6 de julho de 2010

Minha m.a.n.t.a de squares!

Mal posso acreditar no motivo que me traz aqui hoje: terminei minha manta azul de squares!!!

A satisfação é imensa porque, afinal de contas, eu estou com ela na agulha desde pelo menos novembro do ano passado, quando mostrei uns detalhes dela pra vcs aqui, lembram?!

A demora se justifica pelo fato de eu gostar de ficar com vários projetos em andamento ao mesmo tempo, porque um trabalho como este pra mim é cansativo e sempre vou intercalando outros tantos.
Então ia fazendo um square aqui, outro ali, bem ao sabor do vento... que me trouxe até junho deste ano, que foi quando eu a terminei! ufa!

Ela é especial porque foi minha primeira experiência maior com squares e uma das minhas primeiras paixões avistadas no blog da Lucy, que revolucionou minha vida e minha maneira de ver o crochê.

Para unir os squares, usei o método "Join-as-you-go" (que seria, numa tradução aproximada, "unir conforme vai fazendo"), que aprendi com mais este tutorial fabuloso da Lucy e que nunca mais vou abandonar... (isto merece um outro post, em que eu prometo dar dicas de como fazê-lo).

O fio que usei foi o Bella, em três diferentes tons de azul. Infelizmente, não anotei quantos novelos foram usados, mas acredito que uns 4 dos azuis mais claros e talvez 2 do azul-marinho, que só foi usado nas bordas.
A escolha do fio não foi nada fácil e fiquei debatendo o assunto com várias pessoas, como a Márcia, querida do Mitricot, que também estava se iniciando no mundo maravilhoso das mantas de crochê e que também não sabia o que usar. Fomos testando diferentes fios e diferentes agulhas até chegar no que queríamos.
Bom, o que tenho a dizer é que não faria de novo com linha, mas sim com lã. Eu optei por linha porque queria uma colcha pra ser usada na cama do meu filhote, não para cobrir exatamente. E achei que a lã dava um ar muito pesado. Além disso, caso ela fosse usada para cobrir, não daria alergia nem ficaria pesada demais no tempo de calor.
Hoje, porém, eu usaria a Desejo ou a Harmonia. O difícil é encontrar cores num estilo degradê, como eu queria. Ah, Debbie Bliss, vc era tudo o que eu queria, meu sonho de consumo, mas vamos e venhamos: a R$ 26,00 o novelo fica difícil, não?!
Aliás, outro ponto a ser dito: a escolha das cores. Eu gostei muito do resultado, mas na verdade adoraria ter feito uma muito colorida, como as da Lucy. Confesso que tive medo. Não sou boa para experimentar cores e acabo sempre preferindo as combinações mais fáceis. Mas aviso que estou fazendo novas tentativas e adorando algumas misturebas que prometem!
Abaixo, uma parte da manta que me fascinou, as bordas:
Sim, eu amei fazer essas bordas, por mais cansativo que pareça. É uma delícia! Tentei a primeira vez com correntinhas entre os grupos de 3 pontos altos, mas fica embabadado! A diferença é enorme! Então desmanchei tudo e recomecei sem nenhuma correntinha entre eles, e tudo deu certo! Fica aqui o aviso!

Vi vários tipos de borda para o acabamento, mas me encantei de início com esta, que na verdade é das mais simples, mas que na minha opinião era mais "masculina", condizente com um rapazinho de 8 anos.
Sim, foi uma loooonga sessão de fotos!!!

Fio Bella, Pingouin. Agulha de crochê 3,5 mm.

Receita básica de square encontrada na net.
Inspirada numa das maravilhosas e coloridíssimas mantas da Lucy.


E aqui, uma foto não tão boa, porque não há muita claridade, mas boa o bastante pra vcs a verem no seu hábitat: a cama do meu filhote:

(detalhe: sim, são as mãos dele na lateral direita, prestes a se jogar nela e querer aparecer nas fotos a todo custo!! rsrsrsrsr)

Espero que tenham curtido o resultado após me ouvirem falar dela por tanto tempo... e obrigada por me acompanharem na jornada!

Bons e coloridos crochês!

41 comentários:

Sônia Pb disse...

ficou muito linda..... estou querendo fazer uma também... mas tenho medo de não terminar... kkk
bjs
Sônia

disse...

Claudia, você arrasou!! ficou maravilhosa, valeu cada mês trabalhado nela! Adorei a combinação dos tons de azul, a borda, simples e perfeita, a maneira de emendar.
Parabéns!! mais um projeto fabuloso concluído:))
bjinhos

Suzi Musse disse...

