12 de setembro de 2009

Perfeição x pressa

Sei que muitas estão ansiosas pra ouvir notícias do meu tapete de crochê... Pois aqui está ele:

Sinto desapontá-las, mas ele não ficou o que eu esperava. Foi a minha primeira experiência com tapete e com barbante e me precipitei (só pra variar...) fazendo sem seguir nenhuma receita.

Sim, olhando nas fotos, ele está bonito:


O grande problema são as emendas na hora de trocar as cores: ficou um fio grosso e irregular, formando até um bico! Eu vi que isso estava acontecendo conforme trabalhava, mas achei que depois de pronto isso não aparecesse muito... Tudo porque fui ansiosa (só pra variar...) e quando cheguei da loja com os barbantes quis logo começar a fazer, sem ter nenhuma receita. Alguém tem dúvida de que a pressa é a inimiga da perfeição? Eu não!


Mas tudo bem, de qualquer modo foi minha primeira vez e valeu a pena, apesar de um pouco de dor nos dedos...




Usei barbante Rayontex em dois tons de azul e agulha 4,5.


Como eu disse, não tenho receita. Fui ampliando o círculo inicial com pontos altos e aumentando aleatoriamente com dois pontos juntos em alguns pontos: se aumentar demais, o trabalho "embabada", se aumenta de menos, ele repuxa (o que é um horror, porque tem que ficar colocando no chão pra ver como fica, e desmanchando e refazendo a todo instante). Não recomendo!


Aqui, os dois no meu banheiro (sim, eu fiz dois: um grande e um menor para a saída do boxe).


Desculpem as fotos escuras, mas dentro de casa, sem flash, não tem jeito...


Confesso que A.D.O.R.O ver nos blogs os cantinhos da casa, com as peças devidamente assentadas, então acho que vale a pena, mesmo que as fotos não sejam 100%, não é?


Mesmo com o defeito de que falei (que, claro, fica sabiamente escondido debaixo do armarinho...), o efeito é alegre e interessante: dá uma sensação gostosa olhar pra essas listras circulares.


Minha intenção é fazer outros nesse estilo e já estou com umas receitas da minha mãe pra testar. Depois conto. Também queria que vcs me indicassem, caso conheçam, receitas assim da internet. Eu não encontrei.


O que a Eliana me indicou foi o blog da Sarah London, MA RA VI LHO SO, e que ensina um método interessantíssimo de trocar de cor nas carreiras circulares sem que fique a tal emenda. Vejam que primor aqui. Ainda não tentei, mas não vejo a hora!


Aliás, foi a Eliana também que me indicou a receita do meu atual projeto, que me enche de alegria e empolgação a cada dia... mas que é segredo... ainda! Queria ter mais um par de mãos, pelo menos, como os deuses indianos...

Por enquanto, com duas apenas, vou devagarinho...

Ah, e uma novidade: vou postar agora o Dicionário de Crochê Inglês/Português - ficará junto com o de Tricô, aí na barra lareral. Agora não há mais desculpa pra não tentar as temidas receitas em inglês :)

Muitos beijos e um lindo final de semana!

14 comentários:

Pela Arte de Educar disse...

Olá Claudia, ficou muito lindo e pode testar o modo e emendar da Sarah
que vc. vai ver que o resultado é perfeito eu já estou usando e não é preciso nem colocar numa agulha de costura, com a agulha mesmo de crochet vc. engancha puxa e passa pelo pt. arrematado e pronto forma outro pt. perfeito. Experimenta.
Bjs.
Edna.

disse...

Cláudia eu adorei os tapetes!! Pra mim estão pefeitos, lindos de morrer:)) mas é claro que se vc diz que precisa melhorar, eu acredito. Os tons de azul ficaram perfeitos pra banheiro... me lembrou o mar e golfinhos rss e também gosto de ver as peças nos lugares...
Meus parabéns e estou esperando o seu projeto misterioso ser desvendado!
bjinhos

Marico disse...

Claudia, adorei os seus tapetes, principalmente pelas cores, adoro azul.
Nunca fiz tapetes mas acho que dá trabalho mantê-lo plano assim, os seus estão perfeitos. Parabéns!
bjs

Renata S. P. disse...

