26 de janeiro de 2015

Abajur renovado

Meu abajur do quarto é beeeem velhinho, mas gosto muito dele e não pretendia trocá-lo, já que funciona perfeitamente e adoro o formato alongado dele. Só a cúpula é que eu já estava enjoada de olhar, depois de muitos anos, uma espécie de juta: 



Então resolvi revesti-lo de crochê assim:


Que tal?

Não sei se dá pra perceber o brilhozinho da linha pelas fotos; é muito lindo o efeito (fio Encanto, da Círculo, dourado - cor n. 7577)

Comprei alguns novelos dela pra fazer uma blusinha de verão, mas, depois de algumas tentativas frustradas, desisti, porque não é fácil conseguir dar um nó ou fazer qualquer arremate com ela, já que é lisa demais e acaba desfazendo... uma pena!

Então resolvi tentar usá-la pra forrar a cúpula e deu certo, porque os arremates ficam por dentro e se algo se desfizer não há tanto problema.




Primeiro tirei a cúpula da base e forrei a peça toda, daquele jeito que já expliquei AQUI, como sempre faço para cobrir latinhas e todo tipo de objeto circular.

Achei que se complementasse com algum detalhe como flores ia ficar mais alegre:


Então peguei ESTA receita de flor, que fica bem bonita porque tem volume. E fui costurando as flores em torno do crochê já pronto (antes de "vesti-lo" na cúpula, claro). 
Pra costurar as flores, usei agulha comum de costura e o próprio fio Encanto (não foi nada fácil conseguir passar este fio por entre os pontos, porque ele escorrega demais, mas por fim consegui)! Quem optar por colar, também dá certo! só acho muito importante que todo o contorno maior da flor fique bem grudado na peça, senão as flores ficam caídas, sem forma. 

São 4 flores em torno da cúpula.
Não precisei colar nada, porque ficou bem justo (fiz a medida de pontos bem apertada, para que não ficasse saindo depois de colocado ou com aspecto frouxo...). 

Pra falar a verdade, não sei mais dizer se usei ponto baixo ou meio ponto-alto... rsr mas acho que é mesmo ponto baixo, com agulha n. 3,5 e apenas 1 fio de Encanto. 




E assim meu quarto ganhou um abajur novinho!



Obs. 1: no meu criado-mudo não pode faltar: abajur, rádio-relógio e livro. Gosto muito do aconchego dessa peça e não ficaria sem ela por nada! Quanto ao rádio-relógio, meu marido sempre dá risada dizendo que só eu no mundo ainda uso, porque todos usam celular ou algo mais moderno, mas não ligo e faço questão de ter um... E vcs, gostam de ter o quê ao lado da cama? Queria saber...

Obs. 2: forrar uma cúpula de abajur com tecido é bem fácil e fica lindo! Eu  já fiz um AQUI. Lá tem link pra um ótimo tutorial!

Obs. 3: o livro do criado-mudo é a maravilhosa biografia "Frida", de Hayden Herrera, que acabei de ler.

Beijos e uma ótima semana!

3 comentários:

Maysa disse...

..ficou muito lindo , perfeito e que vai te acompanhar muitos anos
forte abraço elisa

Marico disse...

Uma graça!Gostei do detalhe das flores.
Já usei um fio assim que desfia, acho que uma solução seria dar uns pontinhos à mão com agulha de costura para segurar.

bjs e uma ótima semana

disse...

Adorei!! preciso usar essa ideia pro meu!
Acredita que estou crochetando um "cobre circulador" com um dio assim? escorrega e não dá nó kkk
Adorei as flores. Seu criado é como o meu!! rádio relógio (sim, somos duas a usá-los ainda), abajur e livros:)) ah... mas eu tenho um óculos de leitura, afinal sou uma véinha:)
bjos e boa semana