25 de julho de 2013

Casaqueto!

Nossa! Há quanto tempo não passo por aqui! E só notei isso ao ver a data do meu último post - 
quase 1 mês! Acho que isso nunca aconteceu...

Bom, tenho de confessar que o Pinterest tem tomado bastante do meu tempo (talvez mais do que deveria...), porque são tantas, tantas ideias criativas, e tantos, tantos temas diferentes, que, pra quem gosta de artes realmente fica difícil não se entregar àquele mundo. Imagino que isso tenha acontecido com várias de vcs tb (até pq encontro algumas por lá!). Quem ainda não conhece, recomendo! Minha página, com meus painéis, está aí do lado, mesmo pra quem não quiser participar, só olhar.

Outro motivo é que me envolvi com outra arte, que tem a ver com desenho (graças ao Pinterest...) e tenho me esbaldado! é o journaling; já ouviram falar? são colagens/tipo scrapbook, feitas num caderno ou moleskine, uma espécie de diário ilustrado (mais ou menos as nossas antigas agendas dos anos 90)... 
Eu, que adoro papel, lápis, tesoura, estou realmente curtindo muito! 

E além disso uma viagenzinha muito gostosa, pra repor as energias (que têm me faltado ultimamente)... silêncio, muito verde,  flores, bichos, e minha família (e na bolsa, claro, os meus apetrechos artesanais, companheiros nos momentos de se aconchegar no quarto). Hummmm...



Bom, mas vamos ao que me traz aqui hj: não, eu não deixei de crochetar nem de tricotar!!
 E acho que isso nunca vai acontecer!! 


Este é um casaquinho de crochê feito pra uma menininha muito linda e esperta, filha de uma amiga. Faz tempo que procuro um modelo pro tamanho dela (5 anos) - simples de fazer, gostoso de usar, colorido, mas sem deixar de combinar com a roupa de baixo...

O grande problema pra mim é sempre acertar no tamanho - esta receita, por exemplo, seria pra 9-10 anos! e acabou ficando certinho nela (quando digo "certinho" quero dizer justo - vai usar pouco infelizmente...). E há uma dificuldade imensa em encontrar receitas pra esta idade, acima dos 4 anos, também para meninos, vcs não acham? Receitas para bebês há aos montes! E eu definitivamente sou péssima pra fazer adaptações!


Bom, o modelo original é um cardigan sem mangas - mas eu queria um casaqueto de outono/inverno, então o que fiz foi crochetar mangas... com direito a listras coloridas, claro, que acho que dão o ar de "sapequice" necessário.


Aqui, a parte de trás pra vcs verem como o ponto do corpo é bonito:


É uma pena que eu me restrinja a esses modelinhos top down (que começam pela parte de cima e depois formam o corpo, sem emendas ou costuras); mas não encontro outros modelos que eu saiba fazer e que sejam pra crianças maiores... (reparem que a emenda da manga ficou visível na foto acima - não gostei disso...)


 A escolha dos botões, como sempre, uma parte que aprecio imensamente!!


Esta última volta em torno de todo o casaco foi feita em ponto caranguejo pela minha mãe numa tentativa de aumentar a largura  - já que, pelas medidas que minha amiga passou, ele ficaria estreito demais. Ela também fez as casinhas dos botões, que eu não tinha feito na "primeira versão".


E aqui a sapeca vestindo o tal:


Obs.: Depois de ver esta foto, peguei-o de volta pra encompridar as mangas tb... rsrsr

Então vamos aos dados?

Fio: Desejo, da Pingouin (meu fio amado para o inverno)!
Agulha n. 3,5 de crochê
Botões a gosto do freguês, assim como o tamanho e o fato de acrescentar mangas ou não...
Receita: Bebop ou Urban Girl Cardi, da Lion Brand (no Ravelry e também no próprio site da Lion Brand - ambos precisam de registro) - Há várias opções de tamanho - este é para 9-10 anos, pode?!

