21 de junho de 2014

Verde que te quero ver...












Terminei meu casaquinho verde de crochê. Felicidade define.
Já usei duas vezes e experimentei aquela sensação boa de usar uma roupa feita por vc mesma, ponto a ponto, e que é única. Gosto dessa sensação de produzir coisas, como nos tempos antigos, ser capaz de fazer algo que aqueça, sem máquinas ou indústrias. Se tiver um bom caimento então, perfeito!

Bom, mas vamos aos pequenos e interessantes detalhes desse trabalho:

1) Adoro pontos assim, intercalados nas carreiras formando buraquinhos, vcs não?! vejam de costas que efeito interessante ele dá.

2) Amei essa cor - verde-musgo, talvez? é o número 5398 da linha Anne, da Círculo. Fio 100% de algodão. Trabalhei com 1 fio e agulha n. 4.

Demorei muito pra conseguir terminar esse casaco porque o fio acabou e eu não encontrei mais nos armarinhos. Fiquei meses com ele parado! Até que chegou no Bazar Horizonte on-line.
E só faltavam as mangas, pode?! Tive medo de dar muita diferença de cor por causa do lote, mas não se percebe, ainda bem!
Comecei em agosto de 2013 e terminei em abril de 2014. A tempo de usar no outono! :)

3) A receita é grátis, do blog "Green Dragonfly". Aqui. Adorei o fato de ele ser bastante adaptável: vejam que fiz com mangas longas, sendo que o modelo original é de mangas bem curtas. É só encompridar até o tamanho desejado, assim como o comprimento do corpo, já que ele é feito no estilo "top down", o que significa que é feito de cima pra baixo, começando da gola e descendo em uma peça única.

A parte das mangas é feita em continuação à gola/decote, indo até a parte embaixo do braço, formando as cavas (na receita original é neste ponto que ela termina - vejam na minha primeira foto - é assim que ele termina), mas eu, depois de tudo pronto e arrematado, "peguei" os pontos da cava e crochetei em ponto alto até cobrir todo o meu braço.

A parte chata é que fica uma pequena marca (como se fosse uma emenda) nessa parte (onde vc continua a manga), porque ela vai estar sendo feita em outra ordem, ao contrário. Mas neste modelo não deu muita diferença. É só ficar atenta pra não deixar apertada demais na parte do antebraço (a minha ficou um pouco...). O segredo é ir experimentando à medida que for fazendo. Lembrando que perto dos punhos é bom diminuir um pouco o número de pontos, pq laceia muito.

4) O modelo é todo feito com pontos altos e baixos, muito simples de seguir. Mas confesso que tive dificuldade com o número de pontos por carreira (a primeira parte da receita é um pouco confusa) e com algumas repetições da receita (não é 100% claro onde exatamente deve ter os aumentos). Gosto de receitas detalhadas, com o total de pontos indicado ao final de cada carreira. Acho essencial. O que ocorreu é que, por essas dúvidas com o número de aumentos, o meu casaco acabou ficando estreito na frente e não tem como usá-lo fechado... Mas tudo bem, pq geralmente uso esses casaquinhos só abertos mesmo.

5) Não fiz casas para os botões, afinal não tem como usar fechado... são só para acabamento e porque jamais deixaria essa parte de lado. E dei a sorte de encontrar estes, da cor exata do fio! Numa das fotos, em que há um deles fechado, foi inserido num dos buracos do próprio ponto.

6) Meu manequim é 42/44, pra quem quiser ter uma base.
Obs.: estou com um segundo modelinho desse, agora em azul, tentando deixá-lo um pouco maior, pra usar também fechado... e porque um só era pouco! rsr

7) Meu assistente-júnior é quem tirou algumas das fotos pra mim, pra que vcs pudessem ver o caimento. Fez um bom trabalho, né?!

Um grande abraço a todas as minhas leitoras queridas, desejando um fim de semana/feriado de paz e aconchego, de preferência aquecida e com muitos fios ao redor.


21 comentários:

Janette disse...

Claudia, it turned out great and I'm really glad yu figured it out in the end! I love the color and the fit is perfect on you! Janette x x

Ailime disse...

Olá Cláudia, já há tempos que não a visitava e encontrei aqui peças lindas!
Esse casaco ficou maravilhoso!
Adoro o tom e o crochê!
Bom fim de semana.
Abraços!
Ailime

Kathryn Vercillo disse...

Beautiful color, beautiful stitching, beautiful cardigan!

