29 de março de 2013


Feliz Páscoa a todos!

26 de março de 2013

De coração...

Este coração já estava pronto há um tempo, só faltava finalizar. Quer dizer, tinha costurado o tecido, recheado com manta acrílica, mas faltava "embelezá-lo". Ficou umas boas semanas na minha  bolsa de crafts que me acompanha pra todo lado esperando...


Eis que, fuçando nas minhas caixas, optei pelo grellot, que são essas tiras de bolinhas que eu amo de paixão!! sempre tenho algumas guardadas. Então dei uns pontos para prendê-la ao coração, usei também um teco de renda (esta eu colei) e sianinha branca pra fazer a alça, que é só costurada por trás, bem comprida pra também ficar pendurada embaixo, junto com as bolinhas do grellot!


E finalizei com um botão no centro. Cheguei a costurar o botão rosa no centro do coração e achei que estava bonitinho, mas sem graça... Então abri uma gaveta pra pegar uma tesoura ou sei lá o quê e deparo com esta linda pombinha do Divino, feita em gesso, tão delicada e pequena, pra qual eu ainda não tinha dado uso. E achei o que faltava pro meu coração! Botão arrancado e pomba colada com cola quente. Perfeito!


E de quebra acabou até combinando com a decoração de Páscoa, com seu sentido de 
renascimento, renovação e de paz.


E aqui minha mesa de canto, na sala, com os ovinhos de crochê, já feitos em anos anteriores, um vaso, toalhinha branca trazida de uma viagem querida e uma vela. Na parede, uma imagem lá do meu Pinterest.


Que esta semana seja tomada pelo espírito de renovação, de paz e de saúde pra todos nós, nossas famílias e nossos lares. Que eles estejam enfeitados pra recebermos de coração essa boa vibração que a época traz! 

Boa semana!

(P.S.: Pra ver a receita dos ovinhos e mais sobre Páscoa, é só ir no marcador "Páscoa" da barra lateral!)

19 de março de 2013

Encantada...

Estou encantada pela minha mais nova criação:


 Uma toalhinha com aplicação de coelho...


 Não me considero boa na hora de escolher cores e tecidos, mas neste caso me agradou muito a escolha!

A toalhinha é da Karsten, última do meu estoque... sinto que vou ter problemas porque em todos os lugares onde procurei próximo ao meu bairro não encontrei mais desse tipo e gosto delas pra fazer essas aplicações... Preciso urgente encontrar onde venda!

O tecido floral, lindo, dado pela minha mãe, eu tenho há muito tempo e já fiz muita coisa com ele! A vontade é de que ele não acabe nunca...



 Bom, mas vamos falar da aplicação, patchcolagem ou appliquè, que é bem mais fino... rsrsr

De novo, não usei termocolante - dessa vez nem cheguei a tentar, pq minhas outras tentativas todas foram frustradas, apesar de ter visto ótimos tutoriais, como este do blog Minha casa, meu mundo. Devo errar na tempetura do ferro, provavelmente - dizem que não é muito fácil acertar. E não acho nada prático, pra falar a verdade. Gosto de cortar o tecido na hora e colar! Mas claro que não é o indicado pq, sim, corro grande risco de perder minhas peças pq elas podem desfiar ao serem lavadas.

O cuidado que tomo é passar termolina leitosa na volta toda do motivo recortado antes de colá-las. Isso não deixa que desfie tanto, mas diz na embalagem que resiste por "algumas lavagens"... e eu me rasgaria ao meio, feito Rumpelstiltskin, caso isso acontecesse com meu coelho!!!


Sou apaixonada por esse coelho dentro do bule há algum tempo, desde que vi na Revista Ateliê na TV n. 68 (aliás, na mesma edição em que foi publicado o meu coelhinho de crochê), lembram? É ele que aparece na capa, na parte de baixo!

Na revista tem a tradução do coelho, mas não posso publicar aqui, penso eu, porque na verdade só fiz uma tradução do inglês usando a receita da Kate, do Greedy for Colour. Enfim, essa coisa de direitos autorais na internet é meio complicada, vcs sabem. Mas eu poderia escanear e enviar a receita pra quem me enviar um e-mail (é só ir no meu Perfil - o e-mail está lá).

