18 de maio de 2013

Xale Elise

Aleluia, minha máquina está de volta! Que falta imensa ela me fez!!!

E como havia prometido, minha fase "xales" rendeu. Este fiz em finzinho de fevereiro, ainda em pleno verão, mas ele é bem fino e leve de usar:


 Estou encantada por ele e pelo fato de ter conseguido fazer uma peça em lace, que é um dos estilos que mais adoro, tanto no crochê como no tricô...


"Lace", pra quem não sabe, quer dizer "renda", e esse é o efeito dos pontos: rendado! lindamente rendado e leve... Sempre fui apaixonada pelos xales da Marico (em tricô); agora tenho o meu, só que em crochê!!! estou orgulhosa! :)


Usei fio Cléa 1000 (1 novelo), que é bem fininho, com dois fios juntos (e agulha n. 4), 
como dá pra ver na imagem abaixo, no comecinho dele:


 Esse tipo de trabalho, cheio de buraquinhos e com um desenho que se forma, tem um efeito melhor se blocado depois de feito. Eu sempre tive medo de blocar peças, pq há vários modos de fazer, mas sei que em alguns tipos de fio pode ser catastrófico...

 Mas me enchi de coragem e fui em frente: usei alguns pedaços emendados de papelão que sempre guardo pra algum artesanato (uni um ao outro com durex, pq precisava ser bem grande, com o xale bem esticado). Depois, é só ir colocando alfinetes nas pontas - no caso deste xale, nos pontos picô das bordas, pra que fiquem bem "pontudos", como devem ser, e bem definidos. Claro que também é possível não blocar, mas ficou muuuuito melhor assim!

Depois de alfinetado e bem esticado, é só borrifar água morna com um daqueles borrifadores de plástico e deixar ali por no mínimo 24 horas. Pelo menos é o método que usei em mais de uma peça e deu certo (mas não sei quanto tempo isso dura, pra falar a verdade...). Já vi que várias pessoas usam aquelas placas de EVA grosso, como dos tapetes infantis, e até toalha de banho (que também já usei em outro trabalho, mas bem menor). Vejam:




Amei o efeito dele, o desenho formado, tudo! Mas claro que não foi um projeto facílimo de fazer, pelo menos pra mim (superdesconcentrada): errei muitas, muitas vezes, e desmanchei nem sei quantas, porque ia fazendo, conversando, vendo tv, e quando dava por mim o desenho estava errado... mas insisti, porque percebi que era só ter concentração pra ficar repetindo o mesmo motivo sempre. Não é difícil: os pontos são os mais básicos: correntinha, ponto alto, ponto alto duplo e triplo (a questão é sentar e se dedicar a apenas isso; a não ser que vc queira desmanchar e desmanchar como eu... rsrsrrrs).


Pra usar, ele é um tudo de bom, porque vc nem lembra que está usando, de tão leve, mas protege o pescoço e, claro, dá um visual muito bacana! Fiquei com muita vontade de fazer em outra cor... verde, quem sabe...

Mas agora, não; agora estou num novo momento, curtindo um outro hobby, acreditam?! e ele não envolve linhas!!! acho que vcs vão se espantar quando eu mostrar; nada de mais, mas está me fazendo um bem imenso!

Ah, e claro, antes que eu me esqueça do detalhe:
O nome dele é "Elise Shawl", de Evan Plevinski - a receita é free e está no Ravelry (precisa de um cadastro bem simples).
E ainda tem gráfico, o que me ajudou muuuuito!! Pra quem já está no Ravelry, aqui.

Excelente fim de semana, friozinho, típico e deliciosamente outonal, fazendo o que quer que vc goste!

16 comentários:

Valeria Rezende disse...

OI Cláudia, vc tem mais é que estar orgulhosa mesmo, o xale ficou lindão!
Achei muito legal as fotos e a explicação da blocagem, pois sempre tenho dúvidas; vou fazer assim agora.
Abraços!

