29 de novembro de 2013

Bolsa de Squares Patchwork

Finalmente consigo mostrar minha Patchwork Bag pronta! Estou tão feliz por ter conseguido terminá-la e agorinha ter tirado as fotos! Parece que só então, com o ciclo terminado (fotos tiradas, divididas com vcs no blog) é que a satisfação é por completo! Até então parece que falta algo...

Querem ver?






Que tal? Gostaram das cores? Eu acho que ficou bem alegre, com cara de primavera, mas com o fundo marrom deu uma "quebrada" em tantos tons de rosa.

Ao começar este post, fui dar uma olhada no blog e descobri que os quadrados já estavam feitos há praticamente 1 ano,  janeiro de 2013, aqui!! Mal acreditei que fui terminar tanto tempo depois!

Enfim, no último post eu contei a vcs que essa demora foi devida às alças, e apenas a isto, afinal eu tinha a bolsa pronta, emendada, e por duas vezes tentei fazer alças boas, fortes, e não consegui. Até que minha mãe me ajudou (tendo a brilhante ideia de dobrar ao meio as alças que eu já tinha prontas e colocar dentro uma espécie de cordão ou fita grossa - pra dar uma sustentação boa). E resolveu um projeto encostado há tanto tempo! Obrigada de novo, mãe! 

Na realidade é mais uma sacola do que bolsa porque a tenho usado (e muito) pra carregar meus projetos e linhas e caderno de desenho, livros, etc. etc. por aí.

Mas vamos aos detalhes:


Acima, é a parte de trás, pra vcs verem as cores.
São 2 "painéis" quadrados de 9 squares (um frente e um verso), mais 3 squares de cada lado (que formam as laterais) e mais 3 pra formar o fundo. Total: 27 squares.


A combinação de cores foi mais ou menos aleatória: não tinha nenhum plano pré-definido: só queria marrom e rosa (fios que já tinha em casa). Depois resolvi colocar um laranja pra dar uma despadronizada. Fiquei bastante em dúvida se gostava dele ou não, pq percebam que ele aparece mais do que as outras cores... Mas no final gostei. Usei-o menos do que as outras cores, mas acho que deu um toque interessante.


A lateral fica assim (3 squares emendados um acima do outro, formando uma coluna):


Usei meu Fio Bella amado (2 fios juntos, pra ficar bem firme). Agulha de crochê 3,5. 
Mas o tamanho não importa, afinal é uma sacola.


É raro eu fazer um projeto de squares assim, sem ir costurando à medida que vou fazendo (método joining-as-you-go), mas este em especial precisava ser desse jeito porque a costura final é o detalhe mais bonito da bolsa, que dá o efeito de "patchwork", por isso o nome dela.


Aqui, no sofá, à noite, experimentando as combinações: qual ficaria perto de qual - cuidando pra não deixar 2 squares de mesma cor ao lado um do outro e tentando harmonizar os tons.


Na foto acima, os dois painéis prontos e "costurados" (na verdade a emenda é feita em crochê, com pontos baixos que já vão juntando e formando esse cordão em torno deles. Bacana, não?

E depois é só ir juntando as peças: os dois painéis serão emendados nas duas laterais e no fundo. E pronto!



Aqui a foto tirada na época (como é bom fotografar o processo!! ainda mais depois de tanto tempo passado, é uma delícia encontrar imagens assim, que eu nem lembrava que tinha) e também acho que ajuda a quem quiser fazer. Sempre penso nisso.

A receita, em inglês, foi tirada do meu livro (delicioso!) Cute & Easy Crochet. Vale a pena cada centavo gasto nele. Recomendadíssimo! O meu foi comprado na Saraiva bem barato (loja física, mas tem on-line em várias delas; aqui, por ex.).

Mas pra quem quiser tentar sem a receita, acho totalmente possível: o square é o mais básico que tem no crochê: é só procurar uma receita na net e fazer 27 deles!

Depois de admirar sua pilha de quadrados lindamente crochetados, é só emendar 9 squares (não necessariamente desse modo - poderia ser com outro método que vc já saiba ou o da Lucy) e depois mais 9 (que vão formar os dois quadrados grandes, os "painéis" - frente e verso da bolsa, separadamente).

Então, pra que forme o corpo da bolsa, vc vai emendar uma "tira" com 3 squares (que vai ser uma das laterais) e emendá-la ao lado, unindo com os painéis. Na sequência, faça o mesmo com a tira de 3 squares que forma o fundo e depois "sobe" com a outra lateral. Mas outras formas e sequências são possíveis, com certeza. Espero que tenha dado pra entender razoavelmente.

Depois chega a hora das alças, também feita em pontos baixos (e nesta parte, Boa Sorte, porque as minhas sempre ficam péssimas!! rsr). São feitas separadamente também e depois costuradas na bolsa pronta.

Na original há forro. Eu não sei colocar, mas realmente fica mil vezes melhor. E minha mãe, como eu disse no outro post, fez a gentileza de fazer um pra mim.! :)

O botão tb foi por minha conta (a do livro é toda aberta). Coloquei um de madeira e fiz um cordão de correntinhas pra fechar. Acho mais seguro.

É isso. Espero que tenham curtido e se animem de fazer uma também, pq vale a pena!

Ótimo fim de semana e bons crochês!

5 comentários:

Anônimo disse...

Ficou linda!!
dirmasilva@yahoo.com.br

Jil Sousa disse...

A sua bolsa está linda. Parabéns!
bjs, Jil

Karina K. disse...

Oi, Claudia
Adorei a bolsa. Gosto muito da combinação marrom com rosa e o laranja deu uma quebrada, tirou aquele ar meio "menininha", hehe, além de deixar a bolsa mais alegre. Show mesmo. Parabéns!
Bjs

disse...

Adoro essas bolsas tipo sacola! Cabe tudo:) /ficou lindo o fundo marrom, parece terra pras flores. Parabéns:)

bjinhos

BananaCraft disse...

Oi, Claudia!
Adorei os tons que você escolheu. Ficaram lindos juntos.
Parabéns pelo cabeçalho do blog também. Totalmente em clima de Natal e perfeito!
Beijo grande