E uma última espiada no meu bule:


E falando no coelho-amigurumi, vejam que neste ano ele teve uma renovação: ganhou um cachecol de tricô cinza, muito mais requintado, novinho em folha:


E meu coelho de tecido, que tem sido usado em todas as datas aqui em casa, e que tem pelos seus 12 anos, também foi renovado especialmente para a Páscoa: ganhou esse botão de coração de madeira e uma bolsa, tal e qual Bilbo Bolseiro, onde vão ficar sempre alguns ovinhos de chocolate esperando a criançada.
Tudo com material reaproveitado, tirado de uma caixa e de outra (a bolsinha, por ex., foi feita com o tecido da lembrancinha de maternidade do meu filhote - que acaba de fazer 11 anos!! pode?!).

Pra quem não conhece os ovinhos de crochê, a receita tb é da Kate, e fiz vários deles em outros anos. Vc pode ver sobre eles tb aqui.

No próximo post mostro mais de Páscoa! E vcs, já espiaram o monte de ideias pra essa data que coloquei lá no Pinterest? O link está aí do lado!

Um grande beijo e até a próxima, esperando ouvir o que vcs têm feito por aí... (Com essa coisa de Pinterest, Facebook e que tais dá pra ver nitidamente como os comentários e visitas aos blogs em geral diminuíram, não é? vejo por mim mesma. Que pena!)

13 de março de 2013

Guirlanda de Páscoa

Quem acompanha meu blog sabe o quanto amo guirlandas. Na minha porta da sala sempre tem uma e vou mudando de acordo com a estação...


Esta é uma guirlanda de Páscoa e adorei o resultado dela na porta escura!

Foram muitos momentos de indecisão sobre as cores das flores, sobre o formato e a posição do coelho, mas o que eu sabia era que PRECISAVA de uma guirlanda no estilo da "May Rose Wreath", da Lucy.

 Quando vi esse modelo de flor desde a primeira vez que ela fez sabia que seria meu modelo-padrão, sabem daqueles que vc faz e que servem pra tudo? Ela é uma flor fácil, muito fácil de fazer e dá um efeito que eu gosto muito, que é cheio.


A guirlanda da Lucy cheia de flores de crochê nunca mais me saiu da mente, mas não tinha pensando em fazer já. Mas eis que veio a ideia de fazer uma guirlanda de Páscoa e tcharam: uni as duas ideias!

A minha ficou um tanto diferente porque a base da guirlanda que eu tinha é daquela de ramos entrelaçados, bem rústica, como esta (sempre tenho algumas no meu estoque em diferentes tamanhos...). A da Lucy é de isopor, um círculo bem gordo e uniforme. Por essa "irregularidade" dos galhos na minha eu não tinha como forrá-la de crochê; além do mais, acho que listras ficam muita informação; prefiro mais básica, num tom só de fundo. Foi então que pensei em passar a lã por ela: só ir dando voltas e mais voltas até cobri-la toda e adorei o resultado rústico:


Outra ideia maravilhosa da Lucy é esta de fazer as flores e depois aplicá-las na guirlanda com alfinetes no centro! além de colocar no lugar vc ainda ganha o miolinho! Genial, não?! O delicioso da história é que, com os alfinetes vc pode ir tendo uma ideia de como dispor as flores antes, 
é só ir colocando e trocando se quiser... 

Fiz isso, mas no final do trabalho acabei optando por dar uns pontos por trás das flores, pra fixar melhor, já que, no meu caso, os galhos irregulares da guirlanda não deixavam o alfinete entrar
 muito fundo e ficavam saindo.

Também usei um modelo de flor mais simples e menorzinho, pra dar uma sensação mais desigual - uma receita com gráfico maravilhosa da Sônia Maria, do blog Falando de Crochê.


Outra decisão acertada foi acrescentar as folhinhas. Ela já estava pronta e colocada na porta, mas eu achava que algo ainda faltava. Então olhei de novo as fotos da Lucy e vi que era o verde das folhas que iria completar a coisa toda. E não deu outra! Achei que ficaram perfeitas! 


