21 de junho de 2008

Descansinhos de panela

E a minha mania de quadradinhos continua...

Desta vez fiz descansos de panela em crochê usando uma receita deliciosa de fazer e muito fácil que a querida Mónica me enviou. Na verdade, são pegas de panela, mas pra mim são mais úteis como descanso mesmo. Os originais, de uma revista japonesa, são estes:


Fiz três independentes, que na verdade poderiam ou não formar um conjunto:



Usei fio duplo em todos eles, porque a tentativa de fazer com apenas um fio não deu certo.

Linha Anne da Círculo, agulha de crochê 3,5.

Eram pra mim, mas acabei dando dois deles pra minha tia e ficando apenas com um... Afinal, acho que formam um presentinho tão simpático que é irresistível não dá-los...

E de tanto que gostei, fiz mais estes dois, cuja combinação achei maravilhosa: branco e bege um e bege e branco o outro...

Foram para o enxoval de uma amiga muito querida que casa em setembro.
Preferi não fazer a argolinha de crochê para pendurar, mas acho que fica muito charmoso fazê-las para pendurar em ganchinhos na cozinha, como o original japonês. Aliás, um gráfico japonês enviado de Portugal sendo feito no Brasil... nessas horas adoro a internet...

15 de junho de 2008

Os famosos paninhos de pia (dishclothes)!

Pronto! Também me rendi aos encantos dos famosos paninhos de pia tricotados (os dishclothes)! Estava ansiosa pra fazer um, depois de ter visto os lindíssimos feitos pela Márcia do Mitricot. Ela traduziu duas receitas e isso me animou a tentar traduzir a da estrela.

Tem também os da Sandra, do Tricô e mais tricô, o da Judy, do Tricoteiras sem fronteiras , e os coloridíssimos da Vicky, do Tricotando por acaso.

E fiquei duplamente feliz: primeiro porque a receita é perfeita e deu tudo certinho desde o primeiro ponto (o que não é sempre que acontece comigo... rsrsrsrs...); segundo porque foi a primeira vez que fiz uma receita direto do inglês, que está aqui!!!

Bem, na verdade, foi um experimento, porque usei lã (Cisne Premium, que eu já tinha em casa) e não linha Bella, como a Márcia indicou; e agulhas 5 (ela usou 4 e o original indicava 4,5). Então o resultado não foi perfeito: ficou meio molenga e grande demais: 22 cm de larg. X 23 cm de alt. Mas não pretendo parar por aqui, não! Quero fazer outros! Muitos deles!

Agora sinceramente: vamos ao ponto central da questão: são paninhos de pia!!! pra sujar, engordurar e depois jogar fora!!! Vejam a imagem. Combina??!!

As americanas usam pra isso, mas pelo que eu vi até agora nos blogs, as brasileiras são mais "afetuosas" e se negam a dar este fim para o pobrezinho!! Eu também estou sem coragem... Talvez dar de presente, mas tenho certeza de que a pessoa que ganhar também não vai usar... Enfim, queria saber que outros usos podemos dar pra ele. Contem-me!

Como o meu é de lã, não vai ficar bom como toalhinha, nem nada do tipo, porque ficou fofo e alto. Talvez os feitos com linha fiquem mais durinhos e possam ter outro destino...

Para finalizar pretendia postar a tradução da receita, mas, pelo que entendi pelos posts de outros blogs, parece que há problemas de "direitos autorais"... vai entender... Na minha cabeça, se está na internet, é público, contanto que se indique os créditos e não use pra vender, qual é o problema??!!

Enfim, não há segredo nenhum: é só montar os 37 pontos na agulha e saber que "K" é "ponto meia" e "P" é "ponto tricô". Para o resto, é só dar uma olhada no Dicionário de tricô ing./port. aqui do Linhas. Acho que não tem erro. Qualquer dúvida, escrevam-me!!!

7 de junho de 2008

Descobertas valiosas na net

Faz um tempo que não passo por aqui... Enquanto isso, algumas flores nasceram no meu canteiro...


