20 de junho de 2012

Invernices...

Então quer dizer que o inverno chega hoje... Por aqui, acho que está tudo preparado:

- frio (ok)
- céu cinzento (ok)
- dificuldade tremenda de sair de debaixo das cobertas (ok)
- vontade incontrolável de tricotar e crochetar sem parar (e comer nos momentos de descanso...) (ok)!

Dentro do item "tricotar e crochetar" leia-se que, nessa época, sou invadida pelo desejo de fazer gorros, gorros, vários gorros pras crianças!! São rápidos, fáceis e deixam os pequenos com caras de fofuras inocentes, vcs não acham?


Este com cara de coruja! Achei tãããããããooo divertido! Confesso que no início fiquei em dúvida se não ficaria meio "over" quando vi o original, mas mostrei pra minha irmã e ela adorou, então fiz e posso dizer que foi um sucesso: meu sobrinho passou o domingo com ele (detalhe: estava bem calor... rsrsrs):


O que fiz foi adaptar totalmente o modelo, pois a foto original que me fez querer fazê-lo não tinha receita. Fiz então esta aqui - no Ravelry com o nome de "Earflap hat for kids", de Knittwitts. E usei os detalhes de outra receita: os olhos e o bico, que estão aqui. Ou seja, trata-se de uma montagem!

Bastante simples, tenho de dizer. O chatinho foi só costurar as peças no gorro: usei agulha de costura grossa, com fio de bordar branco para os olhos, e fui dando pontos ate fixar (ficou um pouco mais estufado do que eu desejaria, mas tudo bem...). O mesmo para o bico, só que usando linha marrom.

Usei fio Desejo (novelos do meu estoque), sempre tão bem-vindos e com cores lindas! Apenas para o miolo dos olhos usei fio Bella, pois não tinha preto.


Uma semana antes eu já tinha feito dois outros gorros do mesmo modelo, também com fio Desejo, para os dois irmãos passearem iguaizinhos no inverno: um cinza com listras azuis (para o de 5 anos) e o outro azul com listras cinza (para o de 2)!

A receita traz apenas um tamanho, então fui acrescentando carreiras no modelo maior, pra deixar mais comprido e alguns aumentos para ficar mais largo, mas percebi no final que aumentei demais - então fica a dica pra quem for fazer: a largura da receita original está boa pra esses dois tamanhos; acredito que seja necessário apenas fazer mais carreiras para encompridar. Agulha 3,5.

O detalhe desse modelo de gorro, pra mim, são as tranças caídas de lado - estilo andino, que eu adoro!!

...................................

Então é isso... O outono se vai e abre espaço devagar para o inverno... acho que estou pronta...


Até!

13 de junho de 2012

Elas...

Apenas porque adoro mosaicos e adoro mantas...

Aqui, minhas quatro últimas produções, ao longo dos anos:

1) Manta azul, para a cama do meu filhote, feita em 2010. A primeira manta de squares! Detalhes: aqui.
2) A mais recente, em squares lilás e rosa, à direita, feita para a minha priminha (ainda não entregue), 2012. Detalhes: aqui.
3) Manta rosa-antigo e creme (de longe a minha preferida!!), feita para a filhinha de uma amiga, em 2011. Detalhes aqui.
4) Manta Ripple (um projeto delicioso a cada ponto e a cada troca de cor), feita para o meu sobrinho, em 2009. Detalhes: aqui.

Vê-se que o mosaico não foi bem planejado, pois agora notei que podia ter colocado as fotos na ordem cronológica, mas tudo bem, é bom exercitar o meu desapego ao perfeccionismo de vez em quando... rsrs
Também descobri que fiz uma manta por ano: 2009, 2010, 2011, 2012!

E o que aprendi sobre as mantas:

- Quanto mais leves e macias, melhor! Pra isso, o melhor fio (dos que testei) é o Desejo, da Pingouin (claro que deve funcionar com vários outros fios, mas a minha experiência deu certo com ele, então não arrisquei mais!).
- Pra este fio e pra conseguir a maciez desejada, agulha de crochê 4,5.
- Não aconselho fazer mantas com linha. Vejam que a minha primeira, em tons de azul, foi feita com fio Bella, da Pingouin, e não tive um bom resultado: ela fica com um peso estranho e não fofa como as feitas com lã.
- As mantas de squares pedem uma bela borda, com várias carreiras. Acho que o ponto escolhido pra isso não pode ser muito trabalhado, pois a ideia não é roubar a atenção dos quadrados e sim dar um acabamento estiloso e clean. (Na minha próxima manta em ripple vou pensar a respeito da necessidade de borda, pois não fiz na primeira.)
- A escolha das cores: acho que vale pensar bem: colocar os novelos lado a lado, fazer uma amostra pra ver como as cores se comportam juntas (eu não faço de preguiça... rsrs) e procurar usar uma cor neutra pra emendar os squares e também para a borda.
- De preferência, usar fios que já tiver em casa! Eu adoro economizar e colocar em uso o meu estoque! Claro que às vezes é preciso complementar com novos novelos e, nesse caso, é bom planejar antes, pra não ter uma surpresa se não encontrar a cor com que começou o trabalho!
- E último item: elas são uma delícia de fazer! Sem dúvida, meus projetos preferidos!

