30 de outubro de 2013

Ripple L.O.V.E

Esta é minha terceira manta de crochê em ponto ripple:


Eu não entendia bem por que a Lucy e a Jacquie se diziam extasiadas enquanto crochetavam mantas e que estes eram os melhores projetos, sempre em andamento, mesmo que ao lado de outros, pra ser levado pra lá e pra cá, sendo retomado toda vez que aquela vontade de criar ondas de alegria invade o nosso ser. E depois da minha primeira eu entendi o que isso quer dizer. É simplesmente delicioso!


Desde a escolha das cores, que vai nascendo aos poucos e se materializando de acordo com o ambiente em que vc vai usá-la ou a pessoa que vai presentear, até o tamanho (também variável), e mesmo o tipo de ripple (ou zig-zag em português): há os bem ondulados, como este acima, os mais "pontudos", os que têm buraquinhos e são mais abertos e os bem fechados.

Então decidir se vai trocar de cor a cada carreira, ou a cada duas, ou aleatoriamente, de acordo com os fios que tem em casa, misturando até mesmo tipos diferentes de fios, como é o caso da minha rosa, que está no final do post e que eu amo de paixão (minha preferida)!

E se deixar levar pelo padrão que vai se repetindo, logo memorizado, e ondulando lentamente... enquanto vê TV, na viagem, enquanto conversa, em qualquer lugar.


Desta vez inaugurei o estilo "color block", que nunca tinha feito, que forma esses blocos maiores e mais chapados de cores únicas. E me apaixonei quando vi uma manta dessa no Pinterest em outras cores. Como precisava do amarelo e do cinza na minha sala, incluí também o branco pra suavizar.

E  usei a receita da Lucy, que por incrível que pareça eu não tinha feito ainda.


É uma manta bem pequena, dessas de colocar na lateral do sofá ou poltrona e dar um aconchego, cobrir as pernas num dia mais frio... e que já tem sido bastante usada por aqui, aliás!

Nesta não fiz bordas, porque achei que não combinava.


Usei Fio Desejo (1 fio) e agulha de crochê 4,5 pra ficar bem leve.
Receita da Lucy: Neat Ripple Pattern: aqui.
Opção de ponto ripple em português (efeito praticamente igual, pra quem preferir - receita perfeita!) - já usei duas vezes: aqui e aqui - posts com todos os detalhes de número de pontos etc.

E uma coisa interessante: juntei as três imagens dos meus três ripples e só então percebi o quanto as duas receitas são diferentes: as duas primeiras (receita em português, da Eliana) bem pontudas e a última (da Lucy) bem mais ondulada:


Vendo todas juntas assim me deu uma vontade louca de começar uma em tons de azul e cinza pro quarto do meu filhote...


E este "Home" em madeira (comprado na última Mega Artesanal, aqui em SP) enfeitando minha sala salpicada de amarelo: só o que fiz foi colar papel grosso de scrapbook na peça e pintar as laterais de amarelo (coloquei a peça em cima do papel e tracei o contorno com lápis; depois, cortei em volta e colei!). Simples e forte, não? Que tal?

Bons crochês!

9 comentários:

Ana Luiza Couto disse...

Que colcha linda!!! Adorei a combinação de amarelo, branco e cinza, e já estou louca pra ver a do filhote! Cada vez que visito seu blog é uma alegria! Beijo!

Criando Artes Carla disse...

Olá Claudia, eu nunca fiz manta, alias as suas estão lindas! Parabéns!
Mas eu entendo o que vc fala sobre estar estasiada, quando faço minhas carteiras com esse ponto é uma delícia.
Gosto muito de vir aqui, aguardo sua visita.
Beijos
http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

Rosangela disse...

Partilho do mesmo sentimento seu quanto as manta. Sou apaixonada por elas, as ripples em especial.
Vc falou em tons de cinza e azul e foram estas as cores que acabei usando nas duas de solteiro que fiz. Gostaria muito de receber sua visita e de saber sua opinião.
Desde já obrigada.
Lindo dia para vc.
Beijo.

Janaina disse...

Trabalho lindo, como sempre!!

Bjo!

Izabelle Costa disse...

Que lindas! Acho o efeito do ponto riple uma graça!

valeria rezende disse...

Oi Cláudia. Linda manta. Amo amarelo, acho que aquece qualquer ambiente.
Abraços!

ELENA disse...

A sua primeira frase expressa exatamente o que eu estou sentindo, agora que estou me aventurando nisso do rippley, ao ver tanta beleza, da uma vontade louca de aprender e de fazer! BJO!

Rosangela disse...

Que alegria receber sua visita.
Obrigada Claudia.
Fica com DEUS.
Beijo.

Sônia Maria disse...

Oi, Claudia!
Sua manta ficou simplesmente maravilhosa!!! Estou tecendo uma manta para bebê muito parecida com a sua. As cores acredito serem as mesmas... A receita difere na quantidade de pontos na crista da onda. Por isso a minha ficou com os angulos mais pontigudos... Fiz um post sobre alguns pontos ondas e zig-zag, depois passe por lá pra ver. Nele fiz mensão a sua manta e fiz um link para o seu blog...
Um Feliz Ano Novo pra você e toda sua família.
Beijos