Maravilhosa!!!
As cores estão perfeitas.
O acabamento lindo.
Pena que não dá pra ver o dono da colcha.
Bjos

Márcia disse...

Claudia, estou sem ar... peraí... que colcha de squares mais linda do mundo sem exageros. Primeiro: estou amando o crochet no estilo Lucy. Segundo: amo azul e todas as suas tonalidades. Maravilhosa! Estava ansiosa p/ ver a manta pronta e ficou demais! E, melhor ainda, ler suas dicas, sua experiência. Post maravilhoso, fotos lindas! Parabéns! Beijão!

Mónica disse...

Que maravilha e que curioso: sempre quis fazer uma e estou neste momento a fazê-la! A minha é um pouco mais colorida e talvez não a faça tão grande, ainda não sei bem.
A sua ficou uma delicia para os olhos, muitos parabéns! ;)

Vanessa Biali disse...

Uau!!!!!
Valeu a sessão de fotos, Claudia!
Ficou belíssima nas cores que você escolheu. Um trabalho para se admirar por muito tempo...
A Lucy, sem dúvida, é uma inspiração e tanto. Há pouco, também, fiz um trabalho inspirada nas fotos de sonho do Blog da Lucy (ainda não publiquei, mas, em breve, posto no Blog).
Beijos,
Vanessa

Denise disse...

M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A !!!!!!!!!!
As cores escolhidas formaram um conjunto magnífico !!

PArabéns !!!

:)

Eva disse...

Ficou linda,linda,linda!
Baita inspiração, obrigada, viu?

Nilda Biagio disse...

Olá Claudia
Que maravilha!!!!As cores prefeitas!!!
Trabalho para passar de pai para filho!!!Parabéns!!!
Bj
Nilda

Marico disse...

Claudia, tem toda a razão de estar orgulhosa. Manta maravilhosa. Parabéns!
bjs

Unknown disse...

Líndíssima... Quero uma tb! Vc faz por encomenda? srsrs

Izabelle Costa disse...

Linda, linda, linda!!!!!!!!
Também amo as criações coloridas da Lucy, mas a sua azul está "a sua cara". É isso!
Bjs

Regiane Artesanatos disse...

Linda DEMAAAISSS! Acho que realmente valeu o esforço e o tempo dedicados.
Parabéns!

ELENA disse...

Estou curtindo o seu entusiasmo!menina que coisa mais linda, vai passar de geração em geração!Linda demáis!Parabêns!

Renata disse...

Claudia, é sem comentários de tão linda!!!Show,show,show!!!PARABÉNS!!!Fique com Deus!!!Bj gde,Rê.

Inga disse...

Lovely blues!!! That's my favourite colour!

:o)

Karina K. disse...

Claudia, que peça maravilhooooosa!!! Muito linda mesmo. Certamente as coloridas ficam lindas (tive uma feita por minha avó), mas esses tons de azul que você escolheu ficaram muito harmoniosos. Perfeitos!
Parabéns!!!
Bjs

Susi karin disse...

OI CLAÚDIA , FICOU MUITO LINDA PARABÉNS ACHEI A ESCOLHA DO FIO MUITO BOA FICOU COMO UMA COLCHA MESMO NÉ E TALVEZ NÃO FIQUE COM BOLINHAS COMO DE LÃ NÉ, VC PAGA QTO NESSE FIO BELLA ? MAS OLHA EU ME ANIMEI TANTO QUE VOU COMEÇAR AMANHÃ UMA MAS SE FOR CARO ESSE FIO VOU COMPRAR AQUELA LÃ CUBA QUE AQUI TA 1,65, E DEPOIS VC PODE ME ENSINAR A UNIR ELES POR FAVOR ? UM ABRAÇO SUSI!

Monica disse...

Parabéns, ficou maravilhosa, valeu pelo trabalho!!!!
bjos

Lurdes Silva disse...

Olá, tem de estar orgulhosa, ficou linda, bjos doces

Regina disse...

Eu adoro azul então sou suspeita.eh Achei linda demais. bjsss

Anônimo disse...

Acho que já disseram tudo, né?
Simplesmente, linda, fantástica!
Muitos Parabéns!!!!!

Bjs!

Márcia LP disse...

Meus parabéns!!!
Também sou louca para fazer uma pra mim, só que até hoje não passei de uns míseros meia dúzia de squares... realmente um desastre. Porém, continua na minha infinita lista de projetos a fazer. E quando isso acontecer, também vou me matar de tanto tirar fotos para mostrar para todo mundo.
Só de ver a sua prontinha já funcionou como uma injeção de ânimo para eu voltar a investir nos meus quadradinhos também. Linda, linda, linda!
Beijokas.

