27 de abril de 2010

Semana do acabamento*

Estou empenhadíssima, desde a semana passada, em terminar a minha manta de squares:

Lembram dela? Comecei faz tanto tempo...

E faltando tão pouco pra acabar, acabei enjoando e me envolvendo com outros projetos mais rápidos... Deixei-a de lado, fazendo um quadrado aqui, outro lá, mas agora estou decidida a finalizá-la e louca pra fazer as bordas!! Faltam "só" umas duas carreiras de squares, o que me parece muito, pra falar a verdade...

E mais dois projetos não terminados:


Minhas capas de almofada. Acreditam que estão prontas há meses, só faltando colocar os botões?! Pois é, mas a falta de ânimo neste caso é porque achei que elas ficaram "moles". Errei em usar o fio Desejo. Nesse caso tinha que ter usado Bella, mas agora já foi. Quero finalizá-las mesmo assim e ver se as coloco em uso ao menos de vez em quando.


E assim se inaugura a semana do acabamento!!

Bons trabalhos e boas finalizações!!

(* Este não é um título de loja de material de construção... rsrsrs)

24 de abril de 2010

Gecko

Olhando esta semana o site da Lion Brand, encantei-me por uma figurinha diferente:

Um lagarto de crochê, marcador de páginas. Na hora pensei em fazer um pro meu filhote.

Você pode usar assim, com o rabinho de fora:
Ou assim, com a cabeça de fora:
A receita é muito simples e gostosa de fazer (a parte chata é ter que ir arrematando as pernas e o rabo, que não são feitos de uma só vez: tem que terminar o corpo e depois unir o fio de novo e arrematar cada parte).
A cabeça é formada enrolando um pedaço do próprio fio no corpo e dando uma apertada! criativo, não?! A língua é um pedacinho de feltro e os olhos pode ser o que quiser; no meu, bolinhas de madeira que já tinha em casa e escolhidas pelo filhote.
Gecko Bookmark (receita free, da Lion Brand*)
agulha 3 mm - fio Bella
* Vale a pena se cadastrar neste site - as receitas são ótimas!!!
Beijos e bons crochês!

17 de abril de 2010

Boas energias

Vocês já ouviram falar que um presente começa pelo embrulho?
Eu concordo! Adoro inventar pacotes! Pra mim, o embrulho faz parte da energia de dar algo a alguém. Sempre juntei fitas, papéis, recortes, fios que podem ser usados pra isso.
Nesse caso um presentinho pra minha mãe:
Uma guirlanda de crochê.
Springtime Wreath, from Attic24.
Mais uma receita maravilhosa criada pela Lucy. Meu encantamento pelas criações dela não acaba! Além disso eu me identifico com o modo de ela ver as coisas, de arrumar a casa, de lidar com os filhos. Pra mim, o Attic é uma leitura diária.
Mas vamos à confecção deste encanto de peça: são feitos 2 círculos seguindo o padrão da receita (o tamanho vai depender do fio usado e da agulha). E também várias florzinhas, lindas e minúsculas, que vc vai "colorindo" como quiser.

Eu crochetei 6 florzinhas, porque é a quantidade que preenchia o meu círculo. Então é só dispô-las do jeito que preferir e costurá-las com agulha de costura ou bordado. E duas folhinhas (ou quantas quiser). A receita das minhas folhas não é a mesma da Lucy. Usei esta aqui, a mesma deste post.
Feito isso no círculo que será o da frente, vc vai "rechear" com um círculo de papelão mais ou menos grosso, recortado do tamanho que ficou seu círculo terminado (eu sempre tenho pedaços em casa, desses que vêm em roupas) e colocar o segundo círculo, que será o de trás; então vai costurar as duas partes, segurando o papelão no meio (no começo é meio desconfortável, mas depois dos primeiros pontos ele fica bem preso dentro e não há mais problema. Eu costurei primeiro a parte de fora, depois a parte de dentro (o círculo interno). Nas fotos perfeitas da Lucy vc pode ver bem como é essa costura.

A ideia original de uma guirlanda é usar na porta, para que nunca falte fartura à casa. Mas eu pretendia usar a minha numa parede bem branquinha.
Os antigos celtas usavam guirlandas com trigo, flores e grãos para agradecer a abundância de provisões aos deuses. Aqui no Brasil o costume só ficou mesmo na época do Natal, mas eu há tempos estava querendo uma que enfeitasse (e celebrasse as coisas boas) o ano todo, como fazem as americanas. A minha ainda vou confeccionar, pois esta já está na porta da sala da minha mãe, pra que lá haja sempre saúde e boas energias!
Até!

6 de abril de 2010

Um conjunto

Vocês devem estar lembradas do meu penúltimo post, o do casaquinho branco.
Nele eu disse que tinha feito um segundo, baseada na mesma receita básica de cardigan do blog Bella Bambina. Ei-lo:



Este tem como companhia luvinhas e um gorro.


Mas vamos por partes: primeiro, esclareço que o casaquinho não é um casaquinho, mas um pullover, fechado na frente e com uma abertura atrás.
A receita está aqui. O esquema da receita é o mesmo para todos os casacos que ela fez, mudando apenas o abotoamento e o tamanho (veja meu post Baby sweater para todas as indicações).


Prometi também que ia mostrar umas fotos que tirei ao longo do projeto, não é? Então vamos a elas!

Nesta, como a peça fica ao chegar na carreira 8, que forma as cavas (armholes):



São correntinhas feitas num dos grupinhos de 3 pontos altos, e que vai até o próximo grupo de 3 pontos altos: o que se consegue é esta abertura! depois é só continuar fazendo os pontos altos normalmente na carreira. Pra mim parece mágica, porque nunca tinha feito cavas, então ainda estou curtindo a novidade!
Aqui, de frente, depois de feitas 4 carreiras após a abertura das cavas:

E a parte de trás, com a abertura para passar a cabecinha do bebê, em que se colocam os botõezinhos depois:

As mangas são feitas separadamente, depois da peça pronta. Dá pra entender direitinho pela receita original, olhando a foto: você vai enfiar a agulha no ponto central da parte de baixo da abertura da cava e trabalhar circularmente os pontos altos, carreira após carreira, até chegar ao comprimento final da manga.
Aqui, o pullover prontinho:
e a parte de trás:
Fio Clipper e agulha 4,5
(Observação: achei que este modelo fica muito largo. Preferi os outros, com abotoamento na frente.)
Agora vamos à minha parte preferida do conjunto: o bonnet, que é o nome desse chapeuzinho vintage:
Receita também do blog Bella Bambina, aqui. Perfeito do primeiro ao último ponto! (eu acrescentei um fio de correntinhas, como vi no Ravelry)

O tamanho do chapeuzinho é menor em relação ao pullover. Serve num recém-nascido, com sobra (ainda está um pouquinho grande para o meu sobrinho de 1 mês).
E por último (but not least), as luvinhas, as primeiras que faço em crochê:
Adorei! Receita aqui. Extremamente fácil, toda em ponto baixo. (na penúltima carreira se formam buraquinhos, por onde você vai passar o cordão de correntinhas para amarrar)


E então? Estamos preparados para o outono ou não?!
Beijos

2 de abril de 2010

Feliz Páscoa!

Feliz Páscoa a todos que passarem por aqui!





Que a paz e a renovação de tudo o que é bom, alegre e saudável



possam estar presentes nas nossas vidas.



Sempre.