23 de novembro de 2010

Ideias para o Natal - Parte I

Estamos há quase 1 mês do Natal e com essa aproximação me lembrei do quanto gosto quando encontro listas de ideias de presentes originais e que cabem no nosso bolso! É tão difícil ser criativa ano após ano, não é?
Pensei então em fazer uma coletânea de ideias de presentinhos feitos à mão, cheios de significado e carinho, dentre as peças que eu fiz ao longo desses anos de blog. Além disso, algumas ideias de peças pra enfeitar a casa e ir curtindo esse período de aconchego em família. Que tal?

Sei que alguns "poréns" surgem com a ideia de presentear com algo handmade, porque fica aquela impressão de que é pouco... Muitas compartilham dessa ideia. Mas acho que tudo depende: depende do capricho da peça, do embrulho (que valoriza demais o conteúdo!), e da pessoa a ser presenteada. Digo isso porque não é todo mundo que sabe apreciar uma peça feita à mão; e gosto não se discute. Então acho que é preciso selecionar os presenteados pra não errar.
E nada impede também que um presentinho artesanal acompanhe o presente comprado. Às vezes a composição fica bem interessante!

Só peço que procurem na barra lateral pra encontrar as informações todas sobre a peça, como molde, fio usado etc. Então, se for crochê, é só dar uma olhada na categoria com esse nome. Isso porque me daria um trabalho imenso ficar colocando todos os links... rsrsrsrs...

Claro que qualquer peça que aparece aqui no blog pode servir de presente, mas tentei focar em opções rápidas de fazer e que não tenham custo alto.

Vou dividir essa coletânea em partes, pra que não fique muito longa. Prontas então para
a Parte I?!



Descansos de panela em crochê: utilíssimos e versáteis, podem ser usados também como toalhinha ou cobre-jarra. Uma ideia de composição é colocar algumas delas junto com algo de comer, como biscoitinhos feitos em casa (veja alguns biscoitinhos em "Cozinha").

Scotty dog - cachorrinho em feltro


(com o nome da criança ou do próprio cãozinho bordado atrás - fica legal colocar a data também ou algo como "Primeiro Natal da(o)...").


Flocos de neve em crochê - podem ser usados num móbile, pendurados na árvore ou na guirlanda!



Em tricô, Sundance Makeup Bag - pra levar o que quiser na bolsa. Dá pra fazer várias!




Marcador de páginas em feltro, com bordado. Uma boa ideia de composição: você pode dar um livro já com o marcador!




Estrela de feltro com cara de doce pra pendurar pela casa, na árvore ou nos embrulhos!

E vocês, têm alguma ideia de presente criativo pra compartilhar?
Se todo mundo deixar um recado, acho que podemos fazer uma lista muito aproveitável em conjunto! E depois é só ir pondo mãos à obra...

Bons trabalhos!

12 comentários:

Márcia disse...

Obaaa! Ainda bem que é só a parte I e eu já adorei as idéias. Acho que vou fazer essa bolsinha pra presentear algumas amigas... Beijão!

Larissa Goulart disse...

eu to precisando de um tutorial sobre como fazer crochet, isso sim.

disse...

Excelente, Cláudia. Idéias muito boas. Realmente tem que pensar pra quem dar, pois só vai gostar de artesanato quem faz ou gostaria de saber fazer e dá valor a isso.Tem que ter uma caída... eu amo qq coisa feito a mão; fico apaixonada.
Eu fiz inúmeros paninhos de pia e pra quem vão, serão bem recebidos:)

bjinhos

Izabelle Costa disse...

No ano passado fiz descansos de panela para presentear inspirada por seu blog. Foram um sucesso. Também fiz os flocos de neve aqui para casa.
Adoro dar presentes feitos por mim. Mas só para quem curte, claro. mas esse ano estou tão atarefada que nem sei quem vai ganhar rsrsrs

Sandra disse...

olá, que graça as dicas e como disseste sabendo dar o valor para a peça, quem não vai gostar de receber algo que foi feito com muito amor... bjos sandra

Ana Luiza disse...

Quero todos!!! Hehehe... Ah, Claudia, não me canso de dizer: é sempre um prazer visitar seu blog. Toda vez que estou triste ou zangada, venho aqui e meu humor muda! O amor que você coloca nas coisas que faz transborda, sabia? Obrigada, querida, por trazer sempre tanta beleza e alegria! Beijo!

Regiane Artesanatos disse...

Achei ótima a sua ideia/iniciativa!!! Tenho sugestões também,feitas por mim, mas não sabendo como te mostrar, resolvi colar aqui o link (td bem?)
http://regianeartesanatos.blogspot.com/2010/08/pingentes.html
http://regianeartesanatos.blogspot.com/2010/07/moedeiras-de-feltro.html
http://regianeartesanatos.blogspot.com/2010/06/aproveitando-todos-os-retalhos-flores.html
http://regianeartesanatos.blogspot.com/2009/09/alfineteiro-pincushion-passo-passo.html
Bjos

Pela Arte de Educar disse...

Eu adoro presentear as pessoas que amo com o que sei fazer e a muitos anos já faço isto tanto no natal, quanto na páscoa ou qdo é aniversário, este ano estou fazendo tapetes e mais tapetes e também vou presentear com biscoitinhos natalinos que são minhas paixões tbém, adorei o seu post ele pq. ele vai de encontro ao que penso, amei.
Bjs
Edna

Karina K. disse...

Ótimas ideias, Claudia! E melhor ainda que é só a primeira parte, hehe! Também gosto de presentear com meus trabalhinhos, embora nem sempre consiga tempo pra isso. E é bem como você falou: tem que ser pra quem a gente sabe que dá valor. Este ano pretendo fazer uns descansos de panela de tricô para presentear, com a receita da Starfish Dishcloth ou do Lacy Round Dishcloth.
Beijinhos

Sandra Croche disse...

Oi,
Que bom que voce gostou da minha capa,de novo,obrigada pelo modelo,
Beijos...........Sandra Coatti

Cecília disse...

Claudia, que bom que ainda existem pessoas que valorizam um trabalho feito com amor e dedicação. Adorei as ideias!
Bjs

vera disse...

Os teus flocos são lindos ! como fizeste para ficarem assim rígidos ??