Maria das Graças - Graça disse...

Sem palavras. Está maravilhosa.
Linda, linda e linda. Parabéns.
Bjs

Elaine disse...

nossa ficou muito linda mesmo!

Judy disse...

Parabéns, parabéns!
Ficou maravilhosa!
Cada pontinho é mérito seu, valeu pela persistência e por todo carinho aí colocado!
Um beijo enorme!

Sandra Croche disse...

Oi,
Ficou Linda,querida
Parabéns!!!
Beijos..Sandra Coatti

Ana Luiza disse...

Liiiiiiiiiiindaaaaaaa!!!!!! Amei essa colcha, a combinação ficou muito legal! Parabéns,querida, valeu a pena esperar, não? Beijo grande!

Sônia Maria disse...

Claudia, sua manta ficou simplesmente maravilhosa. O bom gosto imperou. Parabéns!
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Eliana Lima disse...

Oi, Claudia
Ficou ma-ra-vi-lho-sa!!!! Perfeita combinação de tons de azul (sou suspeita p/ falar porque amo azul.rsrsrs) Parabéns pelo bom gosto e persistência.
Mas, só 7 meses??? Não é muito nada. Estou com uma zzzzzzz hibernando rsrsrs há uns dois anos!!! Também em linha mas Anne (escolha infeliz)... Foi ficando pesada e larguei de mão.
Mas, teimosa com euzinha só, comecei uma manta, toda colorida, no mesmo fio e agulha que você usou. Até agora, míseros 40 squares unidos... Também tenho essa mania de muitos trabalhos começados. Acho válido porque a gente não enjoa, né? O problema é quando demora a pegar e esquece que agulha estava usando (acho que essa só eu faço)... rsrsrs
Bom domingo p/ você, querida.

Unknown disse...

Olá Cláudia,
é sem dúvida um trabalho digno de se orgulhar, ficou lindo! Adorei a as cores. Parabéns!Ficou linda a cama de seu filho.
Um grande abraço
Juliana.

Edilúzia Almeida disse...

?Oi Cláudia, vim conhcer o seu blog, depois de ler um post da Márcia do Mitricot, qual não foi minha reação ao ver esta linda manta, sem palavras...
Parabéns pelo trabalho perfeito, faço croche desde os 9 anos , e até hj não tive coragem de me aventurar numa obra desta, ficou fabulosa , as cores q se combinam entre si, d+, parabéns novamente, e claro q passei a te seguir. Se quiser venha me fazer uma visita:
luguimaraescroche.blogspot.com

Bigode e focinho disse...

Que trabalho mais lindo, fiquei encantada. Sou louca por azul, e estou apaixonada pela tua manta.
Beijos, Janice.

Anônimo disse...

Por que nao:)

ELENA disse...

Eu não sei porque mais quis ver este lindo trabalho de novo! Adoro este post, sua alegria parece emanar da manta, parece doideira,mais tive comentar de novo! hahahaha!

http://crystypaiva.livejournal.com/ disse...

Ficou linda sua manta! Eu estou na minha terceira, mas até agora fiz todas com lã, nenhuma com fio de croche. Acho que vou fazer uma tentativa para ver como fica.

Gladys Perfeito disse...

Amei a colcha e a combinação de tons de azul. Estou também pensando em fazer uma manta de lã, mesmo morando no Rio de Janeiro. Gosto muito das mantas que a Lucy faz e não tem como não querer fazer uma.
Parabéns, a sua ficou muito linda.
Bjs

Gladys Perfeito disse...

Amei a colcha e a combinação de tons de azul. Estou também pensando em fazer uma manta de lã, mesmo morando no Rio de Janeiro. Gosto muito das mantas que a Lucy faz e não tem como não querer fazer uma.
Parabéns, a sua ficou muito linda.
Bjs

Vivy Nogueira disse...

Oi Claudia!
estou visitando o seu blog aos poucos e vejo quanta coisa bonita!
A manta ficou muito bonita
Quem sabe um dia eu tento uma pra mim... anotei suas sugestões viu?
Parabéns pelo trabalho!
Vivy

Paula Lovato disse...

Todas as vezes que visito seu blog não resisto…. tenho que voltar a ver essa linda manda. Estou trabalhando em "algumas outras"e tenho me prometido não começar nada antes de terminar pelo menos 4 mantas que estou fazendo. Mas lhe digo… esse com certeza será meu novo projeto. Parabéns pelo capricho!
Paula Lovato

Agulhas Magicas By Andreia Junqueira disse...

Seus trabalhos são lindo, maravilhosas. Parabéns!!!!