25 de abril de 2008

Meu gnomo

Faltava postar aqui a minha toalhinha de gnomo! Tão gorducho e simpático... É um dos moldes da Badbird (viram? meu trabalho está lá!!!!!), já indicado aí do lado, cujos moldes são maravilhosos e o melhor: grátis todo mês!




É o meu "green work". Que tal?! Se existe blackwork, bluework e o nosso amado e divulgado redwork, por que não o meu verdinho?! Acho que estou viciada em bordar usando apenas uma cor! Fácil e rápido, não tem que ficar arrematando e trocando de linha toda hora! Viva os monocromáticos!
Fiz de novo o ponto caseado (que comentei aqui) na volta toda do paninho.



24 de abril de 2008

Gorrinho de crochê

Muito boa a sensação de conseguir fazer algo que você acreditava ser muito difícil, não é?
Minha experiência com crochê é mínima e não costumo me empolgar muito com ele, mas eis que me encantei por vários projetos lindos do Modernizando o crochê (atualização - 2013: agora Debora Alves crochê). O blog é bem organizado, tem dicas muito bacanas e a Débora escreve muito bem! Então foi me dando uma vontade ENORME de aprender um pouco mais só pra fazer algumas preciosidades que vi por lá...

A primeira delas foi este gorro com protetor de orelhas, no melhor estilo "Chaves", tão lindos e úteis pros pequenos. Minha irmã tinha dito que não encontrava esse tipo pra comprar pro meu sobrinho, então resolvi tentar...



Comprei 1 novelo da lã sedificada da Pingouin (100 g), que acho MA.RA.VI.LHO.SA !!!
E acompanhei a receita pelo PAP da Andréa, essencial pra eu entender bem o esquema (que pra mim é novidade), e muito bem-feito. Claro que, mais uma vez, minha mãe precisou me guiar um pouco no começo, porque eu nem lembrava a diferença entre ponto baixo e ponto alto...



Nunca tinha feito gorro de crochê, só de tricô, e tenho que confessar que AMEI! Tricô: me perdoe, querido, por tantos anos de convivência e paixão, mas o crochê rende muuuuuito e é muuuuuuito fácil!!! Comecei no feriado (segunda) e terminei na terça!
Fiz um estilo mais básico, como o da Débora, sem o ursinho. Pensei também que se pode variar a receita parando nas orelhas, sem os cordõezinhos pra amarrar.

Conclusão: ponto pro crochê! A receita é perfeita e merece ser divulgada pra enfeitar muitas cabecinhas neste inverno que vem por aí!

19 de abril de 2008

Meus moldes

Alguns destes desenhos e moldes foram desenhados por mim; outros foram tirados de roupas infantis ou adaptados de moldes próprios.
Se você usar algum, por favor indique este link, OK?
E depois de criar uma peça bem linda e original, me avise! Eu vou adorar dar uma olhada!
Ah! e na hora de imprimir, não esqueça de ajustar a impressão para folha de papel A4!

Bons trabalhos!











18 de abril de 2008

O nosso dino rex bordado

Estas últimas semanas foram bem produtivas por aqui: terminei a bolsa do dinossauro do meu filhote, que foi um dos projetos que mais AMEI fazer. Isso porque ele mesmo fez o desenho e as escolhas foram todas feitas a dois!

Sou apaixonada por desenhos de crianças e acho que dão lindos trabalhos. E como os dinossauros são queridos por todos aqui em casa, achei o desenho perfeito para o projeto, cuja função será carregar suas coisas todas pra uma casa e pra outra... como ele gosta de fazer.
O tecido, brim preto, já estava comprado há tempos, só faltava inspiração, que veio daqui.
Juntos escolhemos as cores (tá certo que ele sugeriu que os dentes fossem vermelhos, pra indicar o sangue de algum pobre animal que ele tivesse comido, mas consegui convencê-lo a fazer a figura ficar um pouco mais "amigável"...):


O olho seria de botão (minha mania), mas ele insistiu que fosse azul, de linha, porque com botão ficaria parecendo um bicho morto... até que ele tem razão...
Ou seja, o projeto era dele, eu só executei, com minhas humildes linhas... Até as letras foi ele quem fez (com alguma ajudinha na grafia, claro...):

E a confecção da bolsa ficou por conta de minha mãe (um dia também quero cuidar dessa parte, quando tiver minha máquina de costura e aprender a usá-la, claro...).