 O botãozinho de  madeira eu já tinha na minha famosa lata... só o que comprei foi o papel de scrap usado no coelhinho - lindo, de bolinhas! Cortei no molde e colei com fita banana (aquela que cola dos dois lados).


E temos uma simpática guirlanda festiva pronta pra aguardar a Páscoa!

Como eu disse no último post, acabei de criar painéis no Pinterest, que, aliás, estou amando! O molde deste coelho, por ex., vc pode encontrar lá. E no painel de Páscoa tem várias ideias de guirlandas e outras tantas belezuras pra dar um empurrão na inspiração... Tb vou deixar sempre o link para lá aqui na barra lateral. Ele vai direto pra minha página.

Então vamos aos dados técnicos:
- guirlanda de galhos comprada pronta
- fio Desejo pink enrolado nela e terminado com um nó (sim, tive dó de usar quase um novelo de Desejo aqui, mas valeu muito a pena!!!!)
- receita das lindas flores da Lucy: aqui.
- receita das folhinhas, megafáceis também: aqui.
- receita e gráfico das flores menores: aqui. (e muitas outras flores que podem ser adaptadas na guirlanda tb!)
- para as flores e folhas usei restos de fio Bella, diversos tamanhos de agulha pra dar tamanhos diferentes (assim como fiz algumas com fio duplo, outras não)
- molde do coelho no meu painel no Pinterest: aqui

Agora é só pôr mãos à obra! Bons trabalhos e lindo meio de semana a todas!

2 de março de 2013

Outras paixões e, sim, já a Páscoa!!

Hummm... não sei se minhas leitoras vão gostar, afinal, depois da última pesquisa que coloquei aqui no blog constatei mais uma vez o que já sabia: que as preferências são crochê e tricô, de longe.

Mas eu amo feltro de paixão e amo variar e tentar novas técnicas, e cada vez me apaixono mais por tudo o que o trabalho manual é capaz de produzir, nas peças e na alma...

Portanto, em feltro, apresento-vos o sr. Caramujo!



Ele foi feito em partes separadas, e costurado com pequenos pontos depois... (no livro os projetos são em tecido, mas como não costuro à máquina (ainda), o efeito da costura fica muito melhor no feltro, mais grosso e encorpado.

A base, um pedaço qualquer de madeira que se encontre por aí em bom estado (o estado deste, na verdade, não era bom, mas meu pai deu um trato nele pra mim...). Depois, é só colar o senhor com cola quente na base escolhida.

Ele recebeu olhos simples, miúdos, de canetinha de ponta bem fina, dessas permanentes, e até um pouco de blush nas bochechas...

Tudo culpa do livro Crafting Tilda´s Friends, maravilhoso e barato!!! Adoro o estilo dos bichos e as explicações perfeitas, além de fotos super bem produzidas e moldes em tamanho natural - o que descobri ser muito importante - péssimo ter de sair para ampliar um molde!

Este foi meu primeiro projeto do livro e já aprendi várias coisas que estão me servindo pra outros trabalhos, como a hora de costurar uma parte na outra pelo lado direito e deixar um buraquinho apenas no final para encher com manta acrílica.

Posso dar umas dicas num próximo projeto que virá por aí! Se vcs quiserem, claro, pois serve também para tecido, para aqueles lindos corações e pássaros românticos que vemos por aí...


Um close dos botões roxos não poderia faltar...


E como um caramujo que se preze, foi viver no mato, longe da cidade grande: ficou na sala da nossa chácara, depois de alguma dúvida e debates familiares quanto a seu destino final...

No mesmo estilo, fiz um rato em feltro no Natal passado, mas até agora não fotografei bem seus detalhes, então fica para um próximo post; até porque talvez ele ganhe vestimentas pascoais...


 No momento, estou trabalhando numa nova guirlanda, sim, já pensando na Páscoa... e separando moldes de coelhos e que tais... Quem quiser se inspirar nas minhas inspirações, estou montando uns painéis no Pinterest... Passem por lá!

(P.S.: Coloquei um link para minha página no Pinterest aí do lado. É só clicar. beijocas!)