Ana Luiza disse...

Fabuloso esse xale, e que cor linda! Eu já estava mesmo com saudades dos posts, vinha aqui todo dia e nada... Mas valeu a pena esperar... Beijo!

Jesus puro amor disse...

Parabéns pelo blog
"Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Tiago 5:13-15"

Janaina disse...

Que obra de arte Claudia!! Nunca vi um xale em crochê tão lindo.
Adorei as dicas, obrigada por compartilhar.

Bjo e linda semana!

Marico disse...

Obrigada pelo elogio!
Adorei o seu xale ficou uma beleza. Gosto do fio de algodão para xales pois é bem apropriado para o nosso clima.
Quem sabe o próximo será em tricô?

Uma ótima semana

bjs

disse...

Adorei o xalinho em vermelho! O ponto é bem bonito; ficou 10:))

bjinhos

Anônimo disse...

Voce e minha idala Claudia, vc faz de tudo um pouco e ainda trabalha!
Mil beijos...Celina

Judy disse...

Lindo Claudia... aposto que vai usar muito.

abraço e bom final de semana,

Anônimo disse...

Oi,Claudia!
Fazia tempo que nao escrevia....fiquei muito couriosa sobre o seu novo hobby, vou esperar anciosa pra saber qual o tipo?
Adorei o seu xale, esse modelo esta na minha lista sem fim,rs!
Muito bom fazer artesanato,faz um bem danado criar com as nossas maos...eu sou super a favor do estilo "frugal life" e do "home made"
Um grande abraco aqui do Japao e desculpe a falta de acentos!
Simone ;D

Anônimo disse...

Lindo, Claudia, e adorei a cor! Parabéns!

Anônimo disse...

oi, Cláudia!
tudo bem?
Lindíssimo seu xale! Adorei! já guardei para a minha sessão "links da semana":)
Queria te perguntar uma coisa: você faz tradução de receita de crochê ou conhece alguém que faça?
Eu parei de fazer tradução (estou com muito trabalho agora), e tem uma cliente doida pra traduzir uma revista. Você me escreve?
Beijo,
Debora

Sônia Maria disse...

Claudia, seu xale ficou muito lindo!
Beijos

fazendoartecomlinhas.blogspot.com disse...

Oi, Cláudia!
Fiquei apaixonada por esse xale vermelho; É lindíssimo! Mas a receita é em inglês. Vc tem a tradução? Se SIM, pode me enviar a receita traduzida?

Um abraço,

Linda Maria

Claudia disse...

Olá, Linda Maria!
Que bom que vc gostou do xale! Não tenho receita traduzida, pq faço direto do inglês, mas como eu disse há um gráfico disponível no Ravelry - é só vc seguir as indicações!
Um abraço!

Priscila disse...

Oi Claudia, amei teu xale, lindíssimo!
Estou começando no crochê, até agora só fiz um porta papel higiênico :D mas gostaria de fazer um xale igual ao seu, não tinha a linha que você fez, achei só a camila 500, tenho a agulha 4... mas fiz, refiz e fiz de novo, e meus pontos correntinha ficam muito abertos, é assim? e fiz até a 6 carreira e ficou muito pequenininho do tamanho de um palmo.:S Fiz pelo gráfico, porque traduzi a página e não deu muito certo, por causa das abreviações.. se você puder me ajudar, ficarei muito grata....meu email é: priscilamromani@gmail.com

Claudia disse...

Priscila,
Infelizmente não tenho a tradução pq faço direto do inglês, mas vc já tentou usar meu Dicionário de termos de crochê em Ing./Port.? Tem todas as abreviaturas usadas nesta receita, que são bem básicas. Acho que pode ajudar bastante (e mantendo o gráfico do lado) - foi assim que eu fiz pq tb não achei muito simples apenas lendo a receita (desmanchei várias vezes!). Qto ao tamanho dele, será que vc não está usando apenas 1 fio? Como eu disse no post, eu usei 2.
Um abraço!