... o cachecol Alexia passou da metade... nem sei se já falei dele... Estou demorando anos-luz pra acabá-lo. É que me decepcionei um pouco com o resultado... Quando vi a lã, achei maravilhosa (e muito cara!), mas tive certeza de que daria um cachecol lindíssimo, cheio de corezinhas enfiadas no preto... mas ao começar vi que não é o que eu esperava: as bolotas ficam todas muito perto umas das outras e não sei se não vai ficar over... enfim, ele está a caminho...


Bom, mas o que alegrou pra valer as minhas tardes e noites dos últimos dias foi bordar este gráfico de ponto cruz divino que encontrei na internet!! Foi amor à primeira vista. É um estilo meio country. Será mais um quadrinho aqui pra casa:

Descobri que estou numa fase temática: cismei com quadros. Lembram do último post? Encontrei vááááários gráficos lindos pela internet, mas ainda não escolhi o próximo. Não é muito fácil, eu acho, escolher um desenho para um quadro, porque muitos aspectos têm que ser levados em conta pra que combine com o ambiente: as cores, o estilo, o tamanho, a moldura! Eles recebem muito destaque! E isso é novidade pra mim porque nunca, em todos esses anos de ponto cruz, tive vontade de fazê-los... Meu receio é que a casa fique parecendo uma lojinha, com coisas artesanais expostas, sabem? Não quero exagerar...

Tinha me esquecido do quão lindo fica o ponto cruz no étamine comprado assim por metro. É que sempre bordo peças prontas, com aqueles barrados, e a trama deles é bem diferente. Será que não é étamine?! Eu gosto do ponto assim: um formato bem marcado de X, e não aquele efeito que fica parecendo tudo uma coisa só, como este. O que vcs acham?

O que eu mudaria neste quadro são os dizeres em inglês, mas passando para o português não caberiam... "Lar é onde o coração está". Gostei! Fiz algumas alterações em relação ao desenho original também, que é este aqui. Também foi bordado lindamente neste rolinho. Aliás, vejam as outras miudezas bordadas nesse mesmo blog. Adoráveis!!! Vou colocar esse e outros links de freebies de ponto cruz estrangeiros na barra aí do lado, como o Drawn Thread e o francês da Anne: vá também em Grilles gratuites. Acho que vão amar tanto quanto eu! Os temas são um tanto diferentes dos que estamos acostumadas a ver por aqui, não?! É um estilo aconchegante, com frases e dizeres curtos, combinação que adoro!

Outra novidade pra mim são os samplers. São bordados que trazem uma "amostra" de vários pontos e técnicas num projeto só. Não são tão comuns aqui no Brasil, mas em tudo o que é blog e revista estrangeira eles estão. Eram feitos pelas meninas no século XIX, como parte do currículo escolar. Normalmente são bastante simples, contendo o alfabeto, números, animais, elementos da natureza. Os motivos têm significado particular. Achei esta lista, em inglês (desculpem...) que vale a pena ler! E aqui e aqui tem samplers fáceis gratuitos! Não preciso dizer que estou louca pra fazer um...

E o último: moldes de símbolos pagãos! Achei interessante. Tem uns meio assustadores, mas outros bem legais. Dêem uma olhada e me digam.

Ou seja, muitas lindas descobertas, que têm sido imprimidas e guardadas nesta pasta, que comprei especialmente para este fim, e que, bem rápido pelo jeito, será insuficiente pra tantos papéis:

Resolvi começar a imprimir os gráficos e moldes que mais gosto e organizá-los de uma vez, porque estavam espalhados pelos cantos, todos amassados. Não tinha graça nenhuma olhá-los. Agora eles ganharam seu lugar e ficam quase como uma revista... Também imprimo algumas fotos e receitas minhas. Isso facilita quando minha mãe ou alguma amiga quer dar uma olhada e não tem acesso à internet. Fora que eu preciso desse contato papel/mãos/olhos, que nenhuma tela jamais vai substituir!

Ufa... é isso o que dá ficar tanto tempo ausente... um post imenso e lotado de informações. Preciso organizar este blog de uma forma mais prática. Cada post com seu tema específico. Mas está difícil. Um dia chego lá! Escrevam o que acharam!!!!!