E aqui está! Acho que ficou a nossa cara! E fiquei com vontade de sair bordando tudo o que ele desenha...

Obs.: não esqueci dos moldes que prometi, não! vou postá-los logo, logo! e também meu "green work" e a camiseta com aplicação. Aguardem...

13 de abril de 2008

O primeiro red work a gente nunca esquece

Estou tão feliz! Terminei meu primeiro red work!!! Como é gostoso fazer! Nada de trocar de linha, nada de combinar cores, nem ficar arrematando... E o resultado do vermelho no branco fica muito bom mesmo!


O desenho eu mesma fiz, baseada nesta casinha do Feeling Stitch, que na minha opinião é um dos blogs mais MA.RA.VI.LHO.SOS que existem!!! Os bordados são tão lindos! Tenho vontade de fazer toooooooodos! Meu próximo será este gnomo, free pattern do Badbird, que tem este e outros free prontinhos pra imprimir (eu já imprimi os meus)!


(Este desenho você pode encontrar em "Meus moldes", na barra lateral do blog!)

O acabamento caseado da toalhinha eu fiz com aquelas linhas mesclas de crochê. Quer aprender? Tem estes tutoriais aqui e aqui, do caseado simples, que é este que eu fiz, e os outros, mais trabalhadinhos: aqui.


Um red work lindo é este, da Mónica, do Cerejas e Algodão, que faz coisas que eu adoro! E este aqui então, com quilt??!! Sem comentários...

E todos estes desenhos daqui , daqui e estes daqui combinam perfeitamente com as linhas vermelhas...

Ah! Já ia esquecendo: pra quem gosta de catálogos, com muitas e muitas idéias de artesanato com linhas, e a opção de comprar os kits para transformar tais idéias em realidade, aqui vai: entre neste site americano e preencha o formulário. Vc vai receber em casa, pelo correio, grátis, o livrinho deles a cada estação!!! Esta preciosidade foi indicada no Tessituras um tempo atrás e eu já recebi 2!!

Muita informação num post só. Desculpem. Acho que me empolguei...

7 de abril de 2008

Dicionário de Tricô e Crochê Inglês/Português

Acesse o "Dicionário Linhas Imaginárias 

de Tricô & Crochê - Inglês/Português"

AQUI.

Arquivo em PDF pra imprimir!

...............

Bons trabalhos!

Compartilhar

Com este friozinho chegando, as agulhas de tricô dão início a um processo de despertar, não é mesmo? Pelo menos as minhas, sim! É como se tivessem dormido um sono profuuuuunnndooo e reparador e agora começassem a se ajeitar na cesta para mais uma temporada de trabalho...

Pois bem, já que é assim, pensei em colocar aqui algumas dicas e ajudinhas às "tricoteiras do ano todo" ou às "sazonais e aspirantes a tricoteiras como eu"... mesmo que a gente só tricote gorros, ou os "campeões de facilidade": cachecóis!! e fique só apreciando a beleza dos trabalhos mais elaborados por enquanto, já é muito bom! Tenho algumas listas de termos traduzidos do inglês, dicas das experts no assunto e algumas receitinhas de pontos muito simples, que pretendo ir postando conforme os ventos frios forem se instalando...

E nos dias mais quentinhos, em que as agulhas de tricô não apetecerem tanto, vou disponibilizar meus moldes, riscos para bordados etc., que é o que pretendo fazer desde que comecei este blog.

Ou seja: a palavra do dia é "compartilhar". Porque penso que blog é pra isso: dividir, ensinar, aprender, trocar. Só exibir os trabalhos com medo de que os outros copiem não faz muito sentido pra mim. Já pensou se todas as pessoas que sabem alguma coisa resolvessem se fechar e não passar adiante o conhecimento que adquiriram??!! Cruz credo!! Estaríamos perdidas, não é?

Então vamos contar com a ética das pessoas "envolvidas", indicando o crédito de quem fez o trabalho, ou a fonte de onde tirou a receita ou imagem. E nisso as coisas vão se misturando, o saber de uma com o saber de outra, uma inspiração aqui, outra ali, um arremate aqui, outro acolá e temos uma imensa colcha de retalhos, quente e acolhedora, em que estamos por inteiro e nos pedacinhos também.

Portanto, compartilhemos! E bons trabalhos!!!