30 de setembro de 2009

Invernais

Estou passando por aqui mais uma vez esta semana pelo seguinte motivo:

O inverno acabou e eu não postei várias das peças que fiz. E pensei: se não for agora, não vai ser mais! Afinal, a primavera se aproxima e as pessoas não vão mais se empolgar com os projetos invernais... Então vamos a alguns deles:


Este é meu xale azul de tricô.
É o Crystal Cove, da Berroco.

Infelizmente primeiro e único da safra. Digo "infelizmente" porque queria ter feito outros tantos, lindos, maravilhosos que vi depois deste. Eu o escolhi porque a receita é simplérrima, toda em cordões de tricô, mas gostaria de ter arriscado mais... Fica pro ano que vem...
O bom é que ele ficou muito leve e fofo com o fio Acalanto. Gostoso de usar. A demora foi pra acertar as franjas e por isso ele ficou encostado desde o começo do inverno! Acabei usando só uma vez. Mas esta semana aqui em São Paulo ainda promete... rsrs



Hum... não sei blocar, nem sei se esse tipo de fio pode ser blocado, mas adoraria que ficasse com aquele aspecto maravilhosamente esticadinho... Quem quiser me dar dicas, fique à vontade!
Bom, o outro projeto são as luvinhas sem dedos que tricotei pro meu filhote também no início do inverno:
Muito bem aproveitadas nos dias gelados de aula. Os dedinhos ficam livres para as lições, e as mãos bem quentinhas. :)
Procurei feito louca uma receita fácil e rápida e encontrei esta, que atendeu a todos os quesitos belamente! Só errei na lã: usei a Família, porque foi a única que encontrei na cor que combinava com o uniforme dele, azul-marinho, e foi decepção total, porque ela é grossa e áspera (pelo menos nesta cor, porque já vi trabalhos lindos e aparentemente fofos com ela, em outras cores). Ano que vem faço outra com um fio que faça jus a estas mãozinhas preciosas...



Receita: Fingerless mittens, aqui.
(Fiz depois de ver esta, da Sandra.)

E fiz um par também para o meu sobrinho, de 2 anos. Um pouco à toa, na verdade, porque nas mãos é que elas não ficam... (Para o tamanho dele, precisaria ter diminuído ainda mais o comprimento):

Mesma receita, mas esta com fio Clipper (divino e macio) e agulhas menores.
Acho que agora estou um pouco mais em dia com meus posts. "Um pouco", porque outros tantos estão acumulando por aqui. E já percebi que não tem o mesmo sabor postar uma coisa feita há tempos. Mas vcs hão de me perdoar, não é?!
Bons tricôs!

19 comentários:

Márcia disse...

Claudia, os trabalhos estão lindos! Eu gosto muito desse fio Acalanto! Tenho aqui dois novelos da mesma cor e ainda não sei direito o destino deles mas estão bem guardadinhos. Quanto as luvas eu também gostei muito dessa receita e acho q também não fui muito feliz na escolha do fio, Mollet, grosso e áspero mas no final o filhinho da minha amiga usou bastante! Um beijão!

Renata S. P. disse...

Lindos projetos, Cláudia! Adorei o xale =)

Sobre a blocagem:
Não lembro bem, mas parece que o fio acalanto tem lã e acrílico na composição né?
Bom, eu blocaria ele assim:
Coloca de molho num balde com água e sabão líquido. Deixa lá por uns 30 min. Enxague com cuidado, troque a água do balde e coloque amaciante. Mais uns 10min de molho.
Retira do balde, esprema um pouco pra tirar o excesso de água, sem torcer. Enrola numa toalha de banho e deixa ali um pouco pra o xale deixar de ficar "molhado" pra ficar só "úmido". Depois disso, eu geralmente coloco uma toalha em cima da cama, estico bem o xale em cima da toalha, e prendo com alfinetes (enfio o alfinete no colchão mesmo.. rsrs) e deixa lá, até secar bem.
Como o acalanto tem acrílico, depois de seco, eu passaria o ferro à vapor na peça, pra firmar a blocagem (se fosse lã pura não precisava). Tenha o cuidado de colocar um tecido (tipo camiseta) entre a peça de tricot e o ferro, pois pode danificar o fio.
Você vai sentir que o trabalho vai "afinar" bastante... e o xale vai ficar bem maior também.

Espero ter te ajudado =)

Beijão e boa sorte!!!

Maria das Graças - Graça disse...

Lindo o xale e as luvinhas. Não tinha visto esse modelo das luvinhas, são ótimas. Adorei tudo.
bjs!
Maria

Anônimo disse...

