Esta é minha terceira manta de crochê em ponto ripple:
Eu não entendia bem por que a Lucy e a Jacquie se diziam extasiadas enquanto crochetavam mantas e que estes eram os melhores projetos, sempre em andamento, mesmo que ao lado de outros, pra ser levado pra lá e pra cá, sendo retomado toda vez que aquela vontade de criar ondas de alegria invade o nosso ser. E depois da minha primeira eu entendi o que isso quer dizer. É simplesmente delicioso!
Desde a escolha das cores, que vai nascendo aos poucos e se materializando de acordo com o ambiente em que vc vai usá-la ou a pessoa que vai presentear, até o tamanho (também variável), e mesmo o tipo de ripple (ou zig-zag em português): há os bem ondulados, como este acima, os mais "pontudos", os que têm buraquinhos e são mais abertos e os bem fechados.
Então decidir se vai trocar de cor a cada carreira, ou a cada duas, ou aleatoriamente, de acordo com os fios que tem em casa, misturando até mesmo tipos diferentes de fios, como é o caso da minha rosa, que está no final do post e que eu amo de paixão (minha preferida)!
E se deixar levar pelo padrão que vai se repetindo, logo memorizado, e ondulando lentamente... enquanto vê TV, na viagem, enquanto conversa, em qualquer lugar.
Desta vez inaugurei o estilo "color block", que nunca tinha feito, que forma esses blocos maiores e mais chapados de cores únicas. E me apaixonei quando vi uma manta dessa no Pinterest em outras cores. Como precisava do amarelo e do cinza na minha sala, incluí também o branco pra suavizar.
E usei a receita da Lucy, que por incrível que pareça eu não tinha feito ainda.
É uma manta bem pequena, dessas de colocar na lateral do sofá ou poltrona e dar um aconchego, cobrir as pernas num dia mais frio... e que já tem sido bastante usada por aqui, aliás!
Nesta não fiz bordas, porque achei que não combinava.
Usei Fio Desejo (1 fio) e agulha de crochê 4,5 pra ficar bem leve.
Receita da Lucy: Neat Ripple Pattern: aqui.
Opção de ponto ripple em português (efeito praticamente igual, pra quem preferir - receita perfeita!) - já usei duas vezes: aqui e aqui - posts com todos os detalhes de número de pontos etc.
E uma coisa interessante: juntei as três imagens dos meus três ripples e só então percebi o quanto as duas receitas são diferentes: as duas primeiras (receita em português, da Eliana) bem pontudas e a última (da Lucy) bem mais ondulada:
Vendo todas juntas assim me deu uma vontade louca de começar uma em tons de azul e cinza pro quarto do meu filhote...
E este "Home" em madeira (comprado na última Mega Artesanal, aqui em SP) enfeitando minha sala salpicada de amarelo: só o que fiz foi colar papel grosso de scrapbook na peça e pintar as laterais de amarelo (coloquei a peça em cima do papel e tracei o contorno com lápis; depois, cortei em volta e colei!). Simples e forte, não? Que tal?
Bons crochês!