18 de julho de 2009

Febre de poncho

Terminei o Sr. Cor Indefinida, de que falei no outro post:


Eu tinha dito que não estava simpatizando muito com ele, é verdade, mas ao usá-lo esta semana fiquei muito satisfeita! Acabei adorando a cor e o caimento.

Sem dizer que foi a maior peça que já fiz!! Claro que o contentamento não é medido em centímetro, mas é que nunca tive paciência e coragem pra encarar um projeto mais demorado. E consegui! Pra mim está sendo novidade e uma vitória! O fato de ser crochetado e não tricotado é um fator decisivo, tenho que admitir, pois é infinitamente mais rápido!!

Poncho em crochê, com fio Acalanto cor n. 3531, ag. 3mm.
Nesta foto, aparece o decote, que ficou bem diferente da receita original, que vcs verão abaixo, mas que teve um caimento melhor. Aliás, vamos falar da receita: ela foi tirada de uma revista de crochê e por isso não acho legal postá-la, mas acredito que seja muito simples de fazer:
São 86 correntinhas para este tamanho - 38/40 (que como vcs podem notar ficou um pouco justo pra mim, pq visto 42/44...).
A partir daí, pode-se seguir qualquer ponto (ou, para as mais experientes, tirar pela foto...). O legal é que a peça é trabalhada toda de uma vez, no comprimento, sem nenhuma montagem à parte! Vc trabalha por 120 cm na horizontal e arremata! Então costura um lado no outro, seguindo este esquema:


Dobra-se a peça, que será essa tira comprida, e une-se as partes marcadas em vermelho: "A-B" com "A-B", costurando com o próprio fio.
Vai ficar a abertura do decote: para ele, é só fazer carreiras de pontos altos em torno da abertura que ficou, até o tamanho desejado (eu fui fazendo e experimentando...).
Vejam a foto da revista e o modelo original. Percebam que pra ela ficou bem mais larguinho e por isso o caimento foi diferente. E atentem tb para a parte de trás, que na verdade não aparece em nenhuma foto (desculpem): ela fica sem o bico, reta, por isso bem mais curta:

Bom, eu amo esse look meio Pocahontas do poncho. Se vc ama também, vai ficar enlouquecida com a página Poncho Fever, da Berroco - todas as receitas divinamente free, em tricô e crochê! Só uma amostra:

Bons crochês!

13 comentários:

Marico disse...

Que belezura de poncho, esta
cor está muito chique, uau,
adorei!
bjs

Célia disse...

Olá,passa no meu blog que tem um selinho para ti.
Beijinhos e um óptimo fim de semana.
Célia

ELENA disse...

Claudia , vim agradecer seu carinho!!
Menina ,você borda , tricota e faz croché também ???
Lindo poncho e a cor neutra combina com todas as roupas , gostei!BJUS!

Eunice Martins♥ disse...

OLÁ AMIGA FICOU MUITO LINDO,BEIJOS.

Eunice Martins♥ disse...

OLÁ MINHA QUERIDA AMIGA!!!

MEU ANJO!

Dentro de mim mora um anjo
Que não é de todo perfeito
Mas que enche minha vida de encanto
E às vezes mal cabe no peito.

Dentro de mim mora um anjo
Que mexe com todo meu ser
E sua presença em meu mundo
É minha razão de viver.

Dentro de mim mora um anjo
Que me cativa com o olhar
Me envolve com seus sorrisos
Me faz mil versos criar
E que se não existisse Te juro!!!
Teria que inventar!

Dentro de mim mora um anjo
Você tem que conhecer
Ele é a pessoa mais linda
E que está agora A ler-me!!!
VOCÊ!!!
DESEJO UMA SEMANA MARAVILHOSA
BEIJOS COM CARINHO.

disse...

Ficou perfeito seu poncho; a cor é linda, adoro esses tons; usa-se sempre!
E o crochê é fantástico! frende pra caramba! Parabéns pelo projeto!!
bjinhos

Denise disse...

Sabe Cláudia, há uns anos atrás eu fiz um poncho pra mim, mas detestei no começo.Achava que ia ficar parecendo uma capinha de botijão de gás, sabe como eh neh?? :)
Um dia, levantei inspirada e usei o dito cujo...eu AMEI !!!Eu adoro usar meu poncho.Adoro mesmo!!me sinto confortável e quentinha.

O seu poncho ficou ótimo!
Tenho certeza que vc vai usá-lo bastante, lhe caiu muito bem.
beijos

Renata S. P. disse...

Ficou lindo! Essa cor é ótima pois fica bem com qualquer outra cor que se use por baixo =))

Beijos!

Tricô e Mais Tricô disse...

Lindo o poncho, o fio e cor.
Parabéns.
beijos

Ana Luiza Couto disse...

Amei o poncho Sr. Cor Indefinida, ficou lindo! Eu juro: quando crescer quero ser igual a você! Beijão e feliz dia do amigo (atrasadinho, mas você sabe que eu sou lesada, né?)!

Eliz disse...

Embora eu seja negação total em crochê, aprecio belos trabalhos. E o fio Acalanto, para mim, é um dos melhores para se trabalhar. Parabéns, ficou belíssimo.

Débora Buarque disse...

quer sinceridade?
Ficou linnndoooooo...

Luciana disse...

Olá.Meu nome é Luciana. Faço crochê a pouco tempo. Achei seu poncho lindíssimo, e gostaria muito de tentar fazer um, mas sem receita eu naum consigo rsrsrsrs como vc naum quis postar a receita poderia passar os dados da revista para eu tentar comprar uma no site da editora? Tbm adorei a gola que vc fez, ficou perfeita. Abraços
meu email é lrpagioro@hotmail.com