Quem acompanha o blog deve lembrar de uma peça em preto que eu estava fazendo. Esta:
Lembram? Ela está pronta há meses e não conseguia postar (assim como outros váááários projetos que andei fazendo) e pensei que já, já os dias frios serão coisa do passado e não terá mais a mesma graça mostrá-los...
Acabado o mistério: é um casaquinho como o do livreto:
Ganhei o livrinho da Pingouin num dos armarinhos onde compro lãs e na hora que eu folheei no carro mesmo, entre um farol e outro, tcham! Resolvi que teria que fazê-lo! Fui lendo e relendo a receita pra ver se era fácil mesmo como parecia e voltei no armarinho no dia seguinte pra encomendar novelos de fio Desejo preto.
Particularmente não gostei da combinação de cores do original, mas adorei o modelo. E na hora me veio um casaquinho preto com detalhes em rosa à mente. E foi assim que ele nasceu.
Começando pela parte de baixo, a borda, toda de squares emendados com o método "joining-as-you-go", que eu já expliquei aqui e que agora está aí na barra lateral, pra quem quiser tentar também (claro que dá pra emendá-los de outro jeito, a gosto do freguês...). São 8 quadrados. A partir deles é que vai subindo o corpo do casaco.
Trabalhar com fio preto não foi definitivamente uma experiência muito empolgante, mas a vontade de ter um casaco assim era tanta que deixei isso em segundo plano. E ele foi de vento em popa. É rapidíssimo de fazer! Aqui, ele prontinho:
Como sempre, meu grande problema foram as mangas e as cavas. Tenho dificuldade em acertar a largura (ou ficam apertadas demais ou largas demais) e além disso tem a hora do terror, que pra mim é a de costurá-la ao corpo. Só pra não perder o costume, quem fez essa parte pra mim foi minha mãe... Juro que tentei fazer sozinha, mas não houve jeito.
Além disso, como vocês podem ver na receita original, eu alterei um pouco a manga, pois não fiz o punho de quadrados. Fiz desde o início apenas com os três grupos de pontos altos, como o resto da peça.
A borda eu também alterei um pouco: apenas uma carreira de ponto baixo em preto na peça toda, depois uma de rosa-claro na frente, e por fim mais uma carreira em preto só na frente (porque acabou o fio... rsrsrs). Além disso, coloquei um botão pra fechar.
Além de chatinho de trabalhar, o fio preto se nega terminantemente a sair bem nas fotos... então aqui está o melhor que pude fazer:
Casaco Joplin, aqui.
Revista Pingouin n. 26 - 2010.
Fio Desejo, agulha de crochê 3,5 mm
Aproveitem pra olhar as outras tantas receitas de casaquinhos lindos, como o Casaco Paulista, que é a minha paixão e próxima experiência (mas acho que só no ano que vem). As receitas da Pingouin são bem escritas e as fotos excelentes! Veja todas aqui.
Curtindo ainda um friozinho, bons crochês!
Claudia, ficou DI-VI-No!!!!
ResponderExcluirAMEI!!!!
Abraços
Cintia
Amei o seu casaco!
ResponderExcluirFicou lindo o colorido com o preto!
Vou lá ver as outras receitas...
Bj.
vovó Baísa
Olá Claudia
ResponderExcluirParabéns, amei o resultado e gostei tanto que falei desse trabalho hoje lá no meu blog, o Craft by Craft: http://craftbycraft.blogspot.com/
Passe lá e veja o que falei dele.
Bjs
Ivani
Claudia. ficou show seu casaquinho, ameeeiiii!!!Fique com Deus!!!Um domingo lindo pra todos de sua casa e uma semana abençoada!!!Bj gde,Rê.
ResponderExcluirEstá lindo! Gosto muito e fica assim provado que um trabalho simples pode ser muito bonito.
ResponderExcluirBeijinhos e parabéns
Adorei o casaco! Ficou lindo, e as alterações que você fez em relação à receita original valorizaram ainda mais minha cor preferida! Estou louca pra você fazer o casaco Paulista, vi no site e amei! Beijo grande!
ResponderExcluirLindo!
ResponderExcluirTem um ar de anos 70... adorei!
Tem razão sobre trabalhar com preto: cansa os olhos, é uma encrenca na hora da costura e a noite fica impossível de tecer.
Mas valeu muito sua insistência!
O modelo é charmoso e as mudanças ficaram ótimas.
Aguardando o "paulista" deixo meu abraço e desejo de ótima semana!
Muita coragem a sua em trabalhar com preto. Cansa muito. Neste inverno cheguei a comprar lãs para um casaco mas não tive ânimo.
ResponderExcluirSe casaco ficou muito lindo e as modificações tem a sua cara. Ficou, digamos, mais fashion que o original.
Parabéns!
Oi Claudinha, minha xara, parabensss, ficou lindo, na minha opinião ficou mais bonito que o "original"...rs quem sabe eu me arrisque em um desses...bjussss
ResponderExcluirClaudia, ficou lindo de morrer!! Adorei o resultado; a combinação de cores.
ResponderExcluirTrabalhar com preto é de lascar o cano rss mas o resultado compensa.
Eu também sou gamada no Paulista, tá na minha listinha...
bjinhos
Ficou lindo teu casaco. eu também já fiz vários casacos de crochê pra mim.
ResponderExcluirBjs
Claudia, ficou lindo!!! sempre visito seu blog, acho seus trabalhos muito bonitos.
ResponderExcluirAbraços
Oi
ResponderExcluirA mais de 30 anos eu fiz
um colete com os quadradinhos
colorido e uma bolsa.
Esse esta lindo e diferente.
Beijos...
Lúcia.
Ficou o má-xi-mo!!!!! Muito bacana mesmo, vintage! Amei!
ResponderExcluirBeautiful!
ResponderExcluirFicou lindo!!!!
ResponderExcluirEu recebi esse livreto na loja e confesso que na minha opnião não gostei quando vi a mistura de cores do casaco proposto, agora, vendo o seu eu retiro tudo o que pensei. A combinação ficou perfeita. Lindo!!!
Parabens!!!!
Oi Claudia o casaco está maravilhoso...Parabéns!!
ResponderExcluirBeijo em seu coração Carol
Que lindo Claudia...parabéns!!
ResponderExcluirBeijos,
Mery
Uma graça, ficou com uma cara tão vintage, eu adorei!
ResponderExcluirbjs
OI Claudia passo sempre por aqui para dar um xeretada nos seus trabalho.. adoro croche.. embora nao faça nada em croche acho tudo muitoo lindo. Parabéns pelo casaco. Bjinho
ResponderExcluirOlá Claudia, tudo bem? Cheguei aqui pois estou procurando emenda de squares... e caí em um lugar MARAVILHOSO :-)
ResponderExcluirEu estou começando ainda no croche, sei o básico e faço umas artes... mas nada ainda comparado ao seu.
Dei uma geral e vou dar uma copiada em algumas coisas, tá?
Abraços,
Marcia
Muito lindo, parabéns.
ResponderExcluirAgora está uma época ótima para usar este casaco.
Bjs,
Marcia Quadrado