21 de julho de 2011

Vapt-vupt...

Eu não poderia estar aqui agora, mas estou. E não poderia simplesmente porque me impus uma daquelas tarefas com que a gente se enrola sozinha, sem necessidade alguma: terminar uma coisa com a qual pretendo presentear uma amiga amanhã de manhã... Cedo. Antes do trabalho, que é quando vamos nos encontrar antes de ela voltar pra cidade dela... o que significa que tenho que terminar hoje...

Bom, mas também queria blogar pela primeira vez direto do meu laptop, do aconchego da minha cama... e cá estou eu, com as fotos do colete cinza finalmente terminado:

Ele até que fotografou bem, mas como vcs devem ter notado, a minha empolgação não é muita, aquela costumeira... Não sei se errei na escolha do fio, no número das agulhas, nas medidas, no ponto. Ficou largo e "mole", longe de um caimento bacana.





Acho que errei em ter feito em ponto tricô usando este fio tão simples. Se fosse uma lã mais trabalhada acho que ficaria melhor e mais encorpado.





Usei fio Desejo e agulhas retas n.5**. Não achei que devesse usar 2 fios, pois ficaria grosso e pesado demais, então usei apenas um.





A receita me pareceu ótima e muito bem escrita: o Colete Vapt-Vupt, da Ká. Eu é que ainda tenho muita dificuldade na "modelagem" do tricô.

O problema é que não consigo ficar satisfeita com as peças que faço pra vestir: até agora não acertei o caimento de uma roupa sequer que eu tenha feito pra mim! E acho que ainda há um longo caminho a trilhar.

Foi considerando minha dificuldade com decotes, mangas etc. que escolhi esta receita, das mais básicas, pra não ter onde errar. Mas errei até mesmo na medida da altura do decote e tive que desmanchar, pois quando provei ele estava simplesmente no meio da barriga!!! Acho que tomei como ponto de partida o local errado na hora de medir os 20 cm a partir das diminuições...


Enfim, mesmo assim, usei-o esta semana, apenas pq a sensação de usar uma peça feita por nós é deliciosa, não?




Uma vez, ao ler um dos meus posts, minha irmã disse que eu sempre coloco defeito em tudo que faço. Claro, sou perfeccionista, mas no caso do blog acho necessário dividir os erros para orientar quem vai fazer a mesma peça e também pra ir aprendendo com as dicas. Concordam?


Bom, o fato é que passei da hora e preciso urgentemente voltar à minha tarefa (abaixo), com hora pra ser concluída... ou seja, logo mais!
Até!

** P.S. (25.7): Acho que descobri parte do problema com o colete: a agulha que usei foi a n. 6!! Pelo que me disseram nos Comentários, com o fio Desejo eu deveria usar no máximo a n. 4. Então, lição aprendida para a próxima!! Obrigada por todos os comentários! Foi uma delícia ler todos eles!
** P.S. 2 (12.8): O livro que aparece nas fotos é "Os catadores de conchas", um romance De.li.ci.O.so, recomendadíssimo! Já estou no segundo da Rosamunde Pilcher!

20 comentários:

Unknown disse...

Oi Cláudia!!!
Tá lindo o colete, desencana.
A cor ficou ótima, vai com tudo, o ponto é o básico mas ficou bom mesmo.
Sei que para quem faz e ainda por cima é perfeccionista, a gente acha mesmo defeitos mas são imperceptíveis a olho nu, só mesmo com a nossa 'lente de auto aprovação' é que dá para ver.
Erros acontecem e é com eles que aprendemos. Dividir os erros e acertos, e receber elogios e críticas , na minha opinião , é o que faz valer a pena ter um blog.

Acho que já falei demais(rsrsr).
Vou aguardar o que sairá destas florezinhas tão meigas.
Beijos,
Camila.

Unknown disse...

oi......
quero compartilhar da tua alegria pelo lap top, pois tbm ganhei um ontem e estou toda faceira.
A peça ficou bonita de se olhar, mas sei como vc se sente, eu tbm amo o trico, mas só acerto os cachecóis pois, vc já tá na minha frente viu, mais evoluida, com persistencia a gente chjega lá, eu creio!

bj

Regiane Artesanatos disse...

Oi Caludia, eu gostei muito do colete, ficou bacanoso! E parabéns pelo novo laptop...espero que traga bons momentos pra vc no aconchego de onde quer que vc esteja.
Bjos

Carolina disse...

Oi, tudo bem? Acabei de encontrar seu blog e achei os seus trabalhos muito lindos, parabéns! Vendo as suas fotos fiquei com uma vontade de aprender tricot (eu só sei crochet)! beijos :)

Pitadasdilu disse...

Ah Cláudia, não seja exigente demais com vc mesma, tudo que faz e mostra aqui é lindo.
Parabéns por seus trabalhos!
Bjos, Lú.

Neldeni da Silva disse...

Boa Noite!!!
Olá Claudia, pois amei seu colete com todos os defeitos que vc disse que tem, pra mim ñ vejo nenhum...ficou lindo viu...bjss..Deus Abençoe por compartilhar seu talento conosco...

Esther disse...

Adorei o coletinho! Boa sorte na sua tarefa/presente para amanha de manha!

