Quem acompanha este blog sabe o quanto amo bordados e desenhos de criança.
Os dois juntos, então, acho uma combinação incrível!
Este é o meu sobrinho/afilhado com o último caderninho que bordei:
Acho essa fase do desenho infantil, por volta dos 5 anos, muito engraçada, quando as mãos e pés lembram pãezinhos, e pernas e braços são palitos! Este ele fez num pedaço do papel que forrava a mesa do restaurante onde jantamos outro dia:
Rasguei e levei pra casa, sem saber ainda onde ia usar. Até que...
... ponto atrás pra contornar, linha preta de meada (2 fios) e agulha mais ou menos fina pra furar o tecido. O desenho é passado com papel-carbono comum. No meio (em azul), usei ponto correntinha pra preencher e dar um colorido.
(Todas as dicas pra fazer um bordado simples como este eu dei neste tutorial (aliás, com desenho natalino!). Mas acho interessante ler os outros posts com o marcador "bordado". E baixar o "Manual de 100 Pontos da Coats" que está na barra lateral aqui do blog - tem todos os pontos que vc imaginar!)
Ah, e não deixar de visitar o maravilhoso Feeling Stitchy!
Lá tem tudo o que é dica, tutoriais, fotos lindíssimas e muitos, muitos riscos gratuitos. Vale a pena separar algumas horinhas um dia pra conhecê-lo! E não é preciso saber inglês, já que as imagens falam por si!
Bom, depois de bordar o desenho (e a assinatura do artista, claro!), recortei o tecido branco e colei na caderneta encapada com tecido também. Esta é a parte mais difícil na minha opinião - dar um bom acabamento na capa. Neste projeto específico não me saí muito bem porque o desenho era grande demais para o tamanho da capa (eu já tinha o caderno em casa...), o que me deixou pouquíssimo espaço nas laterais; o certo é ficar bem centralizado, como este aqui, que eu adoro!
Costumo usar cola de tecido nas bordas (não no centro porque ela acaba manchando o tecido branco, infelizmente! preciso tentar com "Cascorez").
Em volta, sempre colo sianinha pra dar acabamento e não desfiar o tecido.
Aqui, por dentro pra vcs terem uma ideia:
E abaixo já embrulhado, no dia em que foi dado, com a linda tag feita pela Dani,
do Banana Craft, aqui.
Quem gostou a ponto de tentar, me conta! E quem não gosta muito de bordado, espera só um pouquinho que logo eu volto com crochê e livros e tecido e feltro... e, claro, coisas natalinas!
Bons trabalhos, sejam eles quais forem!!
7 comentários:
Claudia,
Não tem como não gostar de um trabalho tão delicado e lindo como este.
Adorei!! Dá até vontade de me arriscar no bordado. rs
Bjo. Bom feriado
Que delicia de trabalho, pura delicadeza!!!!Adorei...
bjusss,
jud-artes.
Um mimo Claudia!!Adorei!
Bjo!
Eu adoro bordado. Minhas sobtrinhas netas estão crescendo... assim que começarem a desenhar com certeza vou copiar sua idéia que acho fantástica desde sempre!
Ficou um trabalho lindo, pra toda a vida. Parabéns:)
bjinhos
Está lindo demais, tenho certeza de que o Theo ficou muito orgulhoso! Beijo!
Olá Claudia. Descobri seu blog ontem e estou passeando por ele. Vc está de parabéns.É tudo lindo e criativo. Já estou até fazendo uma golinha Moebius para dar de presente de Natal. Abraços, Valéria.
Que liiindo, Claudia! Amei!!
Bjs
Postar um comentário