25 de julho de 2011

Às pressas...

... No último post falei pra vcs da correria em que eu estava pra terminar um presentinho pra uma amiga...
Sim, eu consegui terminar!!!!
Fui dormir quase às 11 da noite na quinta, mas valeu a pena:


Uma toalhinha muito simples com quatro granny squares unidos.


Receita com gráfico no blog da Nilda, aqui.

(Minhas fotos com a plantinha foram totalmente inspiradas na dela.)

Não havia tempo pra nada mais elaborado, e eu já tinha começado um dos quadradinhos quando tive a ideia de fazer algo pra essa amiga querida, que estava passando uns dias em SP e que adora artesanato e delicadezas pra sua cozinha.

Fiquei muito em dúvida se conseguiria terminar porque, apesar de muito simples, não consegui entender muito bem como fazer as últimas carreiras e por isso dei uma adaptada nessa parte final e uni do meu jeito, fazendo 4 pontos baixíssimos nas laterais que se "encontram".

É por isso que não gosto de trabalhar com prazo: não pude curtir o processo, descobrir a melhor maneira de finalizar, lavar, engomar e depois fotografar. Uma pena ter que fotografar tudo à noite, às pressas, sem iluminação natural. E as fotos, pra mim, vcs sabem, é uma parte divertidíssima do processo!

Mas tudo bem, serviu para o seu propósito, pq ela adorou! Mas isso só confirma a minha certeza de que jamais conseguiria trabalhar com artesanato pra vender. Tira totalmente o meu prazer ter que fazer algo olhando pro relógio...

Fio Bella, agulha de crochê 3,5 mm.

Uma linda semana pra vc que está passando por aqui! E bons crochês!

21 de julho de 2011

Vapt-vupt...

Eu não poderia estar aqui agora, mas estou. E não poderia simplesmente porque me impus uma daquelas tarefas com que a gente se enrola sozinha, sem necessidade alguma: terminar uma coisa com a qual pretendo presentear uma amiga amanhã de manhã... Cedo. Antes do trabalho, que é quando vamos nos encontrar antes de ela voltar pra cidade dela... o que significa que tenho que terminar hoje...

Bom, mas também queria blogar pela primeira vez direto do meu laptop, do aconchego da minha cama... e cá estou eu, com as fotos do colete cinza finalmente terminado:

Ele até que fotografou bem, mas como vcs devem ter notado, a minha empolgação não é muita, aquela costumeira... Não sei se errei na escolha do fio, no número das agulhas, nas medidas, no ponto. Ficou largo e "mole", longe de um caimento bacana.





Acho que errei em ter feito em ponto tricô usando este fio tão simples. Se fosse uma lã mais trabalhada acho que ficaria melhor e mais encorpado.





Usei fio Desejo e agulhas retas n.5**. Não achei que devesse usar 2 fios, pois ficaria grosso e pesado demais, então usei apenas um.





A receita me pareceu ótima e muito bem escrita: o Colete Vapt-Vupt, da Ká. Eu é que ainda tenho muita dificuldade na "modelagem" do tricô.

O problema é que não consigo ficar satisfeita com as peças que faço pra vestir: até agora não acertei o caimento de uma roupa sequer que eu tenha feito pra mim! E acho que ainda há um longo caminho a trilhar.

Foi considerando minha dificuldade com decotes, mangas etc. que escolhi esta receita, das mais básicas, pra não ter onde errar. Mas errei até mesmo na medida da altura do decote e tive que desmanchar, pois quando provei ele estava simplesmente no meio da barriga!!! Acho que tomei como ponto de partida o local errado na hora de medir os 20 cm a partir das diminuições...


Enfim, mesmo assim, usei-o esta semana, apenas pq a sensação de usar uma peça feita por nós é deliciosa, não?




Uma vez, ao ler um dos meus posts, minha irmã disse que eu sempre coloco defeito em tudo que faço. Claro, sou perfeccionista, mas no caso do blog acho necessário dividir os erros para orientar quem vai fazer a mesma peça e também pra ir aprendendo com as dicas. Concordam?


Bom, o fato é que passei da hora e preciso urgentemente voltar à minha tarefa (abaixo), com hora pra ser concluída... ou seja, logo mais!
Até!

** P.S. (25.7): Acho que descobri parte do problema com o colete: a agulha que usei foi a n. 6!! Pelo que me disseram nos Comentários, com o fio Desejo eu deveria usar no máximo a n. 4. Então, lição aprendida para a próxima!! Obrigada por todos os comentários! Foi uma delícia ler todos eles!
** P.S. 2 (12.8): O livro que aparece nas fotos é "Os catadores de conchas", um romance De.li.ci.O.so, recomendadíssimo! Já estou no segundo da Rosamunde Pilcher!

15 de julho de 2011

Roxo

Por aqui, muitas fotos e pouco trabalho... rsrs

Ainda estou com vários projetos em andamento, sendo que um (aquele um, com fio Desejo cinza, sabem?!) está quase terminado, faltando poucos arremates - exatamente a parte em que eu empaco. Se não termino no dia, ou no dia seguinte, no máximo, o trabalho fica lá, no fundo da sacola, depois passa para o armário, e fica... o que me deixa triste porque estou achando que os dias frios já se foram aqui por SP e talvez as peças de lã fiquem só pro ano que vem...




Não sei se já disse o quanto adoro roxo! Uma paixão passada de mãe pra filha!



E esta mistura: roxo com azul?! Não é encantadora?






Acontece muito comigo de pensar nas cores antes de pensar no projeto. Acontece com vcs?



Por exemplo: agora eu queria coisas roxas. E roxo com azul, então, queria muito! Este último vai ficar pra depois, mas a vontade do roxo eu estou matando:






Tenho uma golinha em tricô (a da 1.a foto) terminada há meses, só esperando os botões, mas quem disse que eu consigo entender onde colocá-los pra que ela feche como no original?! Vou ver se mato a charada ainda este fim de semana e a deixo pronta finalmente.




Estas florzinhas estão atualmente embelezando o meu quintal e não resisti a uma sessão de fotos esta tarde...






O outro projeto, um minixale (abaixo), desses de usar no pescoço, está sendo tricotado lentamente e pressinto problemas, já que estou com 129 pontos na agulha e eles vão chegar a 389, ou seja, não vão caber na agulha reta!! O que eu faço?!!!



Sei que teria de perder o medo de usar as agulhas circulares, mas o fato é que só tenho uma e acho que não é do mesmo tamanho que as agulhas que comecei esse trabalho... Ficarei muito grata se vcs, tricoteiras queridas, me ajudarem!
Inté!
(P.S. - 18.7.11: Não é que encontrei uma agulha circular n. 7 lá em casa?! Nem precisei sair pra comprar! Passei os pontos pra ela e parece que está tudo bem até agora... Tirando o fato de eu ter notado 1 ponto a menos no total - isso já nas agulhas retas... não sei onde errei e não sei se vou desmanchar...)

3 de julho de 2011

Ainda "um bom tricô"...

O cachecol do meu filhote, como eu disse no último post, ficou pronto e já passou por sua sessão de fotos (o modelo sempre coopera lindamente!):




Fio Desejo, agulhas de tricô n. 6,5.




Maciez: nota 10!



Cor: nota 10!

São 20 pontos na agulha em:
Ponto barra 2 x 2: 2 tricô, 2 meia, 2 tricô, 2 meia... até o final de cada carreira. Todas as carreiras iguais.
Quando penso num ponto masculino penso neste ponto... Acho perfeito!







Muito fofo(s). Modéstia totalmente à parte (em ambos os casos)... rsrs

Boa semana!

2 de julho de 2011

Um bom tricô...

Esta semana foi um tanto produtiva por aqui. Tricôs, bordado, leitura...
Vcs já devem ter ouvido dizer, claro, que não se compra um livro pela capa. Nunca! Até agora...

Neste caso foi irresistível... Uma capa tão convidativa e um título desses...
Realmente posso dizer que não é o tipo de leitura que me atraia muito, mas tem uma atmosfera aconchegante e umas passagens e citações que valem a pena:


Uma leitura descompromissada e leve. "Um bom tricô" é o nome da loja de lãs que a personagem principal abre e onde ela pretende cultivar amizades e compartilhar o amor pelo tricô... Convidativo, não?!



Bom, e o que ando fazendo no momento é interessante e foi sem querer: 3 projetos para o meu filhote! Lá em cima, no azul-jeans, um cachecol. Aqui em cima, nesses tons de Bella que eu amo, um monstrengo que ainda estou elaborando e que já desmanchei, já recomecei e que agora está assim... e abaixo uma fronha que está sendo bordada a pedido dele, com um desenho dele. Tenho que dizer que adoro isso: ele está sempre interessado no que estou fazendo e sempre tem um comentário agradável pra fazer. E quando faz essas "encomendas" eu fico no céu!

Isso porque para um menino de 9 anos não há tantos projetos assim a serem feitos, então tudo o que pode ser pra ele é delicioso de fazer!

Então, aqui vou eu dar conta de tantas coisas: na verdade, o cachecol ficou prontinho ontem à noite e mostro ainda esta semana provavelmente. O restante ainda vai me tomar um tempinho e garantir a diversão do resto do meu fim de semana.

Espero que o seu esteja sendo ótimo até agora!

Até!