Agora já posso dizer que era um quadro para o quarto do meu priminho, que nasce mês que vem. Acabei-o há algumas semanas:
Estava ansiosa para vê-lo emoldurado e fiquei satisfeitíssima com o resultado! Achei que o trançado da moldura combinou muito bem com o xadrez do bordado. Queria uma coisa clean, que não interferisse no estilo da decoração do quarto. E gostei do formato também.
Aqui ainda no tecido, pra que se veja melhor os pontinhos (uma pena que no caso do ponto cruz as fotos não consigam retratar bem a realidade...):
Acho interessante passar algumas dicas sobre bordados em étamine que serão emoldurados(depois de ter errado vááááárias vezes e não ter achado nada na net que me ajudasse...):
- lave o tecido antes de começar a bordar e, depois de seco e passado a ferro, passe "termolina" na volta toda dele para que não desfie;
- deixe um pouco de sobra de tecido: não corte rente, pois é preciso que tenha espaço entre o desenho e a moldura;
- na hora de bordar, tente não apertar os pontos, porque isso faz o tecido entortar; e procure arrematar bem as linhas atrás, pois se ficarem soltas vão causar uma "sombra" no étamine;
- é essencial pedir que não colem o tecido pois é muitíssimo provável que manche (tive dois trabalhos manchados)! Para isso, vc tem mesmo que deixar sobra no tecido e pedir que virem e colem por trás da madeira;
- peça que ponham um papel branco por trás do étamine, caso contrário ele fica transparente e a madeira de trás fica aparecendo, o que tira a beleza do bordado;
- e por último, escolha um vidro antirreflexo: o preço não é tão diferente e o resultado é inigualável! Ah, e capriche na moldura: de preferência básica, para que o bordado seja realçado!
Como sempre, combinei dois gráficos diferentes: a moldura xadrez está aqui . E as letras, que amei de paixão, são daqui. Acho que os quadrinhos de nascimento, que estão na moda agora, são ótimos presentes: delicados e duradouros. Há dezenas de gráficos encantadores aqui!
Para o embrulho, papel kraft e palha-da-índia:
Agora já enfeita minha cozinha.
Na volta, procurei fazer um crochê bem simples, que acompanhasse a leveza do bordado e do vermelho sobre o branco. Copiei de uma toalhinha que uma tia fez pra mim.
Nas florezinhas todas são pontos margarida. Um pouco trabalhosos, mas muito gostosos de fazer.