Lembram? Ela está pronta há meses e não conseguia postar (assim como outros váááários projetos que andei fazendo) e pensei que já, já os dias frios serão coisa do passado e não terá mais a mesma graça mostrá-los...
Acabado o mistério: é um casaquinho como o do livreto:
Ganhei o livrinho da Pingouin num dos armarinhos onde compro lãs e na hora que eu folheei no carro mesmo, entre um farol e outro, tcham! Resolvi que teria que fazê-lo! Fui lendo e relendo a receita pra ver se era fácil mesmo como parecia e voltei no armarinho no dia seguinte pra encomendar novelos de fio Desejo preto.
Particularmente não gostei da combinação de cores do original, mas adorei o modelo. E na hora me veio um casaquinho preto com detalhes em rosa à mente. E foi assim que ele nasceu.
Começando pela parte de baixo, a borda, toda de squares emendados com o método "joining-as-you-go", que eu já expliquei aqui e que agora está aí na barra lateral, pra quem quiser tentar também (claro que dá pra emendá-los de outro jeito, a gosto do freguês...). São 8 quadrados. A partir deles é que vai subindo o corpo do casaco.
Trabalhar com fio preto não foi definitivamente uma experiência muito empolgante, mas a vontade de ter um casaco assim era tanta que deixei isso em segundo plano. E ele foi de vento em popa. É rapidíssimo de fazer! Aqui, ele prontinho:
Como sempre, meu grande problema foram as mangas e as cavas. Tenho dificuldade em acertar a largura (ou ficam apertadas demais ou largas demais) e além disso tem a hora do terror, que pra mim é a de costurá-la ao corpo. Só pra não perder o costume, quem fez essa parte pra mim foi minha mãe... Juro que tentei fazer sozinha, mas não houve jeito.
Além disso, como vocês podem ver na receita original, eu alterei um pouco a manga, pois não fiz o punho de quadrados. Fiz desde o início apenas com os três grupos de pontos altos, como o resto da peça.
A borda eu também alterei um pouco: apenas uma carreira de ponto baixo em preto na peça toda, depois uma de rosa-claro na frente, e por fim mais uma carreira em preto só na frente (porque acabou o fio... rsrsrs). Além disso, coloquei um botão pra fechar.
Além de chatinho de trabalhar, o fio preto se nega terminantemente a sair bem nas fotos... então aqui está o melhor que pude fazer: