23 de novembro de 2010

Ideias para o Natal - Parte I

Estamos há quase 1 mês do Natal e com essa aproximação me lembrei do quanto gosto quando encontro listas de ideias de presentes originais e que cabem no nosso bolso! É tão difícil ser criativa ano após ano, não é?
Pensei então em fazer uma coletânea de ideias de presentinhos feitos à mão, cheios de significado e carinho, dentre as peças que eu fiz ao longo desses anos de blog. Além disso, algumas ideias de peças pra enfeitar a casa e ir curtindo esse período de aconchego em família. Que tal?

Sei que alguns "poréns" surgem com a ideia de presentear com algo handmade, porque fica aquela impressão de que é pouco... Muitas compartilham dessa ideia. Mas acho que tudo depende: depende do capricho da peça, do embrulho (que valoriza demais o conteúdo!), e da pessoa a ser presenteada. Digo isso porque não é todo mundo que sabe apreciar uma peça feita à mão; e gosto não se discute. Então acho que é preciso selecionar os presenteados pra não errar.
E nada impede também que um presentinho artesanal acompanhe o presente comprado. Às vezes a composição fica bem interessante!

Só peço que procurem na barra lateral pra encontrar as informações todas sobre a peça, como molde, fio usado etc. Então, se for crochê, é só dar uma olhada na categoria com esse nome. Isso porque me daria um trabalho imenso ficar colocando todos os links... rsrsrsrs...

Claro que qualquer peça que aparece aqui no blog pode servir de presente, mas tentei focar em opções rápidas de fazer e que não tenham custo alto.

Vou dividir essa coletânea em partes, pra que não fique muito longa. Prontas então para
a Parte I?!



Descansos de panela em crochê: utilíssimos e versáteis, podem ser usados também como toalhinha ou cobre-jarra. Uma ideia de composição é colocar algumas delas junto com algo de comer, como biscoitinhos feitos em casa (veja alguns biscoitinhos em "Cozinha").

Scotty dog - cachorrinho em feltro


(com o nome da criança ou do próprio cãozinho bordado atrás - fica legal colocar a data também ou algo como "Primeiro Natal da(o)...").


Flocos de neve em crochê - podem ser usados num móbile, pendurados na árvore ou na guirlanda!



Em tricô, Sundance Makeup Bag - pra levar o que quiser na bolsa. Dá pra fazer várias!




Marcador de páginas em feltro, com bordado. Uma boa ideia de composição: você pode dar um livro já com o marcador!




Estrela de feltro com cara de doce pra pendurar pela casa, na árvore ou nos embrulhos!

E vocês, têm alguma ideia de presente criativo pra compartilhar?
Se todo mundo deixar um recado, acho que podemos fazer uma lista muito aproveitável em conjunto! E depois é só ir pondo mãos à obra...

Bons trabalhos!

21 de novembro de 2010

Isto é o crochê!

Mais um trabalho circular e colorido em crochê:

Mais uma capa para o banco de madeira do quarto do meu filhote:

Desta vez, não havia receita. O que vi foi uma foto da capa da Jacquie, do Bunny Mummy, no Flickr (acho que não aparece no blog). Salvei no computador, aproximei a imagem na tela e fui contando os pontos! Isto é o crochê!!! :)



Na verdade, o centro do trabalho é o Summer Garden Granny Square, da Lucy. A partir da 4.a carreira é que começa a diferença, porque é preciso ir aumentando até chegar ao tamanho desejado.

Não consegui fazer exatamente igual ao da Jacquie, porque acabou dando diferença, provavelmente por causa do fio e da agulha, e então fui adaptando conforme foram aparecendo as dificuldades: fazendo mais pontos na carreira que estava ficando repuxada, ou diminuindo os pontos se a carreira ficava muito franzida. E assim foi um fazer e desmanchar até chegar ao que eu queria.



Fio Bella (2 fios juntos) e agulha 3,5 mm.

A combinação de cores não ficou exatamente como eu tinha planejado, porque acabou o vermelho e o amarelo, então tive que fazer mais carreiras em azul...


