20 de outubro de 2012

Ripple Love...


Finalmente posso mostrar minha manta ripple:


Que tal? Eu gostei DeMaIs dessa combinação de cores e foi delicioso crochetar cada uma das tantas carreiras e ir escolhendo as cores à medida que ia fazendo!


Não pude mostrar antes porque ainda não tinha entregado para a minha prima, 
que vai ter uma menininha em meados de janeiro. 


Bom, eu descobri que sou viciada em fazer mantas de crochê - definitivamente são os projetos que me deixam mais feliz e satisfeita! Esta é a minha segunda manta ripple e acho esse efeito incrível! Vejam minha primeira aqui, em 2009! Não achei que fizesse tanto tempo!


O interessante desse projeto particularmente é que eu queria (acho que é o sonho de toda tricoteira/crocheteira) usar vários restos de fios que tinha em casa, acabando com aquele monte de novelos começados e "não-prediletos", abrindo espaço pra novelos novinhos em folha, e ao mesmo tempo criar um efeito despojado, meio que desigual, combinando fios diferentes. Mas isso é muuuuuito difícil, acho que todas concordam, né?

Já tentei diversas vezes e nunca consegui a façanha - as cores não combinam bem, a quantidade não é o suficiente pra completar as carreiras, essas coisas. E eu não queria usar meus novelos prediletos de fio Desejo (sim, eu tenho pena de usá-los!!!!!! rsrsrs). Tenho um medo secreto de que um dia parem de fabricá-lo e eu fique sem! 

Bom, mas resumindo a história, tive que usar, sim, um pouco de Desejo - fofíssimos, macios e coloridos - o rosa-claro e o escuro que vcs veem na foto. Mas o bom é que usei também vários novelos e restinhos de Acalanto - principalmente o lilás, que comprei anos atrás pra fazer um casaco e desisti (acho muito grosso e meio "picante" pra vestir). Também Acalanto são as cores creme e castanho.


E no final adorei o resultado dos dois fios diferentes brincando juntos!! Tirou um pouco daquele exagero rosa (eu não queria aquele look pastel de bebê), proporcionado pelo castanho e pelo creme. Usei mais lilás porque era o que eu tinha em maior quantidade = questão prática! :)


E como não podia deixar de ser, faltava um "acompanhamento" para a manta. 
Fiz então este ursinho de feltro. O molde é da Sandra Coatti.







Foi bem rápida a execução dessa manta: comecei em agosto e terminei em setembro! E admito que fiquei triste quando acabei e meio perdida por um tempo...

Bom, uma diferença em relação à minha primeira ripple foi a borda. Na outra vez optei por não fazer, porque achei que o próprio desenho dela já era o suficiente, mas hoje não consigo imaginar uma manta sem borda - tenho a impressão de que falta o acabamento. 

Mas não foi fácil como eu pensei, porque para fazer a borda no ponto ripple é preciso "igualar" a altura dos pontos nas duas extremidades (as laterais ficam perfeitas, como na foto abaixo; o problema é apenas na parte de baixo e de cima, que ficam com as ondas pontudas, impossível de receber uma carreira de ponto baixo). 

O que fiz uma adaptação olhando muitas vezes as mantas da Jacquie e da Alice e fui fazendo pontos altos onde era mais baixo (para encompridar) e pontos baixos onde era mais alto (para encurtar). Não fica muito claro explicando assim, mas acho que ao terminar sua manta, vc vai saber do que estou falando... rsrsr

Depois dessa carreira que vai "uniformizar" a altura dos pontos nas duas extremidades, aí vem a borda de fato: 1 carreira de pb contornando toda a volta do trabalho; 2 carr. de mpa (meio ponto alto); 1 carreira de picô (1 pbx, 4 corr., 1 pbx - todos no mesmo ponto da carreira anterior) e entre um e outro picô fiz 4 pbx, que podem ser vistos na foto abaixo:






E pra finalizar, o embrulho com uma das tags que imprimi do How about Orange. Fiz um grupo de cada cor (algumas com "Feito à mão", outras com meu nome e o nome do blog). Achei lindíssimas!


Vamos à ficha técnica então?

Receita do ponto ripple (Eliana, Louca por Linhas): aqui.
Número de pontos (múltiplo de 16): 96 + 2 para virar; total: 98 correntinhas.
Agulha de crochê: n. 4,5
Fios: "Acalanto", da Cisne e "Desejo", da Pingouin
Receita da borda (adaptada): Bunny Mummy e Crochet with Raymond

Medida:
alt. : 90 cm; largura: 70 cm
É uma manta pequena, provavelmente pra ser usada no carrinho ou mesmo no berço pra cobrir.

Espero que seja muito bem aproveitada pela mamãe e pela pequenina.

Um abraço a todas e um fim de semana de saúde e aconchego! Até a próxima!

20 comentários:

Fabiana Strehlow disse...

