Vejam se não é uma ideia simpática transformar um pote de vidro qualquer num belo vasinho de flores:

Foi o que fiz, inspirada mais uma vez no blog da Lucy! Vejam o dela
aqui, seguido das instruções! Ah, e também pode virar um porta-lápis, como o dela!
Estas listras coloridas conseguem mesmo dar uma baita energia a qualquer canto da casa! O meu está na sala:
É um trabalho muito simples, todo em ponto alto.
O meu foi feito com 2 fios de Anne em tons que eu já tinha em casa (mais uma chance de aproveitar restinhos...). Um dia ainda me desapego dos degradês e dos tons que combinam e faço como a Lucy..., mas por enquanto:
Pensei em fazer um tutorial rapidinho, não muito detalhado, mas que pode ajudar quem queira fazer. Que tal?
O pote é escolha sua: tanto faz a largura e a altura; o mais fácil, no entanto, é que ele seja mais "plano" como este, e não tenha muitas irregularidades:

Bom, tudo começa com um nozinho, que é o início de qualquer crochê, e, a partir dele, são feitas correntinhas até chegar à circunferência do fundo do pote (ele é feito pela base, de baixo pra cima):

O segredo é acertar a largura do círculo de correntinhas: não pode ficar muito apertado, nem muito frouxo. O ideal é deixar mais para apertado, pois à medida que se vai trabalhando, ele vai ficando naturalmente mais largo:

Depois de acertar o tamanho, medindo no próprio pote (eu fiz isso muuuitas vezes até chegar ao que queria...), é só fechar as correntinhas: isso é feito fechando-se a última e a primeira correntinhas passando o fio com que se está trabalhando pelo meio delas. Fica assim:

Círculo fechado, é hora de "subir" 3 correntinhas, que formarão o primeiro ponto alto:

Depois deve ser feito um ponto alto em cada correntinha da base, até o final do círculo.
Ao chegar ao último ponto alto, é preciso fazer um ponto baixíssimo na terceira correntinha do primeiro ponto alto e trocar de cor, caso vc também opte por listras! Aqui a primeira carreira sendo feita:

"Vestindo" os pontos altos no pote, eles ficarão assim:

Para que a peça fique bem justa no pote, é preciso ir experimentando a cada carreira e ir diminuindo os pontos, se for necessário. No meu, foi preciso diminuir e muito! O jeito foi ir "pulando" alguns pontos a partir da 2.a carreira: fazendo um ponto alto, pulando um, fazendo um ponto alto, pulando um...; depois, diminuindo bem menos pontos na próxima carr. e depois seguindo sem diminuir. Isso deixa alguns buracos, sim, mas garanto que eles passam despercebidos quando a peça está no pote*.
* A Simone deixou, nos Comentários deste post, uma dica preciosa pra evitar os buracos: é só fazer 2 pontos altos e fechá-los juntos no mesmo ponto, em vez de pular como eu fiz! Valeu, Simone!!!

Como o meu pote fica bem mais estreito no topo, tive que começar a diminuir de novo ao chegar em cima (que são as duas carreiras brancas finais, no alto).
Confuso?! Me contem o que acharam e se fizeram um também! Vou adorar saber!
Ah, outra opção muito charmosa e que segue a mesma linha é a da Sônia. Uma luminária aproveitando copo de requeijão! Lindo e já na lista!
Bons crochês!