29 de outubro de 2011

Sem linhas

Um post inusitado por aqui: nada de trabalho com linhas! Trabalhei muito pouco com elas esta semana e andei um pouco desanimada com os meus projetos atuais...

Mas em compensação fiquei empolgadíssima com um caderno velho que ganhou cara nova:

ADORO capas de caderno com tecido! E vejam que tecido! Não é encantador? Comprei por uma bagatela num dos meus armarinhos de costume, um pedaço pequeno, daqueles que agora vendem enroladinhos pra apliqué ou patchwork.


Usei cola pra tecido (aliás, preciso de dicas urgentemente quanto a isso: que cola vcs usam? a marca que me disseram ser ótima na loja onde compro é péssima de usar: faz sujeira, mancha e corrói o esmalte... sempre adio o momento de usá-la porque sei que vou me estressar...)


Aqui, a parte interna pra vcs verem: encapo como se fosse caderno de escola e sempre colo uma sianinha ou fita pra dar um acabamento mais perfeito:


Ele vai servir pras minhas anotações craft: planos de projetos, tipo de linha, agulha e quaisquer outros detalhes que certamente me escapam quando vou escrever um post depois...




Tenho vários caderninhos e cadernetas espalhados pela casa, mas este acho que vai funcionar melhor, porque é grande, porque ficou lindo com esta capa nova, e porque eu adoro caderno de qualquer jeito... não precisa de muito motivo.




Bom, e continuando nos projetos sem linha, o bolo de chocolate que fiz pro último Dia das Crianças:




Cobertura e recheio de brigadeiro e enfeite de M&Ms!


Mesa arrumada pro café da tarde, que teve toda a família reunida, pra festejar os nossos pequenos (que são muitos!!):


Pra quem quiser, depois posso postar a receita do bolo: divino e fácil: não vai batedeira nem liquidificador! Sujeira zero, gostosura mil!


E assim termino a miscelânea que ficou este post: queria saber se vcs curtem essa misturada às vezes: além de linhas, falar de casa, de comidinhas, de decoração, essas coisas pequenas que tornam nossos dias mais gostosos. Eu gosto de falar. Não sei se vcs gostam de ouvir...


Um ótimo resto de final de semana!

E até a próxima!

20 de outubro de 2011

Em paz...

Em São Paulo, da semana passada até o começo desta, foram 5 dias de uma chuvinha insistente, extremamente convidativa pro aconhego em casa, com a tv ligada, a família em volta, e os meus novelos e agulhas... Hummm... poucas cenas me transmitem maior paz do que essa...



Nas agulhas, toalhinha de tricô. Um modelo delicado que já tinha feito uma vez aqui, em marrom. É muito gostosa de tricotar porque vão se formando gominhos, então faço um gomo completo, às vezes paro pra fazer outra coisa e depois começo mais um gomo (o mesmo princípio da Starfish cloth, traduzida aí na barra lateral!)... O único "porém" da receita é o acabamento final, a hora de emendar o último gomo com o primeiro. Sempre fica um cordão que não me agrada nada e que eu acho que está errado, mas não sei outro jeito... (vejam na foto abaixo, canto esquerdo, acima)



Bom, o fato é que precisava de duas delas pra compor um conjunto à volta da janela da minha sala: gosto de toalhinhas embaixo dos porta-retratos de madeira:


E como estou querendo clarear um pouco a sala, que tem os móveis escuros, achei que o branco seria perfeito... Terminei uma e tenho a segunda nas agulhas...


Aliás, usei fio Bella (duplo), e agulhas de tricô n.3.


Knitted Round Cloth


Receita original aqui.




E sigo com minha manta de crochê. A passos lentos (tenho de confessar que já cheguei a ficar em dúvida quanto a continuar com ela ou não...). É tão difícil escolher as cores e o modelo de uma manta. Ainda mais neste caso, em que será usada para a minha cama e não para cobrir... Adoro a combinação, mas não sei se vai "funcionar" no pé da cama... não sei se terá o efeito que estou esperando... mas vou prosseguir.


