18 de outubro de 2009

Gorrinho Brrr

O que tenho hoje não é um trabalho tão lindo quanto o ripple do último post... Afinal, não dá pra viver fazendo só projetos como aquele, não é?! (infelizmente... rsrsrsrsr)

É uma receita basiquinha de gorro infantil, muito graciosa e fácil de crochetar:


Brrr Baby Beanie

Receita do Ravelry, que vc também pode ver aqui, em inglês (não esqueça de consultar o Dicionário de Crochê na barra lateral, caso precise! e também os Manuais).
Foi feito pro meu sobrinho de 2 anos há uns meses.

Usei sobras da lã Acalanto, usada para o meu xale de tricô. Queria um fio macio e leve, porque os outros gorrinhos que fiz de crochê nesse estilo ficaram meio duros e pesados, usando fio Bella ou Sedificada. Este ficou bem fofo e gostoso de tocar.


Tudo começa com o círculo mágico do crochê, feito com a quantidade de correntinhas indicada na receita e a partir de onde se faz os pontos altos, de acordo com o número também indicado.

Nesta foto, o corpo do gorrinho, ainda sem as abas laterais, que são feitas no final.
Neste ponto, é preciso marcar o meio do trabalho para fazer as abas das orelhinhas, nas laterais, o que marquei com a própria agulha de crochê na foto acima. Então será feita a primeira aba. Depois dela, é mais fácil contar e chegar à segunda.

Acho que os protetores de orelhinhas são imprescindíveis para os fins de tarde frios e as noites chuvosas que nos têm acompanhado mesmo na primavera... As mães agradecem!! :)

E uma dica preciosa que tenho aplicado em todos os trabalhos de crochê é terminar com uma carreira de ponto baixo. O acabamento fica mil vezes mais bonito. Aprendi há pouco tempo e tem feito uma enorme diferença nos projetos. Vejam:

E aqui, já devidamente usada pelo pequeno Pocoyo:

Espero que tenham curtido e que muitas outras cabecinhas fiquem quentinhas com ele...
Bons crochês!

10 comentários:

Marcia Quadrado disse...

Claudia,
Amei o blog. Muito legais os teus posts, divertidos e agradáveis.
è um blog para ficar um dia inteiro, pois já li bastante coisa e ainda falta um monte.
Bjs,
Marcia Quadrado

Judy disse...

Que belezinha!
Adorei as dicas, obrigada!
A acalanto é mesmo uma gostosura de trabalhar e de usar.
Boa semana.
Bj

Renata S. P. disse...

Ficou lindinho o gorrinho, Cláudia!
Nunca me aventurei a fazer este tipo de peça em crochet. Só fiz manta, bolsa, descanso de panela... rsrs

Beijos!

Márcia disse...

Claudia, eu também fiz um gorro em crochet com o fio Sedificada e achei que ficou muito duro e pesado. Eu tenho exatamente esse fio nessa cor q vc fez esse gorrinho tão fofo q acho q vou me arriscar a fazer mais um gorro pro marido. Um beijão!

Karina K. disse...

Oi, Claudia!
Que amor ficou o gorrinho!!! Pena que não sei fazer crochê... O modelo é muito fofo também!
Beijinhos

ELENA disse...

Claudia :uma beleza de gorro , temos 75% de ter um menino na família (segundo o ultra som)agora fico olhando tudo o que é azul ,de modo que vou sapear todas as coisinhas do teu sobrinho , hahaha!
BJUS!

disse...

Que fofinho... esse fio é gostoso mesmo, e a receita perfeita:) sabe que eu faço sempre o acabameneto em pto bx, acho q fica outra coisa mesmo.
bjinhos

Anônimo disse...

Olá Claudia,

Adoro consultar e acompanhar o seu blog, que descobri há uns 2 meses.
Vi a sacola que você bordou para sua irmã e que comprou várias delas em loja perto da sua casa. Como também sou de SP, você me daria o endereço da loja?
Parabéns e obrigada,
Um abraço,
Rosely
roselymgr@hotmail.com

Marico disse...

Claudia, que belo gorrinho, bem parecido com o do Pocoyo, uma graça!
bjs

Ana Luiza disse...

Adorei o gorro do Pocoyo, uma graça! Você faz coisas lindas, não importa o tamanho do projeto! Beijo.