2 de outubro de 2010

Sem abacaxis, por favor!

Há tempos estava querendo uma toalha de crochê redonda pra minha mesa da cozinha, mas não encontrava uma receita, digamos, simples, sem abacaxis ou cachos de uva ou jardins inteiros de rosas; sem nenhuma ofensa, mas não faz muito o meu estilo... Até que:

... Encontrei esta pequena maravilha, um Granny Circle, nas minhas andanças pelo Ravelry. Fiquei tão, tão contente, porque adoro coisas circulares assim, pra toalha, tapete etc. E por tanto tempo eu procurei pra fazer os tapetes do meu banheiro e também toalhinhas pra sala... Mas sempre é tempo!


Estes fios são deliciosos: Rayontex, um barbante bem fininho e perfeito pra trabalhar! Quero ter vários de cada cor no estoque!! Fica muitíssimo macio e o visual é excelente. Um tanto rústico, mas fino ao mesmo tempo. Aqui, trabalhei com dois fios juntos e agulha 3,5.
Laranja e amarelo não são definitivamente minhas cores favoritas. Aliás, estão longe disso. Mas queria mudar um pouco e elas me pareceram perfeitas para a cozinha.
A receita original é de capa para almofada, sim, circular, uma ótima pedida! Vejam em inglês aqui. E não deixem de ver todas as outras combinações de cores de "mandalas" aqui. Lindas! Ah, e também não desanime quanto ao fato de ser em inglês!
É um padrão muito simples e tudo o que vc precisa saber para executá-la, basicamente, é:
Ch = correntinha
round = carreira
Slip stitch = ponto baixíssimo
join = fechar, unir
treble = ponto alto (termo britânico para o "dc", ou "double crochet", americano)
Cluster = grupinho de 3 pontos altos juntos.
Para a borda, queria alguma coisa delicada. Tentei mais de um ponto e cheguei a este, um pouco arredondado, como eu queria:
Pode ser usado pra qualquer borda, com agulha e fio bem finos também. É só fazer assim:
Na última carreira do trabalho, faça uma carreira toda de pontos baixos, para servir de base para a borda.
Depois: 1 correntinha, no próximo ponto 1 pb, 1 mpa, 1 pb, então ponto baixíssimo nos próximos 2 pontos (vc pode variar a quantidade de pontos baixíssimos entre uma ondinha e outra, dependendo do efeito que desejar - eu fiz com 2.). Continue assim por todo o contorno.
Veja abaixo bem de perto: o que forma o biquinho é "1 ponto baixo, 1 meio ponto alto, 1 ponto baixo"; entre esses biquinhos ficam os pontos baixíssimos, que serão a "parte baixa" do desenho:

E esse pequeno pedaço de barbante trabalhado deixou minha cozinha mais feliz!
Bons crochês!

25 comentários:

Dudis disse...

Olá, e ficou realmente encantador, sua cozinha deve ter ficado muito alegre, parabéns, bjos doces

Nilda Biagio disse...

Olá Cladia
Adorei...bem como eu gosto!!!
Bom domingo!!
Bj
Nilda

KARINA PINTA E BORDA disse...

Cláudia,
Fiquei babando pela sua toalha/tapete! Muito bonita mesmo! Obrigada pelas dicas. Beijos, Karina.

Juliana Noronha disse...

Olá Claudia,
ficou lindo! Tudo a ver com forma e cores.
Um grande abraço
Juliana.

Ana Luiza disse...

Eu sabia que aquele "flash" laranja do outro post era mais uma de suas lindezas!!! E a foto está espetacular, fala sério... Beijo!!!

MIRIAM REGINA disse...

Ola, como vai??? Adorei sua toalha, ficou lindissima, como todos seus trabalhos

parabens

beijos

Miriam Regina

Maria Lúcia disse...

Oi
Está linda mais
só tenho modelos
com abacaxis.
Beijos...
Lúcia.

Jacey disse...

It looks great, I love the colours.x

PELA ARTE disse...

Cláudia ficou simplismente lindo de vive, adorei!.

Bom domingo!
Bjs

Edna

Susi karin disse...