Oi Claudia,

Boa noite! Seu blog está entre os meus favoritos. Sou iniciante em tricô, então eu não consigo entender a receita de uma peça, só de vê-la. Teria como voce passar uma receita rápida do seu xale azul para mim? Tentei traduzí-la, mas fica totalmente sem sentido para quem só tem o inglês básico de anos atrás. Desde já agradeço.
Sou sua fã.
Um abraço,
Sueli

Marico disse...

Claudia, que belos trabalhos! O xale está perfeito, acho que nem precisa de blocagem. Lindo!
bjs

Karina K. disse...

Oi, Claudia!

Que lindo o xale. Ficou charmosérrimo!!! Adorei o tom de azul. É uma peça ótima para usar nestes dias de despedida do frio (se bem que aqui no RS as temperaturas continuam de inverno mesmo). Também queria ter feito dessas luvinhas sem dedo, mas... faltou tempo. Fica para o próximo inverno.
Parabéns pelos trabalhos!
Beijinhos

Claudia disse...

Oi, Sueli!
Vc não me deixou um e-mail pra contato... mas basicamente este xale é feito começando com 1 pt montado na agulha e vc vai aumentando carreira a carreira até chegar a 175 pts nas agulhas. Os aumentos são feitos tricotando na frente e atrás do ponto (K in front and back of st). Vc vai seguir as carrs. de 1 a 5 e depois repetir apenas a carr. 5 até o final. Onde for K1 = 1 meia; K2= 2meia e assim por diante, aumentando sempre nas duas pontas.
Se vc pegar o Dicionário de Tricô aqui na barra lateral vai encontrar todos os termos desta receita e vai conseguir com certeza!
Um abraço!

disse...

Cláudia o inverno não vai acabar esse ano!! relaxe rss
O xale tá lindo, esse fio é bom demais e não precisa de blocagem... ela fica bom mesmo só pra efeito rendado (minha modesta opinião); com o uso vc vai ter q lavar né? então, seque-o retinho e veja se fez alguma diferença:)
As luvinhas tão show! acho q um fio bom pro seu filho seria a desejo, fina e ótima:))
bjinhosssssss

Miria disse...

lindos teus trabalhos, adorei teu cantinho, vou levar teu link comigo.bjs. e um otimo final de semana
miria

ELENA disse...

Claudia ,para mim o sabor não mudou nada ,amei tudo especialmente o xale azul ,a cor a lã ,em fim ,tudinho .Graças a Deus vc postou ,mesmo agora , assim podemos ver estas belezuras! BJU!

Lurdes Silva disse...

Olá, adorei o seu blog, está cheio de trabalhos lindos, vou seguir, boa semana, bjos doces

Angela disse...

Lindos os trabalhos, mas te digo uma coisa, mesmo no veraõ eu continuio com os trabalhos, com lã, aliás intercalo, trabalhos de verão, trabalhos de inverno, não resisto rsssss beijossss

Denise disse...

Ficou absolutamente lindo e aconchegante seu xale azul...muito bom gosto ao aliar o modelo ao fio. :)
Se fosse meu xale, eu não blocaria.
O fio família é assim mesmo: tem cores que super macias e dá gosto trabalhar. Outras, que são palhas puras, infelizmente.
beijos

Eliane disse...

Oi Cláudia!
Por onde andas?
Sinto sua falta, e é claro das suas novidades também.
Bju.

Ana Luiza disse...

Que delícia chegar aqui e ver tantas coisas lindas! Estava com saudade desse cantinho tão gostoso! Adorei as peças do novo sobrinho (parabéns!). Beijo grande.

Fernanda disse...

OIII, lindo xale..

PARABÉNS!!!

Bjo,
http://crochecolorido.blogspot.com/

Lady tanásia disse...

Tenho um selo de presente para você no meu blog.
Abraço carinhoso,
Lady

Unknown disse...

Oi Claudia, euadorei o seu xale azul. Gostaria de saber onde posso achar a receita.
Eu não tenho blog, nem nada,mas faço um pouco de tricot e pelo que eu vi parece razoavelmnte fácil para uma iniciate. Obrigada,

Ana Paula

Claudia disse...

Olá, "a"!
Vc não me deixou um e-mail pra contato, então espero que vc passe por aqui de novo...
Olha, o site onde vc encontra a receita do xale é o da "Berroco" - o link está no próprio nome do xale ("Crystal Cove"), abaixo da foto no meu post: é só vc clicar nele que te manda direto pra receita!
Um abraço!