Anônimo disse...

Oi Claudia! Lindo casaco, prova que menos é mais....dá pra ter um de cada cor....
Já fiz alguns Cardigans, que também ficaram estreitos na frente....se for realmente necessário o abotoamento, pode ser feito, mais algumas carreiras na vertical, de ambos os lados...
Abraços! Simone ;D

Anônimo disse...

Oi Claudia! Lindo casaco, prova que menos é mais....dá pra ter um de cada cor....
Já fiz alguns Cardigans, que também ficaram estreitos na frente....se for realmente necessário o abotoamento, pode ser feito, mais algumas carreiras na vertical, de ambos os lados...
Abraços! Simone ;D

Anônimo disse...

Oi Claudia! Lindo casaco, prova que menos é mais....dá pra ter um de cada cor....
Já fiz alguns Cardigans, que também ficaram estreitos na frente....se for realmente necessário o abotoamento, pode ser feito, mais algumas carreiras na vertical, de ambos os lados...
Abraços! Simone ;D

panos, papeis e pinceis disse...

Ficou lindíssimo o casaquinho. Parabéns!

Marcia Gonçalves disse...

Olá Cláudia, adorei o modelo e a cor escolhida para esse casaquinho.
Estou tentando fazê-lo, mas surgiu uma dúvida devido a tabela de crochê ser diferente na Europa e nos Estados Unidos.Você sabe informar de qual país é o blog da criadora da receita? Não consegui identificar pelo blog, agradeço se puder me ajudar.
Beijos.
Marcia

VovoBaisa disse...

Muito charmoso!
bj.

Claudia disse...

Olá, Marcia!
O blog Green Dragonfly é da Nova Zelândia. Acho que segue a nomenclatura da Europa, pelo que notei, não é? "dc" é ponto alto e "sc" é ponto baixo. Mas a autora é super acessível: pode perguntar a ela se tiver dúvida; eu fiz isso e ela me respondeu muito rapidamente! E nos comentários do post dela há várias respostas para outras pessoas que fizeram o cardigan tb. Achei útil na época. Quando fizer, me dá um toque, pq estou fazendo mais um, um pouco maior.
Um abraço!

Viviane Leão disse...

Sou louca para fazer um para mim. Já consegui fazer para minha filha e realmente tem outro gosto. Vou estudar esse e quem sabe me animo! Agora você fez com agulha 4 mesmo? Normalmente esse fio faço com agulha 2. Um grande abraço! Sou sua fã! Amo seu blog!

Daniela Machado disse...

Ficou lindo! Essa cor então nem se fala.
É uma satisfação enorme mesmo quando usamos algo que nos mesmo que fizemos.
Parabéns. Bjs

disse...

Ficou lindo e ainda mais em verde, minha cor predileta. Vestiu super bem e o fotógrafo foi ótimo:)

bjinhos

Anônimo disse...

Olá,
Sinceramente preciso falar,
seu ponto está muito frouxo, além disso não se usa para este fio agulha 4, acho que faltou experiência no seu caso, mas como é um trabalho grande todo mundo passa por cima e diz que está lindo... mas na verdade está esgaçado, se é que me entendes.

Talvez queria fazer o trabalho render, mas fica feio assim. Um trabalho bem feito seria usar e tecer com uma agulha própria para o fio, isso não tem erro. Se você quer que fique maleável use uma agulha 1 tamanho maior somente, e não o dobro.

Desculpe mas fui sincera com a experiência que tenho...

Cordialmente,
Eni

Karina K. disse...

Oi, Claudia
Ficou show o casaquinho. Gosto de modelos assim, simples e básicos. Acho charmosos. A cor ficou ótima e o fotógrafo se saiu muito bem!
Bjinhos

Sidney disse...

Olá Claudia, gostei muito do seu blog, seus trabalhos estão lindos, com carinho

Anônimo disse...

Oi
esse casaco
ficou lindo.
Beijos...
Lúcia

ELENA disse...

Ficou show este casaco, o caimento e perfeito! BJO!

Judy disse...

Ficou lindo!
Também gosto destes furinhos delicados.
E pode contratar o fotográfo, ele tem talento.

Beijo

Sônia Maria - Falando de Crochet disse...

Claudia, seu casaquinho ficou lindo!!! Bjs

Anônimo disse...

Amei, prático e charmoso. Estou fazendo a minha versão dele na cor vermelha! Obrigada por compartilhar crochet tão lindo por aqui.
Abraço, Juliette