25 de novembro de 2007

Cachecol de tricô!

Fala a verdade: é só bater o primeiro ventinho mais frio de outono que já dá uma vontade louca de fazer tricô! E é um tal de fuçar as agulhas e lãs e comprar as revistas...
Não imagino coisa mais aconchegante do que esta: sentar num canto com minhas agulhas e lãs e tricotar... (só filminho com pipoca e leitura debaixo das cobertas podem competir!) Não é uma delícia??

Este cachecol fiz este ano e ficou bem bonito; claro que a linha ajudou muitíssimo, porque tem fios lindos misturados (infelizmente não lembro o nome... mas ainda deve ter à venda - fiquei horas pra me decidir entre a verde, a rosa e a bege...); demorei também pra acertar no ponto e tentei umas 3 receitas até acertar uma. É que como a linha é muito trabalhada, dependendo do ponto não dá nenhum realce. Desmanchei vááááárias vezes até chegar no que eu queria.









Mas quem ouve pensa que a produção é grande! Não sou uma expert no tricô, não. Pelo contrário: faço muito é cachecol. Já fiz umas blusas, mas aí é uma odisséia: a cada carreira ou início de manga e decote, diminuição e aumento tenho que correr até minha mãe!



Mas tem um Manual de tricô da Coats que ajuda muito (não tanto quanto minha mãe, mas dá uma mãozinha) e vc pode baixar no computador.

Acho que é ótimo pra quem tem facilidade em aprender apenas olhando esquemas (eu preciso ver alguém fazer na maioria dos casos). Esse manual ainda é vendido também em alguns armarinhos, desses que têm revistas antigas. É da Editora Liberato.

Aqui está o cachecol:



Vou postar a receita depois (porque não lembro qual é)... Se eu fosse uma virginiana que se preze, teria anotado a receita, guardado o rótulo da lã e tudo estaria num mesmo organizado e belo lugar e agora postado aqui, com todos os detalhes... mas esta não é a minha realidade; quem sabe um dia eu evolua. Acho que sou uma vergonha para a espécie!!!

Atualização:

Receita do cachecol bege (o que me lembro...)

28 pontos em agulha de tricô 6,5 mm

1 tricô, 1 meia, 1 tricô, 1 meia... tricotando como o ponto se apresenta até o fim.

Não tricotar o primeiro ponto da carreira, pra dar um acabamento melhor nas laterais.

3 comentários:

Andréa Vidal disse...

Acho que você é uma virginiana do Paraguai!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
E eu outra, porque nem tricotar eu sei, pra começo de conversa!!! rsrs
Tô adorando isso tudo!
Bj

Cláudia Ferreira disse...

Olá amiga!
Adorei o cachecol... adorava saber fazer tricó... só sei com os dedos e MAL! É uma pena...
A minha mãe também é do signo virgem e organização também não é com ela... lol
Beijinhos, cláudia

Anônimo disse...

Voce é um anjo que caiu do céu,e truxe esse dicionário para nós tricoteiras que não sabemos inglês. Seu blog é maravilhoso e nos ajuda muiiiiiito.
Obrigada,
Cecilia