E por último, mas não menos importante, um jeito de organizar os fios que me encantou e que logo tratei de fazer:


Pedacinhos de linha com o número da cor, organizados de um jeito fofo, pra acabar com a dificuldade na hora de comprar um fio que acabou! Qualquer papel mais encorpado, um furador divertido e pronto!! Simplesmente adoro a criatividade das pessoas!


Copiei a ideia que vi aqui, no Bunny Mummy (minha leitura de todos os dias, da talentosa Jacquie - que tem 3 filhos, um casarão, trabalha fora e ainda faz todo tipo de manualidade! Lindo de ver. Eu acho! rsrs).

A todas, um final de semana de muitos tricôs e paz! (e... chuva?!!) rsssrrs

9 de outubro de 2011

Vermelho...

Tenho de confessar que estou feliz e aliviada por estar escrevendo este post hoje! A pane no Blogger parece que assustou muita gente. Eu fiquei sem conseguir acessar vários blogs, em outros não há como deixar comentários (ainda) e soube de pessoas que tiveram seu blog excluído! Já pensaram nisso?! Tremo só de imaginar! As visitas por aqui diminuíram bastante nas últimas semanas e eu demorei pra saber o que estava acontecendo.

Parece que as coisas estão se normalizando, mas preciso urgentemente fazer um backup do blog pra me prevenir. Pretendo seguir as dicas da Márcia Palamim, aqui. Deem uma olhada no post dela. Acho que ajuda bastante!

Bom, mas falemos de coisas boas: vermelho! No crochê, nos vasinhos da minha cozinha, nos tecidos, no Natal... aaaaaaah!! eu juro que não queria falar no Natal já...


E a intenção não era nem de longe que ele se parecesse com um mosaico natalino. Totalmente sem querer! Mas não dá pra ignorar que esse clima vermelho e verde vem se infiltrando devagarinho já no mês de outubro... é só dar uma olhada na maioria dos blogs... Quando fotografei coisas vermelhas foi pensando em como é difícil fotografar essa cor! E em quantas fotos tive que tirar pra tentar ser fiel ao tom real do meu último projeto:




É um vermelho puxando pro cereja, da linha Anne. Foi crochetado pra uma menininha linda, filha de uma amiga mais do que querida.




Mas pra mim, o encanto desta peça não foi o crochê, nem a cor, mas o botão forrado de tecido especialmente pra ele!





Estava com esta ideia fixa na cabeça há tempos: botões forrados! e quando crochetei este casaquinho tive a certeza de que nenhuma outra opção de acabamento me faria feliz. Só um botão forrado de tecido. Então fomos eu e minha mãe até um bazar, numa manhã de sábado, munidas de retalhos de tecidos meus e o casaquinho pronto, pra escolhermos a cor e a estampa que melhor ornassem! Um trabalho de alguns minutos e que custou 2 reais!!!, feito ali mesmo no balcão pelas atendentes, com uma maquininha bem simples, e pronto! Um primor!




Agora é esperar que sirva: esta é sempre a parte que mais me preocupa. A receita traz 3 opções de tamanhos e eu fiz o médio (acho... esqueci de anotar... rsrs), com 2 fios de Anne (importante pra conseguir aumentar o tamanho), agulha 3,5. Ela tem 2 anos e meio e não é muito grande; acho que desta vez acertei... mas sempre fico bem insegura, pq não seria a primeira peça que faço e que não serve na criança, e isto é muuuito frustrante!




A receita é o Urban Girl Cropped Cardi, da Lion Brand, aqui (é preciso cadastro, mas vale muito a pena!!). Eu já fiz um lilás e um branco também: aqui e aqui. Lembram? Mas este ficou de longe o mais bonito. Eu acho!





Quanto à revista Make que apareceu no mosaico, não foi à toa: sexta-feira uma leitora lá do Rio de Janeiro me escreveu dizendo que eu estava lá, na última edição (n.25) na seção "Ponto de Encontro". Claro que voei pra banca assim que saí do trabalho e quase pulei de alegria quando vi lá o meu cachecol:




Acho que não preciso dizer o quanto isto me deixou feliz, né?!




E esta edição está especialmente linda! Recomendo!




Um ótimo fim de domingo e uma bela semana pela frente! :)