6 de novembro de 2011

Um bolo fofo!

Este post é especial pras garotas prendadas que me pediram a receita do bolo de chocolate coberto de M&Ms que eu fiz no último Dia das Crianças. Pois aqui vai ela! Garanto que vai virar uma receita daquelas de família, como é na minha, porque além de delicioso, ele é facílimo de fazer e melhor: sem sujeira nenhuma, pois não vai batedeira ou liquidificador! A receita foi passada por uma tia minha, excelente cozinheira, que fazia esse bolo pra vender na sua cafeteria. Vamos a ela?

Bolo Peteleco

3 xíc. farinha de trigo
2 xíc. açúcar
2 xíc. chocolate em pó
1 colh. (chá) fermento em pó
1 colh. (café) bicarbonato
1/2 colh. (café) sal
1 xíc. óleo
2 ovos
2 xíc. água fervendo

Modo de fazer:

Misturar tudo o que é seco com uma colher primeiro; então pôr o óleo, os ovos, e por último a água fervendo. Mexer tudo muito bem com colher de pau.
Untar a forma com margarina e farinha. Forno pré-aquecido, em mais ou menos 180 graus.

Cobertura e recheio de brigadeiro mole:

1 lata de leite condensado
1 colh. (sobr.) margarina (eu coloco mais)
3 colh. (sobr.) chocolate em pó (também coloco mais)

Pra cortar o bolo em duas partes na hora de rechear, minha mãe tem uma ótima dica, caso vc se atrapalhe com a faca: passar uma linha por ele, dividindo, assim, em dois!
Pra enfeitar, é só usar a imaginação. Eu adorei o resultado com a mandala de M&Ms e as crianças também! :)

No último post, falei do meu amor por cadernos. Eles também estão na cozinha:




O de capa laranja é velhíssimo de guerra: tenho desde que casei, 12 anos atrás. Claro que já tive vontade de comprar um novinho e passá-lo a limpo, pois tem páginas manchadas, letras rabiscadas, folhas arrancadas, essas coisas que vão acontecendo ao longo do tempo... Mas quem disse que tenho coragem pra começar tudo do zero?!



O outro, da Dona Benta, é bem mais recente: na verdade, não é um caderno, é um fichário, onde coloco as tantas receitas que imprimo da internet. Elas ficaram jogadas na gaveta por bastante tempo, até que tive essa ideia. Dá um pouco de trabalho porque tenho que formatar sempre no mesmo tamanho (no Word), pra que caibam certinho, e depois furar. Mas vale a pena:



No último post, muitas de vcs ficaram com a impressão de que eu sou megaorganizada... Pois garanto que não sou!! Minhas gavetas são um horror, meus documentos e receitas vivem em lugares que até Deus duvida, minha bolsa parece um buraco negro e meus armários vivem à beira de uma interdição! O que faço é dar umas pitadas de organização aqui e ali, como é o caso dos cadernos, porque acho lindo e porque facilitam a vida! Mas posso garantir que estou longe de ser um modelo a ser copiado nesse quesito... Minha irmã, que tem casa de revista e que não se conforma com minha bagunça, é que pode confirmar isso tudo caso ela passe por aqui... Van, conta pra elas!! rsrsrs



Bom, mas pra quem quer dar um toque mais organizado no dia a dia, tem três blogs que ajudam maravilhas e que me inspiram muito, sempre: Minha casa, meu mundo , Aqui pelo campo e Banana craft. Mas tudo sem neura, sem listas pra tudo, porque, na minha opinião, como diz aquele poema do Drummond:



"[...] Casa com vida tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto... Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está sempre pronta pros amigos, filhos... netos, pros vizinhos... E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.



Arrume a sua casa todos os dias... mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela... E reconhecer nela o seu lugar."




Pra quem quiser ler o poema inteiro, ele chama "Casa arrumada", e está aqui.



E pra quem se derreteu pelo bolo fofo, ainda dá tempo de desarrumar um pouquinho a cozinha e fazer pro lanche da noite de domingo! Acho que todos vão gostar!



Até a próxima e boa semana!

7 comentários:

Renata disse...

Anotado e com certeza farei pros meus pequetuchos!!!!Uma semana bem iluminada pra vc e sua família!!!!Bj gde de quem te gosta muitão,Rê.

Mónica disse...

Claudia, adorei o bolo, fica lindo e tem um ar muito apetitoso!
E concordo com Drummond e a sua casa com gaveta de entulho. Na minha casa tento manter a gaveta de entulho pouco cheia, mas há sempre lençóis virados e bagunça na sala e no quarto da minha filha, por mais que se tente manter tudo organizado. Nós preferimos aproveitar a casa e a vida, é bem melhor que ter tudo no seu devido lugar. É essa a diferença entre casa e museu :D

Karina K. disse...

Obrigada pelo carinho, Claudia!
Bjs

Judy disse...

Que delícia de bolo... fofo e lindo!
Receita de tia doceira fica em lugar de destaque no caderno de receitas!
Incrível como a casa da gente sempre tem um coisa para organizar, limpar, ajeitar...
Aqui em casa vive gente e cães e nossa casa é limpinha e ajeitadinha embora muitos dias eu acabe não tendo tempo de viver nela, acabo vivendo para ela... vou começar a levar em conta a proposta do poema do Drummond.

beijo grande!

disse...

Adorei essa poema quando o li, depois dele me senti menos culpada por sentir que minha casa é um lar! Claro que muitos dias tenho vontade de me atirar da janela ou atirar filhos e bichos por ela rss

Obrigada pela receita, bem fácil mesmo, e a mandala perfeita!

Eu não acho que deva passar a limpo seu caderno de 12 anos... ele é uma relíquia que deve ser deixado assim... mais tarde seus filhos verão (ou virão?) que as páginas mais manchadas são as receitas preferidas da familia.

bjinhos

Denise disse...

Claudia..

Essa receita do Bolo Peteleco é da minha infância !!!!!!!!!!!! Meu Deus!!
Claro que não eram confeitados lindamente e originalmente com MMs..:)
Vou correndo pra cozinha!

Beijos

Ana Luiza disse...

Adorei o post, o poema, os cadernos e o bolo! Saudade, querida! Beijo grande.