10 de junho de 2009

De como não tricotar um cachecol...

Sabem como fazer este cachecol?

Fácil: é só não tricotar!
Confesso que me deu um frio na espinha cortar o novelo inteirinho dessa lã maravilhosa que é a Artesano, da Cisne (vejam que cores divinas aqui), mas eu cismei que queria um cachecol assim, bem desfiado. Se não desse certo, teria que emendá-los com nós e tricotar... fazer o quê?


Na verdade, fiquei em dúvida entre essa ideia e a deste cachecol trançado, da Berroco. Então cortei os fios bem compridos para fazer a tal trança: uma delícia - é só formar três conjuntos de fios e ir trançando tudo, como fazemos com o cabelo! O efeito de "corda" ficou muito bacana, meio rústico, mas o problema é que, ao dar as voltas no pescoço, ele ficou muito volumoso. Resultado: fui para o plano B: simplesmente juntar os fios todos e usar.

Agora é que entram vocês: o que devo fazer para finalizá-lo? Sim, porque os fios ficaram soltos e ao tirar e pôr eles se soltam! A única maneira que encontrei foi dar um nó em cada ponta, mas não gostei, porque fica aquele efeito largo e bem solto no comprimento e de repente vem o nó, afinando. E eu não queria aquele estilo gravata, com um elo feito de tricô, ou uma flor, pois eu faço questão de dar o nó no pescoço. Difícil, né? Mas tenho certeza de que vocês, criativíssimas, vão me ajudar!

Ah, detalhe: usei-o esta semana, assim mesmo:

E esta é a belezura em que estive trabalhando nos últimos dias:

Me dá uma alegria gostooosa cada vez que olho pra ele... Está prontinho agora; só falta lavar.

Minha mãe disse que estou na fase do vermelho. E não é que é?!

14 comentários:

MIRIAM REGINA disse...

CLAUDIA,NÃO POSSO DIZER QUE GOSTEI DO SEU BLOG, SERIA MUITO POUCO, ELE É SIMPLESMENTE DIVINO, SEUS TRABALHOS SÃO MARAVILHOSAMENTE PERFEITOS. PARABENS,, PARABÉNS
MUITOS BEIJOS
MIRIAM REGINA

Eunice Martins♥ disse...

OLA AMIGA FOI MESMO UM RISCO MAS QUE ACABOU DANDO CERTO E FICANDO MARAVILHOSO ADOREI O CACHECOL,E O BORDADO ESTÁ A FICAR MUITO LINDO,BEIJOS.

Anônimo disse...

Adorei a idéia!!! Ficou LINDO!!
Beijos

Ana Maria Oliveira disse...

Cláudia,a idéia do cachecol é ótima, quem sabe aproveitarmos tantas sobras de lãs e fazermos um bem colorido.
Hannahtricocroche

Aline B. disse...

Oi Claudia!
Adorei o cachecol!... Olha soh, vai dar um certo trabalho, mas pq vc não faz "montinhos" com alguns poucos fios e amarra com a mesma lã do cachecol em alturas diferentes e depois vai dando uns pontinhos para uni-los?!... Assim os fios não vão se soltar e tb não vão ficar unidos todos no mesmo lugar, formando um volume exagerado numa mesma altura do cachecol...
Bom, é uma sugestão, mas não sei se é "viável"!
Bj e um ótimo fim de semana,

Aline B.
www.eueaslinhas.blogspot.com

Eunice Martins♥ disse...

OLA MINHA QUERIDA AMIGA!!!

ME DESCULPE,
SEI QUE VC É UMA PESSOA
MUITO ESPECIAL MAS,
FOFOQUEI DE VC HOJE...

É ... FOI ATÉ DE PROPÓSITO! ! !
EU ESTAVA FALANDO COM DEUS QUANDO
RESOLVI FALAR DE VOCÊ.
EU PEDI A ELE QUE TE COBRISSE
DE PROTEÇÃO E TE FIZESSE MUITO FELIZ.
ELE DISSE PARA EU NÃO ME PREOCUPAR,
E AINDA PEDIU QUE EU DISSESSE À VOCÊ QUE
ELE TE AMA MUITO E VAI FAZER O POSSÍVEL,
E PRINCIPALMENTE O IMPOSSÍVEL,
PARA NUNCA TE VER TRISTE.
PEDIU AINDA PRA DIZER QUE ELE SABE QUE ÀS VEZES
VC IRÁ PENSAR QUE ELE
NÃO ESTÁ DO SEU LADO,
OU QUE VC IRÁ QUESTIONAR
O PORQUE DE MUITAS COISAS
TER ACONTECIDO, OU
NÃO TER ACONTECIDO EM SUA VIDA.
MAS QUE UM DIA VOCÊ IRÁ OLHAR
PRA TRÁS E DIZER:
PUXA, COMO DEUS FAZ AS COISAS CERTAS,
HOJE EU VEJO QUE TUDO É NA HORA
CERTA E QUE ELE NÃO FALHA ...
DESEJO UM BOM FIM DE SEMANA.
BEIJOS COM CARINHO.

Ana Ferraz disse...

Poxa Claudia!
"Caí" de paraquedas no seu blog
e Amei!!!!! não sou de deixar comentários mas alem do blog ser uma gracinha seus trabalhos são de extremo bom gosto!!!!
Parabéns
Um abço
Ana Ferraz

disse...

Cruzes, não tenho idéia de como finalizar isso aí... talvez esmalte incolor nas pontinhas? Mas que ficou lindo, ficou!
bjos

Nanna disse...

Achei lindo seu blog e o mais engraçado foi ver o bordado, hoje mesmo estive pesquisando na net o que poderia fazer em bordado livre pra fazer um quadro pra dar de presente pra minha mãe, ela está de casa nova e ainda não fiz nada pra enfeitar. Parabéns pelos seus trabalhos eles são lindos.
Abreijos.

Renata S. P. disse...

Cláudia, que legal a idéia deste cachecol!
Tenho uns novelos de um fio peludinho que, não ia dar para tricotar um cachecol (tenho 1 novelo de cada cor..), mas agora com esta sua idéia, já sei o que fazer com eles!! hehehe

Beijos!!

ELENA disse...

Claudia vc gosta de viver perigosamente !!cortar o novelo todinho ? bom eu faria nós a espaços regulares ,não muito perto ,claro que a mais criativa aqui é vc ,pq foi vc que inventou o modelito nê ? ou então ,deixa assim ,e quando cansar dele ,tricota um normal e faz as franjas com aquele que cortou ...BJU!

Anônimo disse...

Oi Claudia, morro no Japao e adoro o seu blog. Vai ate o blog "artes da Josimar", tem o link la no "trico e mais trico". La acho que esta a solucao do seu pequeno problema, hehe.Pelo que vi vc vai ter que dobrar os fios no meio e trancar os 20 cm centrais e colocar um enfeite se desejar.Bom e dar uma olhada nas postagens do mes de junho. espero que ajude. Ate eu vou tentar.
Abracos como de la, hehe, aqui ta tao quente, rsrs. Simone

Anônimo disse...

Oi Claudia e Renata S.P. E a Simone de novo, da pra misturar sobras de varios novelos (cores e texturas) pra fazer esse cachecol que so se corta os fios.
Tchauu!!

Anônimo disse...

Claudia agora entrou o desespero(brincadeira), pelo que li, vc nao quer o efeito argola, se nao der daquele jeito, sera que da pra costurar a maquina, com uma costura bem no meio...So que eu vi isso pra fazer cabelo de boneca, tinha que colocar uma tirinha de feltro.Talvez nem de pra ver a costura se nao apertar muito o fio.