15 de junho de 2008

Os famosos paninhos de pia (dishclothes)!

Pronto! Também me rendi aos encantos dos famosos paninhos de pia tricotados (os dishclothes)! Estava ansiosa pra fazer um, depois de ter visto os lindíssimos feitos pela Márcia do Mitricot. Ela traduziu duas receitas e isso me animou a tentar traduzir a da estrela.

Tem também os da Sandra, do Tricô e mais tricô, o da Judy, do Tricoteiras sem fronteiras , e os coloridíssimos da Vicky, do Tricotando por acaso.

E fiquei duplamente feliz: primeiro porque a receita é perfeita e deu tudo certinho desde o primeiro ponto (o que não é sempre que acontece comigo... rsrsrsrs...); segundo porque foi a primeira vez que fiz uma receita direto do inglês, que está aqui!!!

Bem, na verdade, foi um experimento, porque usei lã (Cisne Premium, que eu já tinha em casa) e não linha Bella, como a Márcia indicou; e agulhas 5 (ela usou 4 e o original indicava 4,5). Então o resultado não foi perfeito: ficou meio molenga e grande demais: 22 cm de larg. X 23 cm de alt. Mas não pretendo parar por aqui, não! Quero fazer outros! Muitos deles!

Agora sinceramente: vamos ao ponto central da questão: são paninhos de pia!!! pra sujar, engordurar e depois jogar fora!!! Vejam a imagem. Combina??!!

As americanas usam pra isso, mas pelo que eu vi até agora nos blogs, as brasileiras são mais "afetuosas" e se negam a dar este fim para o pobrezinho!! Eu também estou sem coragem... Talvez dar de presente, mas tenho certeza de que a pessoa que ganhar também não vai usar... Enfim, queria saber que outros usos podemos dar pra ele. Contem-me!

Como o meu é de lã, não vai ficar bom como toalhinha, nem nada do tipo, porque ficou fofo e alto. Talvez os feitos com linha fiquem mais durinhos e possam ter outro destino...

Para finalizar pretendia postar a tradução da receita, mas, pelo que entendi pelos posts de outros blogs, parece que há problemas de "direitos autorais"... vai entender... Na minha cabeça, se está na internet, é público, contanto que se indique os créditos e não use pra vender, qual é o problema??!!

Enfim, não há segredo nenhum: é só montar os 37 pontos na agulha e saber que "K" é "ponto meia" e "P" é "ponto tricô". Para o resto, é só dar uma olhada no Dicionário de tricô ing./port. aqui do Linhas. Acho que não tem erro. Qualquer dúvida, escrevam-me!!!

14 comentários:

Drica Menezes disse...

Q gracinha d paninho! ficou um amor! eu tbm teria pena d coloca-lo para sujar todinho com gordura e afins...hummmm, mas talvez para usa-lo como toalhinha d mesa, tipo aqueles jogos americanos, colocar abaixo do prato, ficaria legal! bjao!

Anônimo disse...

Oi, Cláudia!
VOltei! Obrigada pela visita!
Depois dessa viagem, nem colete eu conseigo mais pôr no meu filho. Ele só quer saber de regata e shorts! rsrs
Ficou lindo seu paninho!! Adorei!
Eu também me rendi aos paninhos (mas de crochê...).
Estou quase me rendendo aos bicos em toalhinhas rsrsrs
Tenha uma ótima semana!
Beijo,
Debora

Anônimo disse...

Oi, Cláudia!
VOltei! Obrigada pela visita!
Depois dessa viagem, nem colete eu conseigo mais pôr no meu filho. Ele só quer saber de regata e shorts! rsrs
Ficou lindo seu paninho!! Adorei!
Eu também me rendi aos paninhos (mas de crochê...).
Estou quase me rendendo aos bicos em toalhinhas rsrsrs
Tenha uma ótima semana!
Beijo,
Debora

Anônimo disse...

Que paninho metido hein? Não deixe que êle se engordure. Tá lindo!
Beijoca.
Nilda.
http://meucantin5.blogspot.com/

Anônimo disse...

Que paninho metido hein? Não deixe que êle se engordure. Tá lindo!
Beijoca.
Nilda.
http://meucantin5.blogspot.com/

Anônimo disse...

Passei para fazer uma visitinha e como sempre tive uma surpresa no teu blog. Adorei essa idéia dos paninhos. Vou começar uns pra mim também.

disse...

Claúdia!!!! que bom que está encarando os paninhos rss eu adoro!!
Eu, pra pia, uso os de puro algodão; mas acredite, eles só ficam bom mesmo depois de muito uso :)
Agora, os de lã, eu os faço quando termino uma peça e sobra fio; daí vou juntando, emendo os ditos e faço mantas.
Olhe só, se vc colocar uma média de 37 a 41 pontos, sempre com ag 4,5mm e fio compatível, vc terá sempre paninhos com as mesmas medidas: 20x20cm :))(bom essa éa minha tensão de ponto).
Brigadinha pela visita, viu?
bjos

Nilda Biagio disse...

Olá Claudia
Eu jamais usaria essa belezinha prá secar a pia...talvez usasse na mesa prá colocar prato quente .
Bj
Nilda

Judy disse...

Ficou uma gracinha!
Adorei!
Saiba que estes paninhos viram mania, sempre quer fazer mais um!
Eu uso os meus no puxador da porta da geladeira (não deixa ficar marcas de mão), também fica legal por uma alcinha e colocar num cantinho da cozinha prá dar um colorido ou ainda como pegador ou descando para panela e refratários... enfim eles são úteis e linnndos!
Um forte e carinhoso abraço e um feliz final de semana!

Tricô e Mais Tricô disse...

Claudia amei seu paninho ficou lindo. Agora usando o fio de algodão vc vai gostar mais ainda.
Parabéns pelo trabalho. beijos

Anônimo disse...

♥Oi,Claudia.Esses paninhos de pia sao tao bonitinhos da pena de usar.Que tal uma manta ou uma colcha?Outro dia voce visitou-me e perguntou o que estava escrito no premio que mandei para voce,ne?Sabe que eu tambem tentei ler e nao consegui.So sei que a ultima palavra estava escrito "anterior",o restante eu nao sei.Desculpe,nem eu tinha reparado nisso.Os croche nao tenho feito muita coisa,muito calor...esta terrivel o verao por aqui.No dia 13 ate o domingo e ferias de verao no Japao vou dar um tempo depois vou ver o que faco de croche.Entao ate mais e bjus da amiga Norma e Mi♥♥♥

Anônimo disse...

♥OI,Claudia♥
Eu aqui de novo.A minha amiga Shirley (blog Essencial Croche)coseguiu ler o que esta escrito no premio que ennvie para voce.Esta escrito assim:Premio a la luz interior.Ate eu fiquei curiosa depois que voce perguntou o que estava escrito.Misterio desvendado!!!Bjus da Norma e Mitinha ♥ ♥ ♥

Bruxinha Arteira disse...

Eu colocaria um forro de manta acrilica, e tecidinho de algodão a combinar, uniria tudo com um ponto caseado ou biquinho de crochê com uma argolinha na ponta pra pendurar, e faria um pega, ficaria um charme!!!

Porque eu tbm não tria coragem de estragar essa fofura.

Gisele disse...

Claudia, esse dicionário de tricô inglês/português veio na hora certa! Procurei por toda a parte! Obrigadíssima!