7 de julho de 2012

Guirlanda

No último post mostrei uns pedaços de feltro comprados na Mega Artesanal semana passada e disse que já estava dando uso a eles num projeto, lembram?


O projeto era esse! Uma guirlanda de outono/inverno pra minha porta da sala!

Não sei vcs, mas eu sempre acho que fica faltando alguma coisa pendurada nas minhas portas. Acho que traz um ar de aconchego e de boas-vindas ao chegar em casa... além de gostar do significado antigo delas, usadas pelos povos pagãos para atrair fartura e proteger seus lares das bruxas...

Aqui no Brasil o costume é só usar guirlandas mesmo no Natal, mas em outros países é comum usar na Páscoa e pelo ano todo. Eu aderi completamente a esse costume!

A ideia pra esta guirlanda eu tive ao folhear minha última revista Make. Era só uma foto criada por um ateliê, não veio com tutorial nem moldes. Mas eu sabia que dava pra fazer uma no mesmo estilo. Aproveitei pra fotografar o passo a passo pra quem se interessar. Que tal?

 Primeiro, procurei na internet um molde de flor de feltro dessas que é só enrolar e colar. Pode ser este molde aqui ou este (eu fiz em 2 tamanhos, ampliando a imagem do molde no Word antes de imprimir). Pra riscar o feltro, usei canetas para tecido, mas pode ser lápis ou qualquer outra coisa. Depois é só cortar seguindo o pontilhado do molde, que forma um caracol:

O feltro cortado fica assim, como o verde-escuro:



Pra enrolar e conseguir o formato de rosinha, eu fui enrolando no dedo (veja que vc deve começar pela parte pontuda, mais estreita):


A florzinha fica assim quando enrolada (então vc pode dar uns pontinhos pra fixar ou usar cola quente, como eu fiz - a cola deve ser colocada na parte da base da flor, só embaixo, perto do pontilhado do molde, em quase toda a volta - não precisa ser em tudo, não):


Abaixo, fotografei a parte de trás, pra vcs verem que a parte circular, redondinha, fica sendo o fundo da flor (passei um pouco de cola por dentro pra colar esse fundo à base da flor):


E depois de prontas, é só ir posicionando como quiser no aro que vc escolher pra guirlanda e colar com cola quente (eu sempre compro essas de galhos, bem rústicas, numa lojinha de artesanato perto de casa, mas tb pode ser feita com aquelas de isopor e então forrá-las com tecido ou fitas). Os galhinhos de plástico eu já tinha casa e foi só colar junto também.

Aqui, tem outras ideias muito bacanas pra usar flores de feltro. Eu já quero começar um vasinho de barro com bola de isopor hoje mesmo...

E aqui a guirlanda na minha porta (espero imensamente que não suje demais...):

E aqui em SP tenho todo um feriado me aguardando... meus projetos começados me esperam!
Um abraço!
P.S. (nov. 2012: Esta ideia de guirlanda pode ser aproveitada para o Natal - é só trocar as cores por verde e vermelho, por exemplo, e colar raminhos e outras lindezas natalinas!)

14 comentários:

Cris disse...

Oi Claudia!
Eu queeeeeeeero!!!
Linda,simples e linda.
Parabéns pela idéia, pelo trabalho e pelo pap. E obrigada pela inspiração!
Beijocas,
Cris

Eu LU na LUZ disse...

Claudia, parabéns de verdade, linda demais, amei! Beijinhos

Judy disse...

Ficou linda!
A cara do nosso inverno!
Beijo e ótimos trabalhos, com um fim de semana bem produtivo.

Nina Dias disse...

Lindo Claudia, lindo domingo, bj Nina

Renata disse...

Vc é muito criativa!!!Amo seus trabalhos!!!!Ah,meu anjo, vi que vc comentou com a Márcinha, que vc não encontrou na Saraiva o livro Easy & Cute Crochet, vc vai encontrá-lo na Saraiva online, qdo puder dê uma olhadinha,tá!!!Bom feriado e fique com Deus!!!!!Bj gde Rê.

Renata disse...

Claudia, não repare , mas o livrinho vc sabe que é Cute & Easy Crochet,né? Ando tão "atarantada" que até estou mudando o nome das coisas...(risos!!!)Não repare,viu!!!Bjão

MARCELA disse...

Hola! hermoso detalle, besosss

Lúcia disse...

Oi
Muito bonita.
Obrigada pela dica.
Acho que deviamos
fazer uma brincadeira
e lança moda.
Entre as amigas.
Beijos...
Lúcia

Debora Alves disse...

Ficou linda sua guirlanda, Claudia!
Parabéns!
beijo,
Debora

Claudia Pech disse...

oii... descobri teu blog lá no Banana Craft e amei tudo oq uem por aqui a respeito de trico e squares (andoi doida p começar algo com esses adoráveis quadradinhos rsrrs)... j´[a seguindo!

bjos e ótima semana!!

Criando Artes Carla disse...

Olá Claudia,
Vim agradecer sua visita e retribui-la. Sua guirlanda ficou muito linda!!
Parabéns!
Beijos,
Carla

disse...

Amei sua idéia de enfeitar a porta... ficou show sua guirlanda com flores de feltro. Eu adorei:)

bjinhos

Juh Peixoto disse...

Adorei sua guirlanda! A cara do friozinho..rsrs..Bjo e bom final de semana!

Juh Peixoto
www.lovemexerika.blogspot.com

Maria das Graças disse...

Que coisa mais lindas! Perfeito. Linda guirlanda.
bj