21 de junho de 2014

Verde que te quero ver...












Terminei meu casaquinho verde de crochê. Felicidade define.
Já usei duas vezes e experimentei aquela sensação boa de usar uma roupa feita por vc mesma, ponto a ponto, e que é única. Gosto dessa sensação de produzir coisas, como nos tempos antigos, ser capaz de fazer algo que aqueça, sem máquinas ou indústrias. Se tiver um bom caimento então, perfeito!

Bom, mas vamos aos pequenos e interessantes detalhes desse trabalho:

1) Adoro pontos assim, intercalados nas carreiras formando buraquinhos, vcs não?! vejam de costas que efeito interessante ele dá.

2) Amei essa cor - verde-musgo, talvez? é o número 5398 da linha Anne, da Círculo. Fio 100% de algodão. Trabalhei com 1 fio e agulha n. 4.

Demorei muito pra conseguir terminar esse casaco porque o fio acabou e eu não encontrei mais nos armarinhos. Fiquei meses com ele parado! Até que chegou no Bazar Horizonte on-line.
E só faltavam as mangas, pode?! Tive medo de dar muita diferença de cor por causa do lote, mas não se percebe, ainda bem!
Comecei em agosto de 2013 e terminei em abril de 2014. A tempo de usar no outono! :)

3) A receita é grátis, do blog "Green Dragonfly". Aqui. Adorei o fato de ele ser bastante adaptável: vejam que fiz com mangas longas, sendo que o modelo original é de mangas bem curtas. É só encompridar até o tamanho desejado, assim como o comprimento do corpo, já que ele é feito no estilo "top down", o que significa que é feito de cima pra baixo, começando da gola e descendo em uma peça única.

A parte das mangas é feita em continuação à gola/decote, indo até a parte embaixo do braço, formando as cavas (na receita original é neste ponto que ela termina - vejam na minha primeira foto - é assim que ele termina), mas eu, depois de tudo pronto e arrematado, "peguei" os pontos da cava e crochetei em ponto alto até cobrir todo o meu braço.

A parte chata é que fica uma pequena marca (como se fosse uma emenda) nessa parte (onde vc continua a manga), porque ela vai estar sendo feita em outra ordem, ao contrário. Mas neste modelo não deu muita diferença. É só ficar atenta pra não deixar apertada demais na parte do antebraço (a minha ficou um pouco...). O segredo é ir experimentando à medida que for fazendo. Lembrando que perto dos punhos é bom diminuir um pouco o número de pontos, pq laceia muito.

4) O modelo é todo feito com pontos altos e baixos, muito simples de seguir. Mas confesso que tive dificuldade com o número de pontos por carreira (a primeira parte da receita é um pouco confusa) e com algumas repetições da receita (não é 100% claro onde exatamente deve ter os aumentos). Gosto de receitas detalhadas, com o total de pontos indicado ao final de cada carreira. Acho essencial. O que ocorreu é que, por essas dúvidas com o número de aumentos, o meu casaco acabou ficando estreito na frente e não tem como usá-lo fechado... Mas tudo bem, pq geralmente uso esses casaquinhos só abertos mesmo.

5) Não fiz casas para os botões, afinal não tem como usar fechado... são só para acabamento e porque jamais deixaria essa parte de lado. E dei a sorte de encontrar estes, da cor exata do fio! Numa das fotos, em que há um deles fechado, foi inserido num dos buracos do próprio ponto.

6) Meu manequim é 42/44, pra quem quiser ter uma base.
Obs.: estou com um segundo modelinho desse, agora em azul, tentando deixá-lo um pouco maior, pra usar também fechado... e porque um só era pouco! rsr

7) Meu assistente-júnior é quem tirou algumas das fotos pra mim, pra que vcs pudessem ver o caimento. Fez um bom trabalho, né?!

Um grande abraço a todas as minhas leitoras queridas, desejando um fim de semana/feriado de paz e aconchego, de preferência aquecida e com muitos fios ao redor.


1 de junho de 2014

Magic Garden - golinha

Já pararam pra pensar que criamos coisas partindo de diferentes motivações?


Por exemplo: às vezes fazemos uma golinha simplesmente porque achamos uma peça linda e porque fica charmoso. Outras, apenas pra nos proteger do frio...


Mas também pode ser porque quer dar um presente feito à mão, ponto por ponto. Ou porque viu uma no pescoço de uma famosa e gostou da moda.

E às vezes porque vc simplesmente quer fazer algo com uma lã de fio lindíssimo, 
com uma cor marcante e incrível, mesmo que vc já tenha uma dezena delas... Este é o meu caso! rs


Comprei um tempo atrás 1 novelo da lã Magic Garden, da Aslan. Apaixonante como praticamente todas dessa marca, que está tão difícil de encontrar sem ser on-line, não é? Talvez porque seja argentina e tenha mais dificuldade de importação, não sei.

O que sei é que, munida de agulhas de tricô n. 7 e este único novelo, fiz mais uma golinha pro meu acervo outono/inverno! Nesse caso, não pela golinha em si, mas porque queria muito usar o fio e tinha que ser algo pequeno; e fiquei pensando nesse ponto de partida, que me pareceu interessante...


O ponto, aquele que está sempre na cabeça, o mais fácil que conheço e que nunca desaponta:

Número de pontos divisível por 3 (acho que coloquei 21, mas tb pode ser com 18).

Então, fazer todas as carreiras em: 2 tricôs, laçada, 2 pontos tricô feitos juntos até o fim do novelo. 
Pra uma golinha 1 novelo dá perfeitamente e ainda sobra! É macia e deliciosa de trabalhar.

O único ponto negativo  é que deixa muitos pelinhos na roupa (usei com blusa branca e ela ficou lotada deles...). Mas talvez isso melhore com o tempo ou lavando a peça, quem sabe...

Feita a "tira" de tricô, é só dar uma torcida nela (opcional) e costurar as pontas. Pra entender como fazer isso, dá uma olhada no meu post aqui. E outras várias, se quiser inspiração, no marcador "Golinhas" ao lado.

Nesta eu resolvi usar um botão de madeira só pra dar um charme. Não tem utilidade, já que não fiz casa pra ele, só costurei, depois da gola pronta, pra acrescentar um detalhe.

Simples e rápido. Garantia de sucesso!


Ótimo início de semana, aquecido e cheio de aconchego!
Um grande abraço!