28 de agosto de 2011

Granny love...

Minha paixão por granny squares não acaba!



Sempre tenho algum projeto na lista que os envolva!



E um cachecol assim eu sempre pensei em fazer, mas achava que ficaria grosseiro e incômodo de usar. Bom, eu me enganei!!



Ele ficou muito macio e leve. De.li.ci.o.so!! Optei por fazer quadrados pequenininhos: só fui até a 3.a carreira, pois assim fica na medida da altura do pescoço, sem ficar dobrado.




O responsável por essa maciez é o fio Desejo, meu companheiro de tantos projetos! Ag. 3,5.



Achei que a combinação de cores ficou muito boa, com esse fundo creme.



E poucas receitas poderiam ser tão fáceis: quadradinhos unidos conforme se vai crochetando (usei, como sempre, o método Join-as-you-go, que eu aprendi com a Lucy) e algumas franjinhas. Muito aproveitado neste fim de inverno!






Bom, como recebo sempre muitos comentários e e-mails sobre o método que eu uso pra unir os quadradinhos, fui fotografando o passo a passo. Mas lembrem que há um post aí, na minha barra lateral, explicando também!



Então, vamos a elas?

Vc vai crochetar o primeiro quadradinho até o final e arrematá-lo normalmente (são 3 carreiras apenas). É a partir do segundo que vc vai começar a uni-los. Na foto abaixo, eu já tinha unido alguns, mas vc vai começar a fazer isso a partir do segundo.



Então, no segundo quadradinho, faça as 2 primeiras carreiras normalmente (rosa-chá e roxo na foto abaixo). Na 3.a carreira (cor creme), vc vai crochetar dois lados e, quando chegar no canto (onde está enfiada a agulha), vc fará o primeiro grupinho de 3 pontos altos, que forma o canto do quadrado:



Agora vc chegou no momento de unir: terá que fazer 1 ponto baixíssimo ligando o canto do seu quadradinho incompleto com o canto do quadrado (no espaço formado pelas 2 argolinhas) que já estava pronto. Veja de perto:



É esse ponto baixíssimo (onde está a agulha) que forma o "elo" entre os dois quadrados. Então vc vai continuar fazendo o outro grupo de 3 pontos altos, que forma o canto do seu quadradinho. Certo? Veja abaixo:




Aqui, na próxima foto, o canto já formado (2 grupos de 2 pa e 1 ponto baixíssimo no meio deles - que uniu os dois quadrados). Então é hora de fazer outro "elo" de união: outro ponto baixíssimo no espaço do outro quadrado formado por 1 correntinha:



Assim vc vai seguindo até chegar ao próximo "canto": sempre fazendo 1 ponto baixíssimo em cada espaço de 1 correntinha. Vejam como os grupos de 3 pontos altos ficam "alinhados", certinhos uns com os outros:




Na foto acima, já chegamos ao 2.o canto - feito do mesmo modo que o 1.o: 1 ponto baixíssimo no espaço formado pelas 2 correntinhas. Depois, é só terminar a carreira final normalmente, como na foto abaixo:




Pronto! Estão unidos os quadrados! :)




No caso deste cachecol, só precisamos unir um dos lados do quadrado, o que é bem mais fácil. No caso de mantas ou toalhinhas, em que há 4 ou mais squares, é preciso ligar 2 lados, como no exemplo do post na barra lateral, o que requer um pouquinho mais de prática.



Este método é o melhor na minha opinião e o que fica com o acabamento mais perfeito. Mas há várias outras maneiras de unir quadradinhos depois de prontos. Pra quem não tem muita experiência com eles ainda, acho que o mais fácil seria fazer isso depois de todos prontos.



Também recebo muitas perguntas sobre como fazer a troca de cores no crochê. Prometo que vou fazer um post sobre isso. Mas como meu método não está longe de ser perfeito, prefiro aperfeiçoá-lo um pouco antes de passar adiante...



O que usei é o tipo mais simples de square e vc pode ver o gráfico aqui. Mas há inúmeras opções se vc procurar pelo Google (e mesmo aqui no blog). Em forma de gráfico (que eu adoro!) ou por escrito. Este eu já sei de cor, então acabo usando sempre!

A Sônia dá várias receitas e gráficos desses quadrados neste post e ensina umas técnicas muito interessantes pra aperfeiçoá-los. Estou testando esses métodos ainda. Depois conto o que achei! Mas pra quem quer aprender, o Falando de crochet é uma excelente fonte de consulta!