Já fiz este modelinho outras vezes, em linha: aquiaqui e aqui. Aliás, só agora percebi que o vermelhinho foi feito para esta mesma meninota! :)

Espero que tenham gostado e que curtam seus fios e agulhas neste dias gélidos de julho... Eu vou já pras minhas...
Inté!

14 comentários:

Mariana Albertini disse...

Clau, amei reencontrar seu blog! Adorei! Vc é muito talentosa!
:)
Um beijo imenso,
Mari

Mariana Albertini disse...

Clau,
Adorei reencontrar seu blog.
Vc é muito talentosa!
um beijo imenso,
Mari

Renata disse...

Clau, ficou fofo e a modelinho amou,né?!Tbém acho que para bebês as receitas"transbordam"... menina, sofro com medidas tbém, não sei fazer adaptações, bem que poderia sair algum livro com esses pequenos truques, né? O que vc acha???De como fazer adaptações, tamanhos variados de casacos,gorros em crochê e outras coisitas necessárias para esse nosso amor por linhas e agulhas...Bj gde no coração e fique com Deus!!!

Renata disse...

Clau, ficou fofo e a modelinho amou,né?!Tbém acho que para bebês as receitas"transbordam"... menina, sofro com medidas tbém, não sei fazer adaptações, bem que poderia sair algum livro com esses pequenos truques, né? O que vc acha???De como fazer adaptações, tamanhos variados de casacos,gorros em crochê e outras coisitas necessárias para esse nosso amor por linhas e agulhas...Bj gde no coração e fique com Deus!!!

Viviane Leão disse...

Que bom que vc voltou! Adoro seus posts! Eu sempre vejo o pinterest, lindas as fotos e inspirações mas confesso que até agora não sei como usar!
Um abração!!

Viviane Leão disse...

Que bom que vc voltou! Adoro seus posts! Eu sempre vejo o pinterest, lindas as fotos e inspirações mas confesso que até agora não sei como usar!
Um abração!!

Ana Luiza Couto disse...

Claudia, ficou lindo demais o casaqueto! E a "rinda" meninota ficou ainda mais linda com ele! Eu já estava com saudade dos seus posts! Beijo!

Judy disse...

Uma graça!
Ela está com carinha de quem gostou muuuuito!
Quanto a receitas para esta idade você em razão, é difícil mesmo encontrar.
Que bom repor energias entre toda esta paz que disse.
Curta muito suas novas artes e um ótimo fim de semana, bj.

Claudia disse...

Concordo com a Renata totalmente: adoraria um livro com esses pequenos truques de adaptação para roupas!!!!
E Viviane, é muito simples usar o Pinterest: a ideia é clicar na imagem que vc gostar e "pinar" (no botão Pin it), então ele vai pedir pra vc criar um painel; aí vc dá um nome pro painel, tipo "Crochê", "Tricô", e ele vai ficar guardado lá, no seu painel. O objetivo é "salvar" em painéis suas imagens/receitas preferidas; a organização é vc quem faz. Qq dúvida, te explico!
Beijos a todas!

Tell disse...

Que bom que está de volta, senti sua falta.
Melhor ainda saber que voltou cheia de novidades.
Lindo o casaco, obrigada por compartilhar, realmente é muito difícil receita para esta idade.
Bjus.

Karina K. disse...

Oi, Claudia!
Ficou uma graça o casaquinho. Ótima combinação de cores e um charme os botões, como sempre.
Também ando descobrindo o Pinterest (e iniciando um novo vício, hehe). Vou espiar o seu.
Bjs

Viviane Leão disse...

Que bacana! Já consegui mexer um pouco mais! Muito obrigada! E nao demore a postar! Rsss!

Janaina disse...

Que coisa mais linda esse casaquinho!
Realmente o Pinterest é um vício, rsrsr
Já estou te seguindo por lá!

Beijo e linda semana!

disse...

Claudia!! casaquinho 9-10 anos? piraram... mesmo em receitas pra bebê tem essas ratas... Ele ficou lindo! Comprei um livro em inglês com receitas pra crianças maiores e veio errado! e até agora necas de trocar..

Que bom que deu uma espairecida...

bjinhos