uma expert. Como é em inglês, é preciso ter em mente estas traduções que vão ajudar a entender qualquer receita:
chain = correntinha
dc = treble = ponto alto
sc = single crochet = ponto baixo
slip stitch = ponto baixíssimo
E para que todo mundo possa crochetar, estou preparando um Dicionário de crochê, como fiz com o tricô.
Aguardem! E por enquanto, bons crochês!
9 de agosto de 2009
Listras
Fizemos este trabalho há algumas semanas. Ele já tinha demonstrado interesse em fazer um diário e eu tinha acabado de ganhar um caderno muito bonito, mas com a capa bem sem graça. Resultado: quatro mãos à obra e vamos fazer um diário bem personalizado!
Ele fez uma cobra e escreveu o título. A letrinha também merece ficar registrada:
Já disse aqui também o quanto amo listras, então este desenho me pareceu perfeito para o bordado.
Passei-o para o tecido com papel carbono:
Depois fiz todo o contorno com linha preta e ponto atrás:
Para preencher as listras, ponto cheio, que dá um aspecto "peludinho":
Por último, encapei o caderno com tecido xadrez, usando cola de tecido, como se faz para encapar um caderno com plástico comum:
O mais difícil é o acabamento do tecido: é preciso alguma moldura; achei que a sianinha (como usei neste outro caderno) ficaria muito feminina. Então usei viés branco - cor que eu não aconselharia porque a cola acaba manchando...
E aqui temos um diário pra que ele anote as suas alegrias, preocupações, pequenas conquistas e peraltices de um menino de 7 anos...
E agora a minha alegria atual: tapete! estou tão, tão empolgada que é difícil dizer:
Listras e mais listras!
Empolgação total desde que eu vi este blog. Minha visão do crochê nunca mais será a mesma...
Até a próxima!
1 de agosto de 2009
Mais do mesmo
Aliás, é o que estou fazendo agora: o meu primeiro tapete... estou empolgadíssima!
Deu pra notar que estou tomada pelo crochê?! Não sei dizer ao certo, mas acho que a Renata tem muito a ver com isso, porque depois de ter visto este encanto de manta que ela fez todos os projetos que tenho em mente são em crochê...
Ah, e também o Superziper, com uns posts inspiradores. Vcs viram os vídeos da série crochê, que máximo? Pra quem estiver iniciando, uma ótima pedida. E pra quem já for craque tb vai valer a pena pra aprender dicas novas. Ou seja, acho que o crochê está inspirando muita gente...!
Então, o que desejar além de Bons crochês?!!!!