OI CLAUDIA FICOU LINDA SUA TOALHINHA E SUA COZINHA DEVE MESMO TER FICADO BEM ALEGRE, UM ABRAÇO, VOU VER SE ENCONTRO ESSE TIPO DE FIO POR AQUI!

Tony Gifs Javas disse...

OLÁ AMIGA, DESCULPE A INVASÃO, MAS GOSTARIA DE AVISAR SEUS VISITANTES QUE TAMBEM TEM BLOG SOBRE OS UTILITARIOS, CALENDARIOS, RELOGIOS, CONTADOR DE VISITAS, COISINHAS, BONECAS E MUITO MAIS NO SITE TONY GIFS JAVAS, VISITE A PAGINA :=> www.tonygifsjavas.com.br/utilitarios_blogs.htm E PEGUE VARIOS UTILITARIOS GRATIS A SUA ESCOLHA PARA SEU BLOG. OBRIGADO PELO ESPAÇO.

Márcia disse...

E, como nós temos praticamente o mesmo gosto no crochet eu amei esse achado! Ficou muito linda a toalhinha! Vou copiar (hehehe)! Beijão!

disse...

Sou de opinião quanto menos, mais!
Ficou show sua toalha, super alegre. Achei bem cozinha mesmo, dá um toque de fruta, de vontade de comer, limpeza, sei lá rss

bjinhos

Cecília disse...

Oi Claudia!
Ficou linda, delicada e pacientemente bem explicada. Obrigada!

graziela disse...

claudia, como vc é caprichosa! com seus trabalhos, com o blog... é super gostoso de ler e ver.
sabe que vc incutiu o bichinho do crochê em mim? (mais do que a minha mãe -- e que ela não nos leia!) estou no meu primeiro cachecol. tosquinho... mas vamo q vamo! beijos

Elba disse...

Olá, Cláudia.
Que bom gosto você tem!
Parabéns!
Beijinhos! :)

Regina disse...

Vc acertou em cheio, pq amarelo e laranja são cores perfeitas para locais de refeição pq abrem o apetite. É o que dizem os decoradores.eh Ficou muito lindo. bjss

Vanessa Biali disse...

Ficou encantador, Claudia! Peças simples com um toque de cor fazem toda a diferença num ambiente.
Tenho dois convites para você: conhecer meu último trabalho (se você gostar dele, você pode votar no concurso que estou participando) e concorrer ao sorteio de uma apostila.
Obrigada!
Beijos,
Vanessa

Elaine disse...

Ficou otimo!eu tambm nao gosto dos modelos de abacaxi e etc...vou tentar fazer esse beijos!

Regina disse...

Belíssimos trabalhos,adorei!! Já estou te seguindo,e ainda quero fazer essa toalhinha e a guirlanda,vamos ver se consigo,pois estou aprendendo,precisarei da ajuda de minha irmã,que sabe o crochê muito mais tempo,rsrs
Beijos e ótima quinta!
Regina.

Crochet with Raymond disse...

Beautiful happy colours!!!!!!
XXX

mary disse...

Amei o seu blog !!!! Tudo ! As fotos, o texto, tudo perfeito!
Parabéns!

mary disse...

Não consegui entrar no link que vc dexou com a receita em inglês do tapete redondo! Adoro seu blog!

angeli disse...

Ficou linda!!! sou fã dos seus trabalhos.
Mudando um pouco o assunto do post, mas estou nesse trabalho atual e que vc fez tão bem... Como vc faz o acabamento nas suas mantas ripple??? Já fiz alguns trabalhos, mas acabo não gostando do acabamento das laterais, acho que falta algo, sabe?
obrigada
beijinhosssssssssssssss

Claudia disse...

Olá, Angeli!
Sobre as mantas em ripple, na única que fiz não usei borda nenhuma. Como o ponto já é bem trabalhado, acho que fica excessivo acrescentar algo em volta, mas há quem faça um "contorno" em todo o trabalho, com uma cor apenas; acho que é o melhor modo e fica muito bom. Dá uma olhada nesta aqui: http://www.craftjuice.com/story.php?title=folksy-buy-custom-order-rainbow-ripple-scarf-1
Espero ter ajudado!
Um abraço!