27 de julho de 2014

Colete Listras e Mega






Fiz este colete/sweater uns 2 anos atrás. Adorei o visual dele: as listras, as cores, o modelo, mas o caimento é um pouco folgado e acaba "ampliando" um pouco a silhueta, se é que vcs me entendem... rsr... por isso não usei muitas vezes, mas vou tentar retomá-lo neste inverno.

A receita é muito fácil, naquele mesmo estilo "topdown" que eu sempre faço meus casaquinhos e os das crianças: começando por cima, no decote, e descendo para o corpo. Esses modelos são adaptáveis, por isso gosto tanto.

A receita original (disponível no Ravelry) é de um colete pra bebê. Então uma pessoa muito talentosa e criativa foi lá e resolveu adaptá-la para adulto:dobrou o número de correntinhas iniciais e foi seguindo com essa quantidade de pontos (é preciso ir experimentando no corpo e checando se o tamanho está OK pro seu manequim). O meu é 42.

Também é possível fazer com as mangas compridas. Eu optei por fazer como o original, pra usar com blusinha justa por baixo, de mangas longas.

Não fiz casas para os botões porque os vãos formados pelo próprio ponto alto já são suficientes para encaixá-los.

Todo feito em pontos altos e apenas a volta toda com pontos baixos pra dar o acabamento (com fio preto).

Usei fio Desejo (Pingouin), 1 fio, agulha 3,5, nas cores:




Receita no Ravelry (cadastro free): "Adult Bombay Love" Sweater:  aqui.
Inspirada em "Bombay Love Sweater" de bebê: aqui.

Mas hj faria tranquilamente usando o fio Harmonia, da Aslan, mas infelizmente não encontro muitas cores disponíveis... :(

***********************************************

P.S.: Fui com minha mãe à Megartesanal ontem (sábado, último dia). Tardezinha fria, de garoa, um convite pra um passeio a duas apaixonadas por craft.
Estava lotada, mas encantadora e cheia de coisas lindas como sempre! 


...........
Um grande abraço e uma linda semana, aquecida e cheia de tudo o que te fizer feliz!



11 de julho de 2014

Boina

Inverno vindo pra ficar e a vontade de trabalhar com lã também...



Fiz uma boina de crochê pela primeira vez e adorei!! Tanto a receita, muito fácil, quanto o caimento.
Mas não é pra mim - só vesti pra que vcs tivessem ideia do caimento. Foi feita pra uma priminha do meu marido que tem 15 anos (e uma cabecinha bem menor... rs).

Pro meu tamanho teria que ser um pouco maior. E teria que ter feito mais algumas carreiras de ponto alto pra dar aquela "caída" típica das boinas (vejam no link da receita original as fotos dela). Vou tentar outra vez qq hora...

Adorei especialmente essa "faixa" mais trabalhada, os pontos torcidos em x: é o ponto cruz do crochê: simple cross stitch. Dá um efeito interessante! No mais, ela é toda extremamente simples de fazer: só pontos baixos, altos e meio-pontos altos.


Crochetei também pra ela um par daquela luvinha sem dedos que mostrei outro dia nas mãos do meu filhote (já fiz três pares dela ao todo!). Assim ficou um conjuntinho, que, aliás, ela já usou esses dia em Campos do Jordão! :)


O par de luvas do meu filhote pra quem não viu... Receita delas, com fotos e dicas neste post.
Receita da boina neste blog: aqui e também no Ravelry, onde a encontrei.

Não lembro o nome do fio que usei, mas sugiro a lã Desejo, da Pingouin, ou a Harmonia (da Aslan, pra quem tiver sorte de achar!! tanto maravilhosa quanto difícil de encontrar infelizmente...).



Andei me esquecendo deste colete em crochê que fiz ano passado e só usei uma vez. Amei esse colorido! Mostro pra vcs numa próxima... tenho que caçar minhas anotações...

Por ora, um grande abraço, bom fim de semana e lindos crochês!
*************************************************
P.S.: Pra quem quiser uma receita de gorro de crochê em português rápida e lindíssima, veja meu post aqui.
:)