14 de maio de 2011

Esquentando os pequeninos...

Passei pra dividir com vcs mais uma receita traduzida! Casaquinho de crochê:


A foto não ficou lá essas coisas pq foi tirada à noite...
O modelo é bem básico, mas o que eu adoro nessa receita é o fato de ser muito adaptável: dá pra variar o tamanho, fazer listras, variar na quantidade e tipo dos botões! Sem contar a rapidez!

Este fiz há algumas semanas pra um priminho de 2 anos. E aí está meu grande problema com as peças feitas à mão: acertar o tamanho! Não encontro muitas receitas bacanas pra tamanhos maiores do que 2 (em tricô há muitas, mas eu nunca me arrisquei a tentar... tenho um medo danado de decotes e cavas...). Esta mesmo é pra 6 a 9 meses. Tive que adaptá-la bastante pra chegar ao que queria e isso dá um trabalhão!



Feito com agulha 3,5 e fio Desejo - neste azul-jeans maravilhoso (como tive que aumentar bem o tamanho, achei que esse fio deixou a peça um pouco mole demais - prefiro mais encorpada - por isso adorei o que fiz ano passado com a Premium, que está logo a seguir):

Aqui, também com agulha 3,5 e fio Premium azul-claro (é encorpado e macio ao mesmo tempo! recomendo!). Este também com tamanho pra quase 3 anos, que foi feito pra um dos meus sobrinhos no inverno passado:





Eu e a fita métrica: momentos de tensão! Acho a coisa mais difícil conseguir chegar ao tamanho desejado... mas eu tento: sempre tiro as medidas da pequena criatura antes de começar o trabalho.

As medidas destes dois são, em média:

altura: 30 cm

largura: 25 cm

comprimento das mangas: 30 cm

Bom, acho que podemos ir ao que interessa: a receita!

Enviei um e-mail para a autora no ano passado pedindo permissão para publicar a tradução, mas ela acabou não me respondendo. Então tentei novamente este ano e ela me enviou um simpático e caloroso "Yes!". O bacana é que o blog dela é todo voltado para doações a bebês necessitados: ela desenvolve as receitas e faz montes de peças para doação! A proposta dela é que a gente faça pelo menos uma doação para cada peça que vamos fazer como presente.

Receita original: aqui.

Passo a passo com fotos: aqui.

Casaquinho de crochê (Kelly´s sweater)


Pa = ponto alto
Pb = ponto baixo
Corr = correntinha

Comece com 50 corr.

Carr 1: 1 pa na 4.a corr a partir da agulha e nas próx. 4 corr; faça 3 pa na próx. corr (os 3 ptos na mesma corr – formam um "canto"), depois pa nas próx. 6 corr, de novo 3 pa na próx. corr, e pa nas próx. 12 corr; 3 pa na próx. corr, pa nas próx. 6 corr, 3 pa na próx corr, pa nas últimas 14 corr. Faça 2 corr para virar.

Carr 2 a 7: pa em cada ponto da carr. anterior, fazendo 3 pa no centro de cada grupo de 3 pa ("canto"). Faça 2 corr para virar.

Carr 8: faça 1 pa em cada ponto até o primeiro “canto” (grupo de 3 pa), então faça 5 corr, e “vá” até o ponto central do segundo “canto” – então faça pas até chegar ao ponto central do terceiro “canto”, faça 5 corr, pa no centro do quarto “canto” e continue fazendo pa até o final da carreira. (esta carreira é a que forma as cavas – no post original do blog Bella Bambina há um link “How to make armholes” = “como fazer cavas”: aqui!) - Atenção: nesta parte é que eu fiz o meu aumento, para que a cava e a largura do casaco ficasse maiores. Acho que acrescentei uns 6 pontos no total.

Carr 9 a 19: 2 corr para virar, e faça pa em cada ponto da carr anterior até o final (no final da carr 19 faça 1 corr para virar)

Finalização das bordas do casaco: faça pontos baixos em toda a volta da parte da frente do trabalho, fazendo as casinhas de botão onde vc preferir (casinhas = 1 pb, 3 corr, 1 pb no mesmo ponto baixo do início)
Continue fazendo pb no decote e em toda a volta do casaco. Arremate.

Mangas: o trabalho vai estar arrematado, então vc vai unir o fio novamente a partir do ponto central na parte de baixo da abertura para a cava e fazer pas circularmente, acompanhando a circunferência da cava.
Faça 10 carr de pa e termine com uma carr. de pb.

Pronto!


***************************************************
Pra ver minhas outras peças inspiradas nesse mesmo blog e mais dicas pra esse modelo, dê uma espiada aqui e aqui.