Fotografei a parte de baixo pra mostrar a vocês como as últimas carreiras devem ficar "repuxadas" propositalmente, para que a capa "agarre" no banco:

Isso só é conseguido pela diminuição de pontos. Eu diminuí nas 3 últimas carreiras, fazendo dois pontos juntos aqui e ali, distribuídos aleatoriamente pela carreira (acho que mais ou menos de 6 em 6 pontos). Vejam:

Este ficou bem mais interessante, na minha opinião, do que o meu primeiro; vejam aqui. Naquele eu precisei passar uma linha para que ele ficasse bem preso ao banco, porque não diminuí em várias carreiras - precisa ficar bem apertadinho... Eu sempre digo: nada como a experiência! É ótimo fazer uma mesma peça duas vezes!

***

E como não podia deixar de ser, a quase 1 mês do Natal, estou trabalhando com feltro numas belezinhas que ainda não posso mostrar porque pretendo dar algumas de presente...

Muita coisa verde e vermelha por aqui, muitos botões e linhas pra combinar... e o espírito do Natal vem se instalando devagarinho...

7 de novembro de 2010

Granny

Crochetei mais uma toalha de mesa em Granny Circle. Acho que dá pra ver o quanto gostei deste modelo, não é?

Mas esta não é pra mim, é pra minha irmã:


Acho que o "caimento" na mesa dela, que é redonda, será ainda mais bonito, porque a minha é oval.
Para as indicações da receita e a outra toalha, veja meu outro post aqui.

Minha irmã queria que tivesse laranja, como a minha, mas, adivinha, o meu barbante Rayontex laranja tinha acabado e eu não tinha intenção de sair pra comprar... O jeito foi adaptar com a Bella, salvadora de todos os momentos, com dois fios pra dar uma textura parecida:


E ficou bom. Gosto de laranja com pink, já que eu também não tinha mais fio mostarda e não gosto nem um pouco de fazer duas peças iguaizinhas...

Então o miolo bege foi feito com Rayontex e as contornos coloridos com Bella, Pingouin.

Agulha de crochê 3,5 mm.

Nesta fiz menos voltas coloridas, deixando o miolo bege (na verdade, cru) predominar, e mudei o acabamento: desta vez fiz em picô, que dá esse aspecto mais "pontudo":

Pra fazer o acabamento com picô, você deve fazer uma volta inteira de ponto baixo no trabalho.

Na próxima carreira, sobe com uma correntinha e faz 1 ponto baixo, 2 ou 3 correntinhas e fecha com 1 ponto baixo no mesmo ponto onde vc fez o primeiro ponto baixo, ou seja, tudo é feito no mesmo ponto.
E continua até o final. Assim:




É isso. Bom domingo! Bons crochês!
P.S.: Para ver outras ideias e combinações de cores de mandalas em crochê, deem uma espiada no blog Crochet with Alice and Raymond. Vale a pena!

3 de novembro de 2010

Bordando...

Estava com uma saudade imensa de bordar...
Então peguei um pedaço de feltro branco e fiz esta menininha para a minha estante de livros:

Ela é um dos riscos do conjunto Back to school, que encontrei aqui, no blog Sew, mama, sew!
Lembram que eu bordei o menininho para o quarto do meu filhote? Aqui.

São dois pedaços de feltro, que eu recorto depois de transferir o desenho para o tecido, num formato irregular, meio que contornando o risco (não há uma forma padrão - vc corta como quiser). Depois encho com manta acrílica e fecho as duas partes com linha comum e agulha. A base eu fiz reta porque a ideia era que ficasse mesmo em pé, perto dos livros.



(Sim, foi aberta mais uma temporada de Jane Austen por aqui... rsrsrs)

Esta ideia de bonequinhos fofos não é minha. Ela é muito comum nos blogs americanos e ingleses. São os Pocket Pillows. Vejam alguns com bichinhos, aqui. Adoro!

O risco abaixo estava guardado na minha pasta há tempos, esperando seu momento de vir ao mundo. Desde que o vi, achei que era muito parecido com meu sobrinho, mesmo sendo em preto e branco. Então dei o seu colorido a ele: olhinhos azuis e cabelos loirinhos de lado:

Este foi feito pra enfeitar o quartinho dele ou mesmo ser seu companheiro de sono...



O risco dele está aqui (tem também a menininha).

E me deixem compartilhar uma coisa com vcs: sinto falta de companheiras de bordado!! São tão poucas por aqui, não acham? Me sinto meio sozinha nessa paixão. Então, que tal alguém começar a me acompanhar, hein?!! O pontapé inicial já foi dado, quando eu postei o tutorial de bordado livre (está na barra lateral).

Eu participo do grupo Embroidery, da Floresita, no Flickr. Se quiserem passar pra dar uma olhada, tem coisas lindas!

O que acham?