Cláudia,
Eu adorei os tapetinhos!
Pelas fotos eu não consigo ver defeito nenhum!
E que coisa que agora todo mundo faz mistério sobre os projetos em andamento! Já tô curiosa por vários, agora o teu vai entrar no mesmo balaio!!! hahaha

beijos!

Claudia (Cacau) disse...

Olá Claudia,
Achei que ficou perfeito seu tapete, não vi defeito nenhum.
bjks
Clau

Judy disse...

Bom dia Claudinha!
Sua estréia está perfeita! Acho que ficaram lindos!
Uma cor ótima, vai usar muito!
Também sou a rainha da precipitação, não vejo a hora de ver pronto e também tenho este costume de querer inventar moda... e na maioria das vezes me frustro.

Beijo e boa semana, apesar da chuuuuva!

disse...

Voltei só pra dizer uma coisa: vi 2vezes o PAP da troca de fios e não entendi! achei q deu na mesma pois ela ensina o arremate?! e pára na cor! como põe então a outra cor?? não dá no mesmo? cruzes...
bjinhos

Márcia disse...

Claudia, amei os tapetes. Ficou com um efeito superbacana! Sei como é que são essas emendas... As minhas carreiras ficam um pouquinho esburacadinhas no encontro das cores. Já tentei de tudo quanto é jeito p/ não deixar tanto buraco mas aí acabava aumentando pontos... desencanei e segui em frente. Sigo as instruções do Superziper. Um beijão!

Eliana Lima disse...

Oi Claudia
Eu sei bem do que você está falando. Tempos atrás fiz um casaquinho e as mangas ficaram assim. Um horror.
Depois fiz um tapetinho bicolor e, como ainda não conhecia a técnica da Sara, usei o seguinte artifício:arremato a carreira de uma cor e começo a outra vários pontos à frente. Fica bem disfarçado.
Agora, que defeito nos nossos trabalhos só a gente é que vê é fato, viu? A Débora Alves diz que sofremos de SEAE (Síndrome do Excesso de Auto-Exigência). rsrsrs
Boa semana, querida.
bjooo

Ana Luiza disse...

Oi, Claudia! Adoro quando você coloca fotos das suas obras "em uso", dá uma sensação de aconchego tão grande... Amei os tapetes, as cores estão lindas. Seus trabalhos são perfeitos porque são trabalhos de amor! Beijão.

Unknown disse...

Tb sou super ansiosa!! Sei com é...
Mas a grosso modo (porque eu não entendo naaaaaaaaaaada desses pontos), ta perfeito. Achei lindo! =)

Shirley disse...

minina, 0,5% não ficou perfeito e tu tá achando ruim? pois eu achei que ficou PERFEITO!! :-D e vou seguir o blog, apesar de não fazer mais crochê (minhas articulações e coluna não me permitem mais...), tá? bjinho!

Pela Arte de Educar disse...

Oi Claudia,respondendo a sua dúvida eu percebi que ela pega o novo ponto com nova cor em lugares diferentes e faz duas ou três correntinha e segue com os pts. altos, veja na foto que ela muda de lugar para iníciar uma nova cor,assim não deixa a peça marcada.
Eu depois que vi tbém estou fazendo o arremate assim....qdo é possível.
Beijos
Edna.

Mónica disse...

Oi querida. Ficaram lindos! Olha, o remate costumo fazer assim, logo quando começo a mudar de cor, dou só um pontinho com a cor nova, depois dou um nó bem apertado nos dois fios e começo a crochetar com a nova cor enrolando nos pontos a ponta do fio que fica da mesma cor. A outra ponta remato depois com uma agulha de coser lã, vou metendo dentro dos pontos já feitos, da parte de tras do trabalho.
Quanto ao tricotar em circilo sei bem o que isso é... Durante muito tempo procurei na net e não encontrei nenhuma receita que fizesse um circulo suficientemente grande. Até que pus mãos á obra e resolvi fazer eu mesma o meu próprio esquema. Tenho em escrito algures lá em casa. Se quiseres posso te enviar, devo ter até ao vigésimo aumento mais ou menos. O segredo para não aumentar em bico é não aumentar sempre nos mesmo sítios. Beijinhos.