Acho que este final de semana será perfeito pros nossos crochês... Aliás, já está sendo... Inté!

P.S. (27.8.12): Para ver dois modelinhos femininos para recém-nascido, veja aqui.

18 comentários:

Renata disse...

Que belezinha,Claudia!!!Amei este casaquinho, muito fofo e com o fio Desejo deve ter ficado super macio e gostoso, amo este fio!!!! Assim que eu tiver um tempinho irei fazê-lo com certeza!!!!Obrigada por compartilhar conosco a tradução,viu!!!!Um final de semana lindo e muito abençoado para vc e sua família,fiquem com Deus!!!!Bj gde de quem te adooorraaaa,Rê.

Nilda Biagio disse...

Olá Claudia
Obrigada pela receita...quero fazer para minha netinha de 3 anos...vou conferir as medidas da minha baixinha e ver se dá certo.
bom domingo!!
Bj
Nilda

Judy disse...

Que gracinha!
A cor é linda.
Parabéns!

Bom final de semana!

ELENA disse...

Um amorzinho Claudia! Quando eu faço casaquinhos raglã, me acontece a mesma coisa, difícil e arranjar criança de todo tamanho hahaha!! Eu tive que fazer um casaquinho tamanho um ano, para um baby de 6 meses pq todas as receitas que eu fazia (para 6 meses) ficavam pequenas.
Seu casaquinho ficou lindo, parece quente e macio. BJO!

Esther disse...

Ficou uma gracinha! Muito legal voce passar a receita bem explicadinha... Parabens por mais um trabalho super bem feito!

deise CRAFTS... disse...

Olá Cláudia!
Que fofura o casaquinho... fiquei imaginando o pequeno bem quentinho dentro dele!
Lindo!
Beijos!

SANDRA CROCHE disse...

Oi,Claudia
Ficou lindo!!!!
e obrigada por compartilhar a receita,querida
Beijos e um otimo domingo
Sandra Coatti

Ana Luiza disse...

Lindo o casaquinho, adorei a cor! Beijo!

MARİFETANE disse...

güzel blog.tebrikler..

SANDRA CROCHE disse...

Bom Dia,
……{\\\\……._____…..,
…..{*.\\\\…..(*~*~*)…/}
….{.~.*\\\\….////^^\\\\../~} UM ANJINHO
….{*….\\\\..(((/.6.6./.*} PARA
….{..*.~.\\\\.)))c..=.)*..} PROTEGER
…..{*…*.////“_/~`.~.} VC…
……{~.*.((((.`.`\\\\.*}“
…….`{.~.)))`\\\\.\\\\))_.-:<*>
……….`{.(()..`\\\\_.-“`.`:“
…………`)/.`..|
………….(….\\\\“ \\\\
…………..\\\\….\\\\ .\\\\
…….._ .__\\\\…| /
……..|` `“…“Y;
……..|./“-../../
……..`“……|./
……………./.`-._
…………….`—-
Bjs............Sandra Coatti

Juliana Noronha disse...

Olá Cláudia,
ficou muito lindo!Obrigada pela receita,
Um grande abraço
Juliana.

disse...

Fofo demais!! Que tons lindos de azul!
Muito legal ter uma receita pra cça de 2 anos, adorei:)

bjinhos

Nile e Richard disse...

Oi Claudia.
Estão uma tetéia.
Gostei do modelo e da praticidade.
bjos.Nile.

Nathalia disse...

Uma gracinha!! Adorei a cor!
Parabéns pelo lindo trabalho!
Bjs

Cintia Santos disse...

Oi Claudia,
Apaixonei pelo seu blog, que coisinhas lindas e delicadas... adorei as suas combinações de cores... lindo, lindos, lindos!!!
Parabéns!
Já tô te seguindo, pois não quero perder as suas novidades.
Beijos
Cin
www.mimosdacin.blogspot.com

Roseli Moraes disse...

Oi Claudia

amei se blog....de muito bom gosto....seus trabalhos são lindos....parabéns estou te seguindo...

bom fds

um abraço
ROSELI

Paixão por Artesanato disse...

Oi amiga querida adorei sua receitinhas e seus trabalhinhos como sempre tao lindo parabens.
Conheça o meu novo tapetinho espero que goste. Linda sou sua seguidora mais do que apaixonada pelos seus trabalhinhos Te desejo um otimo fds bjao Re

♥ Helena ♥ disse...

Ola bomdia
lindo seu blog gostei
o casakinhu ficou um xarme
amei a golinha de trico
vou guardar pra fazer depois rss
eu nao gosto de nada complicado
e vc deu uma ideia muito legal
um abraço
qdo tiver um tempo vc me visita tabem ??
Helenacroche