1 de outubro de 2014

Bijus de crochê

Que tal fazer bijus de crochê?

Eu adorei a experiência!

Vi vários modelos lindos no Pinterest e decidi dar uma nova chance a elas. Isso porque já tinha feito uns colares uma ou duas vezes tempos atrás, mas o resultado não me agradou muito. Estes aqui. Acabei doando numa das limpezas de armário...

Talvez porque a "corrente" era feita do próprio crochê. Desta vez fiz com prata, usando correntinhas compradas prontas. 



O que fiz é muito simples: florzinhas de crochê com fio bem fino duplo (desses novelinhos pequenos (como este abaixo), para bordado ou costura, não linhas pra crochê, que são muito grossas).


Agulha de crochê tb bem fininha pra ficar um trabalho delicado.


Fiz as flores separadamente, uma a uma, então, depois de prontas e arrematadas, costurei as bolinhas de prata no centro como miolo (são de uma pulseira arrebentada... "quem guarda tem" é um lema na minha vida... rsr). 

Então uni, com um mesmo fio e agulha de costura, uma flor à outra, depois de fazer várias tentativas de combinação e ordem delas: não sabia se ia querer no centro ou na lateral da corrente, e foram várias idas ao espelho com elas no pescoço antes de me decidir...

Depois de ter o "bloco" de flores unido com fio e agulha, mergulhei tudo em um potinho com termolina leitosa e água (isso é feito pra endurecer as flores; caso contrário elas ficam sem forma). Mas atenção aqui: este não é o jeito certo de fazer! O certo é passar com um pincel o endurecedor próprio (já extiste específico para crochê; mas pode ser a termolina ou mesmo cola branca misturada com água num potinho) só por trás da peça, assim não fica o aspecto meio brilhoso e duro como o meu (modelo pink e laranja, que foi o primeiro). Pra fazer essa "blocagem", deem uma olhada nos outros posts com esse marcador. Neles dou mais detalhes da técnica.

Vejam a diferença do colar de círculos azuis que fiz depois (não sei se nas fotos é possível perceber). 
O resultado é infinitamente melhor: depois de unidos os círculos com argolinhas de prata, prendi com alfinetes em um papelão e pincelei a termolina com um pouco de água só na parte do "avesso" e deixei secar bem
Ficou ótimo! Depois mostro ele sozinho num próximo post se quiserem...

Para fixá-los na corrente (também já pronta), fui costurando onde achei que prendia melhor (vejam na foto do avesso* do trabalho que tirei pra vcs verem como foi feito). 

                               

* Não ficou nada bonito e sempre me faz lembrar da minha mãe dizendo que "o avesso precisa ser limpo tanto quanto o direito!". Ela está certíssima. Acho que esses detalhes são importantes. Imaginem que outro dia, ao usá-lo, uma pessoa adorou e me pediu pra olhar a parte de trás, pra entender como era feito... na hora tive a certeza de que deveria ter caprichado mais... rs

Quanto às argolinhas e fechos, minha mãe comprou pra mim na 25 de Março (aqui em SP). Vendidas em pacotinhos muito baratos! Já fazem parte agora da minha caixinha de acessórios. 



                            

As argolas são fáceis de abrir e muito fininhas, então é possível encaixar facilmente onde vc quiser - direto no crochê ou direto na corrente, assim como o fecho; não precisei de alicate específico, nada.

Ou seja, daquelas coisas simples de fazer, mas com um resultado excelente. 
Quero muito tentar algumas com feltro também.
Mas fica pra próxima!

Um abraço e bom meio de semana!


7 comentários:

Ljubinka disse...

Beautiful necklace!!
Greetings.

ANGELA ARTESANATO disse...

Amiga, amei este Bijus de crochê, uma ideia genial! Ele ficou muito charmoso. Obrigada pela visita e pelo comentário tão carinhoso.
Beijos e tenha um lindo dia.
Ângela http://artesanatoangel.blogspot.com.br

VovoBaisa disse...

Muito criativa!
Gostei do colar! A cara da Primavera! bj.

Craft Room disse...

Ficou muito lindo, além de 100% artesanal, o que faz a diferença!
Ótimo fim de semana
bjo
Denise

Judy disse...

Uma graça!
Colorido e alegre como a primavera.

Tente com feltro sim, tenho certeza que ficará lindo também.

Beijo e bom fim de semana,

Lana dos Anjos disse...

Parabéns, que fofo! Também gosto de misturar bijuterias e crochê.
Um abraço!

disse...

Bem atual seu colar. Gostei bastante do efeito:) Parabéns!

bjinhos