As roupinhas de bebê foram as eleitas no último post!
Confesso que gostei da escolha, porque estava ansiosa pra mostrar essas peças que eu crochetei pro meu sobrinho...
Apresento-vos meu primeiro casaquinho:
Fio Clipper, Pingouin - ag. 4,5 mm
Vejam se este modelo não é um encanto!
Sempre fui apaixonada por casaquinhos de bebê, mas sempre tive medo deles... Tenho várias receitas, mas nunca sequer comecei um...
Então, vivendo agora esta "fase crochê", comecei a procurar por receitas de casaquinho em crochê. Não foi fácil encontrar um modelo que eu gostasse muito. Mas este definitivamente foi amor à primeira vista.
A autora é a Kelly, que desenvolveu várias receitas de roupas de bebê simples como esta para serem doadas para crianças carentes! Um belo projeto! Além de disponibilizar todas as receitas, algumas ainda têm o passo a passo fotografado! Adorei! Tanto que já fiz mais outro e estou no terceiro!! e também um gorro e luvinhas, que vcs vão amar, tenho certeza!
Bom, mas vamos a ele: vejam acima como fica no início, ainda sem as mangas, que são feitas por último. O decote formado, e as cavas, perfeitas! Eu me encantei de ver a formação dele, porque não podia sequer imaginar como se fazia uma cava ou como se iniciava uma manga!
No próximo post, vou mostrar o segundo casaquinho (com mais explicações e fotos das etapas), um pouquinho diferente deste, mas que é feito a partir do mesmo esquema, o qual a Kelly usa para todos: veja "como fazer um sweater".
Dá pra variar o abotoamento, as mangas, o tamanho! Percebam que dá até pra parar por aqui, como na foto acima, sem as mangas, e ter um coletinho pra meninas: vi essa ideia no Ravelry, onde, aliás, váááárias meninas têm feito este modelo. Uma delas parou por aí e colocou uma bela flor de crochê na "lapela" e ficou um hippie chique divino!
Minha única e grande dificuldade neste projeto foi acertar o tamanho. Tentei com umas 3 agulhas diferentes e sempre ficava minúsculo. Pelo que li nos comentários do post original, a maioria teve essa dificuldade, porque ele fica normalmente bem pequeno.
O fio que eu usei merece uma menção honrosa: Clipper. Um fio maravilhoso (na minha opinião o mais perfeito para roupas de bebê): ele é tremendamente macio, leve, mas ao mesmo tempo encorpado, sem deixar a peça "mole". A notícia ruim: não é mais fabricado!!! arghhhhhhh!!! Não me conformo com isso: o fio é magnífico e eles simplesmente param de fabricar?!! Quando soube que isso aconteceria, tratei de comprar uns novelos a mais para o meu estoque, mas não são muitos, infelizmente.
Ele ficou bem grandinho. Não é para recém-nascido, como tinha imaginado. Acredito que fique bom para um bebê de 3 ou 4 meses, o que no meu caso deu certo, porque vai servir no inverno (assim espero... rsrsrs).
O interessante é que a Kelly fornece até mesmo as medidas para roupas de bebês, mas é preciso converter para centímetros, claro. Acho que vale a pena dar uma olhada na lista dela.
O meu ficou com mais ou menos 22 cm de largura (o que achei muito, na verdade - acho que ele deveria ser mais estreito) e 26 cm de altura. Não tenho experiência para fazer adaptações: preciso fazer o que me manda a receita, mas mesmo assim tentei fazer as mangas mais estreitas na segunda vez. Parece que funcionou. Vi que muita gente tem essa dificuldade e escreve para a autora perguntando como fazer para aumentar o tamanho para uma criança de 2 anos, por exemplo. Tudo o que ela diz é para aumentar o tamanho da agulha e usar um fio mais grosso, sem alterar a quantidade de pontos. Estou testando isso pela terceira vez (agora para o meu sobrinho de 2 anos) e depois claro que conto pra vcs, porque estou anotando as medidas.
(A outra coisa que tenho que contar é que escrevi para a autora pedindo autorização pra postar a receita traduzida. Infelizmente, ela não me respondeu. Não tenho tido muita sorte com isso: é a terceira vez que peço e não consigo... Adoraria postá-la pra vcs. ***)
*** P.S. (mar. 2011): A autora me enviou autorização para a tradução - veja aqui!
Tenham uma linda semana!