Ufa! Um post longo. Mas espero que tenha valido a pena.



Bons e lindos crochês!

19 comentários:

Sandra disse...

esse cachecol é muito lindo, sempre gosto e não canso dele, pois a beleza do jogo das cores é que faz toda a diferença e vc soube escolher as cores que ficaram numa harmonia linda, bjos

Izabelle Costa disse...

Eu fiz um cachecol para mim há uns anos atrás mas algo nele me incomodava. Acabei de descobrir o que era: muito largo.
O seu ficou perfeito. na medida certa. Além de lindo!
Boa semana!

Koshka Lu disse...

Очень красивый шарф получился. Даже праздничный.

Regiane Artesanatos disse...

Oi Claudia, este cachecol ficou lindíssimo! Leve, sem aquele "volumão", ótimo! E as cores tbm são ótimas!
Lembra que uma vez vc ofereceu a tradução de um gorrinho de crochê com orelhas de ursinho? Eu fiz e postei lá no blog, se vc quiser dar uma espiadinha é muito bem vinda. Obrigada pela tradução e por sempre postar lindas coisas para o deleite de meus olhinhos.
Bjos e boa semana

Márcia disse...

Claudia, eu também tinha essa impressão de que esse tipo de cachecol ficasse duro, sem graça, mas ficou muito bonito e vi q tem um caimento bem bacana, né? Tenho umas sobras de Sublime e acho q vou fazer um bem coloridão (risos). A-do-ro o fio Desejo! Beijão!

Ana Luiza disse...

Lindo o cachecol! Adorei as cores, o fim do inverno fica ainda mais bonito com elas... Beijo!

Maria Teresa disse...

Como sempre muito lindo o seu trabalho, até acho engraçado você dizer que está se aperfeiçoando, imagina quando estiver perfeito, se já agora os seus trabalhos são maravilhosos, parabéns amei.

disse...

Excelente post; para ser consultado sempre.
O cachecol ficou perfeito, no tamanho, na escolha de cores... lindo!

bjinhos

Vivianne disse...

Parabéns ficou lindo!!!!

Aline Marques disse...

Olá Cláudia !!! Tudo bem ???

Meo, que cachecou lindo...Salvei a foto na minha pasta "Fonte de inspiração".
Estava a procura de como emendar squares, estou crochetando uma manta para bebê e seus post's são muito úteis. Obrigada !!!

Beijinho, mil felicidades pra ti.
Aline Marques

Marico disse...

Ficou lindo e com bom caimento. Parabéns!

bjs

ELENA disse...

Olá Claudia! e claro que este post valeu a pena, uma ótima aula, principalmente para que sabe pouco como eu, hahaha! quem sabe um día fico esperta como você?
O fio Desejo e tudo de bom, lindo seu cachecol. BJO!

Márcia LP disse...

Claudia,
Realmente os quadradinhos são uma paixão. Totalmente viciantes. A combinação de cores ficou muito boa e o fio Desejo é bem macio para o crochê.
Seu passo a passo ficou muito bom. Gostei muito do link, ão conhecia esse blog de crochê. Eu faço de um jeito diferente. Qualquer hora vou fotografar e tentar mostrar no blog como mudo de uma cor para outra.
Beijos e inté.

Sônia Maria disse...

Olá, Claudia querida!
Como sempre, seu blog e seus crochês estão impecáveis! Dá gosto passar por aqui...
Muito Obrigada pela referência e link... Depois que testar as minhas sugestões, peço me dizer qual ou quais você aprova... Faço questão de anotar lá no blog que você os teceu e sua opinião... Vou aguardar.
Beijos

Rosângelaarteselinhas disse...

Lindo o cachecol!!!
Já estou te seguindo....
Bjs.
Rosangela.

Silvia disse...

Lindo chacecol!! Ainda não sei fazer crochet mas está nos meus planos apreender em breve.
Até, Silvia.

Vera Teixeira disse...

Valeu muito a pena ler.
Acredita que eu também pensava que esse tipo de cachecol ficasse grosseiro?
Já estou aqui caraminholando quais cores usar para fazer um tão bonito como o seu.

bjs

Olivia Claudia disse...

Ficou pra lá de chique!!!!
Lindoooooooooo!!
bjs
Olivia

Judy disse...

Se valeu!!!
Achei lindo e mesmo tendo dificuldades no crochet me deu vontade de tentar.
Um beijo grande!