Oi, Claudia!
Esta manta ficou show!
Parabéns pelo belo trabalho!

Beijos!

Jud disse...

Adorei as cores e este ponto também acho lindo, ainda não experimentei, mas já está nos meus projetos futuros!!!
Parabens!!
Bjo,
jud-artes.

Daniela Gomes disse...

Achei linda sua manta, com ctza a mãe da nenem vai gostar muito.
Sou apaixonada por esse ponto, ainda não me aventurei em fazer nada com ele, mais jaja eu tomo coragem, rs.
Parabens! Bjbj

Pipinha disse...

Que linda mantinha, Cláudia!
E o ursinho está um amor, vai fazer as delícias do bebé!...

Continuação de bons trabalhos,

Pipinha

Fada disse...

Olá Cláudia, o ripple é mesmo apaixonante, né?! Também me realizo com as mantas e fico procurando quem presentear! Vc escolheu mto bem as cores e a receita da Eliana é bem legal, sua manta ficou uma delicia! Abraço.

Márcia disse...

Ficou linda Claudia! Manta em ripple é uma delícia mesmo de fazer! Um beijo!

Márcia disse...

Ficou linda Claudia! Manta em ripple é uma delícia mesmo de fazer! Um beijo!

Ana disse...

Adorei as cores da sua manta!!! Está linda!!!
Até que enfim encontrei alguém que, como eu, tb tem "pena de usar os novelos"!!!
Abraço
Ana

disse...

Que gostoso quando um projeto dá certo não? Usar os fios, receita boa, presente dado...

Eu adoro fazer mantas para acabar com novelos viúvos rss

A sua ficou muito linda, bem alegre e num tamanho bom.

bjinhos

marcynha disse...

Olá Claúdia, amei a escolha das cores, ficou perfeita!!!
Você que é apaixonada por mantas e pelo ponto ripple, já conhece esse blog:thelazyhobbyhopper.blogspot?
Acho que você vai adorar as mantas que ela faz, tem uma feita com ponto granny ripple, eu nunca tinha visto antes, também achei lindo, estou tomando coragem pra começar uma manta.
Beijos, adoro seu blog.
Marcia

marcynha disse...

Olá de novo Cláudia, a doida e apressada aqui copiou o endereço errado.
O blog que tem mantas maravilhosas é esse aqui:lavoresfl.blogspot.com.br, lá tem vários modelos, e o link para o PAP da manta em ponto granny ripple. Ficou claro? Desculpe pelo engano.
Beijos, Marcia

Marlene disse...

Que combinação perfeita!! Adorei.
Realmente, ficou um lindo projeto, e com esse monte de dicas, maravilhoso.
Bjos

Claudia disse...

Marcynha,
Obrigada pela dica do blog que vc deixou! É muito bacana realmente!
beijos!

ZHOBEYDA disse...

HOLA AMIGA, TUS TRABAJOS SON HERMOSO, TE FELICITO, QUE DIOS BENDIGA TU CREATIVIDAD.. AHORA TE SIGO, VISITAME PARA QUE VEAS LO QUE YO HAGO TAMBIEN MUY HUMILDEMENTE..!
SIEMPRE SERAS BIENVENIDA..
NOLYZ....

Vivy Nogueira disse...

ficou muito fofa! os tons na medida certa!
parabens mais uma vez!
abraços

Ana Luiza disse...

Que colcha mais linda! As cores estão uma beleza só, amei! E o ursinho, então? Fofíssimo! Beijo!

ELENA disse...

Olá Claudia! por incrível que pareça este post reflete tudo o que tenho pensado ultimamente, desde o rippley (pensando seriamente nisso) até nas etiquetas, achei uma dica ótima e adorei! A manta e linda D+, amei as cores, e um lindo projeto! BJO!

Andreia Santos disse...

Olá Claúdia!
Esta manta está lindíssima, amei!!! Parabéns, seu blog só tem trabalhos, magníficos!
Visite meu simples blog http://refugiosdospontinhos.blogspot.pt/
Beijinhos,
Andreia



ateliêdarê - casa disse...

Oi Cláudia, descobri seu blog tem pouco tempo, pois estou entrando neste universo agora. Amo seus trabalhos, adorei as guirlandinhas e até comprei para fazer duas. Gostei muito tb do blog que tem os cartões pessoais, já até imprimi os meus. Não gosto muito de crochê e já arrisquei no tricô e dizia que nuca iria pegar numa agulha e olha eu me arriscando com os tecidos. Vou te passar meu blog, não tem muita coisa, e deixei-o de lado, mas depois que vi o seu fiquei animada em voltar a usá-lo.
Bjs e prazer em conhece-la.
http://www.ateliedarecasa.blogspot.com

Paula Cristina disse...

Olá! Poxa que sorte a minha...A manta é da Luana, eu já amei a manta e o ursinho, e com certeza ela tbm vai adorar! Obrigada pelo carinho! Beijos!