14 de novembro de 2012

Bordado

Quem acompanha este blog sabe o quanto amo bordados e desenhos de criança.
Os dois juntos, então, acho uma combinação incrível!

Este é o meu sobrinho/afilhado com o último caderninho que bordei:




Acho essa fase do desenho infantil, por volta dos 5 anos, muito engraçada, quando as mãos e pés lembram pãezinhos, e pernas e braços são palitos! Este ele fez num pedaço do papel que forrava a mesa do restaurante onde jantamos outro dia:


Rasguei e levei pra casa, sem saber ainda onde ia usar. Até que...


 ... ponto atrás pra contornar, linha preta de meada (2 fios) e agulha mais ou menos fina pra furar o tecido. O desenho é passado com papel-carbono comum.  No meio (em azul), usei ponto correntinha pra preencher e dar um colorido.

(Todas as dicas pra fazer um bordado simples como este eu dei neste tutorial (aliás, com desenho natalino!). Mas acho interessante ler os outros posts com o marcador "bordado".  E baixar o "Manual de 100 Pontos da Coats" que está na barra lateral aqui do blog - tem todos os pontos que vc imaginar!)

Ah, e não deixar de visitar o maravilhoso Feeling Stitchy
Lá tem tudo o que é dica, tutoriais, fotos lindíssimas e muitos, muitos riscos gratuitos. Vale a pena separar algumas horinhas um dia pra conhecê-lo! E não é preciso saber inglês, já que as imagens falam por si!


Bom, depois de bordar o desenho (e a assinatura do artista, claro!), recortei o tecido branco e colei na caderneta encapada com tecido também. Esta é a parte mais difícil na minha opinião - dar um bom acabamento na capa. Neste projeto específico não me saí muito bem porque o desenho era grande demais para o tamanho da capa (eu já tinha o caderno em casa...), o que me deixou pouquíssimo espaço nas laterais; o certo é ficar bem centralizado, como este aqui, que eu adoro!

Costumo usar cola de tecido nas bordas (não no centro porque ela acaba manchando o tecido branco, infelizmente! preciso tentar com "Cascorez"). 
Em volta, sempre colo sianinha pra dar acabamento e não desfiar o tecido. 

Aqui, por dentro pra vcs terem uma ideia:


E abaixo já embrulhado, no dia em que foi dado, com a linda tag feita pela Dani, 
do Banana Craft, aqui.


Quem gostou a ponto de tentar, me conta! E quem não gosta muito de bordado, espera só um pouquinho que logo eu volto com crochê e livros e tecido e feltro... e, claro, coisas natalinas!


Bons trabalhos, sejam eles quais forem!!

8 comentários:

Marlene disse...

Claudia,
Não tem como não gostar de um trabalho tão delicado e lindo como este.
Adorei!! Dá até vontade de me arriscar no bordado. rs
Bjo. Bom feriado

Jud disse...

Que delicia de trabalho, pura delicadeza!!!!Adorei...
bjusss,
jud-artes.

Janaina disse...

Um mimo Claudia!!Adorei!

Bjo!

disse...

Eu adoro bordado. Minhas sobtrinhas netas estão crescendo... assim que começarem a desenhar com certeza vou copiar sua idéia que acho fantástica desde sempre!
Ficou um trabalho lindo, pra toda a vida. Parabéns:)

bjinhos

Ana Luiza disse...

Está lindo demais, tenho certeza de que o Theo ficou muito orgulhoso! Beijo!

Anônimo disse...

Olá Claudia. Descobri seu blog ontem e estou passeando por ele. Vc está de parabéns.É tudo lindo e criativo. Já estou até fazendo uma golinha Moebius para dar de presente de Natal. Abraços, Valéria.

Artesanato By Michele disse...

Bom dia querida amiga!
É com muito carinho que venho agradecer a todos que participaram do sorteio de comemoração do 6º aninho do meu blog!
Ao todo, foram 63 inscritos.
O sorteio foi feito naquele bom e velho método dos papéizinhos com os nomes dobradinhos (haja visto que eu ainda não sou muito entendida nestes tais formulários de inscrição rsrsrsrs)

Ficou curiosa? Será que foi você?
Corre lá pra conferir!!!!
Abraços

Karina K. disse...

Que liiindo, Claudia! Amei!!
Bjs