C. disse...

Olha, Claudia, se o colete não teve um bom caimento essa sua foto enganou bem, viu? :) Adorei o jeitinho que ele vestiu você! Beijos!

Sandra disse...

Claudia, vc quer é elogio, rsss tá lindo mesmo, a cor (adorocinza) acho chic uauauau

disse...

Cláudia, eu também fico muito encanada com peças quando são pra mim... o perfeccionismo impera!
O fio Desejo eu uso com ag 4mm; até com a 4,5 ele fica molenga...ele parece grosso mas na hora de tricotar ele é fino.
Mas o que vale é a nossa intenção de fazer peças bonitas, aprender, tentar; só mesmo a experiência com fios e agulhas diversos nos levará a tirar de letra o que queremos:)
Valeu ter testado a receita, fiquei muito feliz! e se não tem erro, melhor ainda!
A cor é linda, básica; o colete ficou super bonito; desencane:))

bjinhos

Karina K. disse...

Oi, Claudia
Eu adoro peças básicas, simples, com pontos básicos, então, achei que ficou ótimo. Mas quando faço algo pra mim também sempre fico com a sensação de que alguma coisa não saiu bem, que poderia ter ficado melhor, que o caimento não está bom... acho que é coisa de tricoteira mesmo. E é assim que se vai aprendendo e aperfeiçoando a técnica, não é?
Aproveite seu coletinho que ele parece muito gostoso de usar.
Bjs

Ana Maria Tricô disse...

Oi Claudia!!
Lindo colete, adorei.
Passe no meu blog tem selinho pra vc.
bjão e um final de semana maravilhoso.

Anônimo disse...

Cláudia, ficou muito bonito!E o caimento está ótimo, se ele ficasse "duro" ia ficar muito esquisito. Não sei se você costuma fazer amostra antes de começar o trabalho, se não faz é uma dica. Apesar de parecer perda de tempo tricotar um quadrado de 10x10 cm com o fio e a agulha que a gente vai usar no trabalho, acaba sendo um ganho porque não se tem surpresas com relação a isso o que você acha ou seja ficar frouxo ou rígido demais o trabalho finalizado.
Continue tricotando seus trabalhos são lindos.
dirmasilva@yahoo.com.br

Susana Delvan disse...

Claudia, pela foto não tá parecendo tão ruim não hem!! Mas te entendo, eu também sou assim quando faço alguma coisa para mima, mas agora tenho uma regra, se não gosto desmancho sem dó!!!
Bjs

Denise disse...

Cláudia, achei que o colete ficou muito bonito. Eu adoro o fio Desejo, mas a Kátia falou certo: se não for com agulha menor, ele fica meio molengão mesmo... mas a foto dele no corpo ficou bem bonita, espero que vc tenha gostado de usar!
E aí, deu tempo de fazer o presente?
beijo

Sônia Maria disse...

Olá, Claudia querida!
Seu coletinho ficou muito lindo! Gosto muito de peças sequinhas como ele.
Fui lá no blog da Lucy, do Attic24, e vi a flor ampliada dela. Sou apaixonada por tudo que ela faz. Tudo dela é muito colorido e não é vulgar. Denota bom gosto e estilo de vida. Me passa um ar de uma vida simples, cheia de vida e de muita felicidade...
Há algum tempo atrás fiz uma semelhante a que ela fez... A dela ficou mil vezes mais bonita que a minha... Atribuo parte disso as cores maravilhosas que ela usa e parte as pétalas menos repolhudas. Por coincidência fiz também uma almofada veja nos links a seguir...
Versão Almofada:
http://falandodecrochet.blogspot.com/2008/11/almofada-de-croche-petalas-de-flores-ou.html

Versão Individual de Croche:
http://falandodecrochet.blogspot.com/2008/10/suplat-ptalas-em-crochet-ponto-alto.html

Um outro modelo muito parecido...
http://falandodecrochet.blogspot.com/2008/10/grfico-do-tapete-de-rosas-e-um.html
Abraços com carinho,
Sônia Maria

ELENA disse...

Só você está vendo defeitos no colete, estou achando ele perfeito, gosto das coisas clean!
Agora, eu ganhei om lap top no natal, preciso usar ele na cama embaixo do edredão e uma coisa que nem tinha pensado, e pq sou meia elétrica!
BJO!

blog da geci disse...

oi ,Claudia o colete ficou ótimo eu achei lindo e tbem gostei do livro que vc colocou junto na foto, pelo que pude ver é Catador de conchas da rosemunde pilcher eu adoros os livros dela, e sou louca para ler este mas ainda não consegui, um bjo.

Márcia disse...

Estou passeando no seu blog de novo. Adoro! Estou procurando o post da almofada... eu adoro Rosamunde Pilcher. Li quase todos! "Setembro" também é muito bonito e os contos do Flores na Chuva também vale a pena. Um beijo!

cá-cá (Portugal) disse...

O que me guia nesta visita pelo teu blog são os trabalhos (lindos!) em crochet... mas o que me fez deixar um comentário foi o livro!! Aqui em Portugal o título é 'Apanhadores de Conchas' e eu adorei!!!
bjs e bons trabalhos! ...e boas leituras!