As minhas primeiras mantas de crochê, que não entraram neste mosaico (coitadinhas...), eram muito simples e claramente feitas por uma iniciante, ainda com medo de errar, medo de usar cores. Mas pra quem quiser espiar, a título de curiosidade, estão aqui e aqui.

E vcs, gostam de mantas feitas à mão? Têm alguma preferida destas que mostrei? Gostaria de saber!

Beijos a todas e um ótimo meio de semana!

4 de junho de 2012

"M" de Mais uma Manta!

Finalmente terminei meu projeto "misterioso da sacola", que vem aparecendo 
há algumas semanas (meses?!) por aqui:


Mais uma manta de crochê! Esta foi feita para uma menininha que nasceu na família semana passada.


Amei, simplesmente A.M.E.I, fazer esses quadradinhos!! São um pouco diferentes dos que fiz até hoje. Reparem que ele tem o miolo branco e as demais carreiras formando o bloco. Então uma última carreira em branco pra ligar um ao outro, usando o método "join-as-you-go" de sempre.

A ideia, encantadora, é da Jacquie, que eu tanto admiro! Até as fotos no varal foram inspiradas nas dela. (Aliás, gosto muito da imagem de roupas balançando no varal...) Vejam o post dela aqui.

Na imagem abaixo, a borda (fiz 3 carreiras de grupos de 3 pontos altos, sem nenhuma correntinha entre eles, pra não ficar embabadado; e uma última carreira ainda de ponto picô pra dar uma graça):

Outra diferença deste square, e que na verdade foi o que mais me encantou, é essa carreira que circunda o quadrado lilás. Repararam nela? Vejam como é feita:


Eu nunca tinha visto! E adorei! Vc faz uma carreira a mais no quadrado tradicional: 

3 correntinhas e 1 ponto baixíssimo entre os grupos de 3 pa (nos cantos, 1 pbx, 4 correntinhas, 1pbx).

Então, na próxima carreira (imagem abaixo), vc faz os 3 pa sobre a carreira anterior (sem correntinhas entre eles - apenas nos cantos - onde são 2 corr.):



A Jacquie ensina belamente como fazer estas carreiras neste post aqui (em inglês, mas as fotos são totalmente autoexplicativas! um tutorial perfeito!!).

Acho que até pelas fotos dá pra notar a maciez e a leveza, não?! Esse resultado eu só consegui depois de começar a usar, para as mantas, fio Desejo e agulha n. 4,5, uma dica que a Márcia do "Mitricot" me deu.


Esta foto, tirada do alto, pra vcs verem o tamanho: fiz com 5 quadrados de largura e 6 quadrados de comprimento (não medi com fita... esqueci!!), mas ficou com um tamanho muito bom para um bebê até a fase maiorzinha.
Descobri que fazer mantas é meu projeto preferido: acho delicioso ter um trabalho assim, grande e fácil, com um efeito forte no final. Eu posso carregar pra onde vou, não preciso ficar interpretando uma receita, nem quebrando a cabeça. A coisa simplesmente flui em qq lugar onde eu me sente!
Enquanto isso, vou tendo outras tantas coisinhas menores em andamento, mas sabendo que a manta sempre me espera! Adoro!


Então, vamos à "ficha técnica":

Fio Desejo, da Pingouin (acho que usei, em média, quase 2 novelos de cada cor - com exceção do branco, claro!)
Agulha de crochê n. 4,5
Receita do square: aqui
Receita da borda branca: aqui
Como emendar os squares: aqui
Início do projeto: meados de fevereiro
Término: maio (com muuuuitas interrupções!!)
....................................................................................
Agora, se me permitem, um pedido de mãe totalmente coruja: meu filhote está participando de um concurso de desenho no Facebook. O ganhador terá seu "amigo imaginário", que é o tema, transformado em pelúcia! Ele está louco pra ganhar, então queria pedir que vcs, se puderem e quiserem, claro, passem na página (aqui) pra "curtir" o desenho dele (um azulzinho que está aí do lado, na barra lateral do blog). O mais "curtido" ganha! Obrigadíssima desde já!

É isso por hoje! Inté!