7 de abril de 2016

Bordado

Dia desses (ainda no verão) bordei um pano de prato.



Trabalho despretensioso, daqueles com o qual se tem um prazer descompromissado... sabem como é?
Sem pressa de acabar, sem nada pré-definido... só a delícia de sentar e bordar. Uma das coisas que mais adoro fazer desde muito novinha...



Sempre tenho panos de prato lisos guardados à espera de algum projeto como este: toda vez que vou ao mercado fico passeando pela ala de "casa e decoração" (nem preciso dizer que demoro tanto nessa parte que chego sem nenhuma vontade à parte mais importante e que me levou, de fato, até ali: as compras! rsrs). 

O que adorei é que este pano já vem com barrado aplicado num tecido lindo e colorido (peguei um de cada cor, com um preço bem baixinho...).



O risco das borboletas é da talentosíssima Nancy Nicholson, AQUI (quando não há molde/risco para imprimir, o que faço é ampliar o desenho na tela do computador, colocar uma folha transparente por cima e riscar com lápis - com muito cuidado pra não estragar a tela, claro!!)

Vale a pena conhecer o trabalho da Nancy. É incrível! Além disso, no blog ela ensina vários dos pontos que ela usa, com tutoriais com fotos.


- Neste bordado excepcionalmente usei linha torçal destas AQUI, porque herdei umas tantas meadas de uma tia, mas geralmente uso daquelas meadas pra ponto cruz, das mais comuns...
- Agulha para bordado fininha pra não estragar o tecido.
Parti desse tom fresco de verde do barrado pra combinar as cores das borboletas. O que acharam?
.............................


Quem quiser ter dicas de como fazer bordado livre como este, fiz um tutorial alguns anos atrás (2009!!! nossa!): AQUI. Nesses tantos anos de blog, muitas pessoas me escrevem com dúvidas sobre bordado e acho que respondi à maioria delas naquele post (assim como nos "Comentários" de outros posts com o marcador "Bordado" - deem uma checada lá!). Espero que aproveitem e sintam-se livres pra perguntar se ainda tiverem dúvidas...
...............................

Obs.: A cozinha da foto não é a da minha casa (é da chácara dos meus pais, onde bordei o pano e onde ele ficou morando... ar puro, sol entrando pela janela, nada de grades, nada de sons desagradáveis, morada perfeita pras borboletas...).

............

Bons bordados!


3 comentários:

Maysa disse...

Boa tarde Claudia,
adorei suas borboletas ( amo borboletas ), diferentes lindas e seu texto ainda completou a beleza destes panos, parabéns.Fui até o blog da Nancy .
forte abraço
elisa

disse...

Que lindas!!! amo borboletas... são frágeis e tão poderosas! Lindo seu post. Perfeito bordado para o local que se destina:)

bjinhos

TT disse...

Muito bom Claudia,
delicados e diferentes,
bjs