29 de janeiro de 2012

Mais uma!

Ainda estou empolgada com latinhas enfeitadas de crochê. Esta é a minha segunda:


Uma latinha de atum!



Também feita com 2 fios de linha Bella, da Pingouin, e agulha n. 3.



Uma delícia escolher os tons a serem usados e os enfeites!



Nesta, quis finalizar com este pontinho na carreira final - o scallop, como dizem as inglesas. Alguém sabe que nome ele tem em português?


Fiz como a Lucy, do Attic24: 4 meios pontos altos, pula 1 ponto, faz 1 ponto baixíssimo no próximo ponto, pula 1 ponto, 4 meios pontos altos no próximo ponto; assim até o final da carreira.



Mesmo tendo feito bem apertadinho, esse modelo ficou escapando da lata ao pegar (acho que pelo fato de as laterais serem muito curtas), então coloquei uns pingos de cola quente pra fixar.


Coloquei as bolinhas de gude do meu filhote porque achei que combinavam bem, mas pode ser usada pra guardar qualquer outra coisa, claro! Aliás, esta já foi dada a minha mãe, que pretende colocar no quartinho de costura.


Em tempos de reciclagem, este é um projeto bem interessante, não? E vc, o que tem feito com suas latinhas?! :)



Obs.: Pra quem está chegando agora, é só dar uma olhada no post anterior pra ver como fazer!



Boa semana a todos! E bons crochês!

25 de janeiro de 2012

Listras e latas

Fiquei tão, tão empolgada com este projeto que deixei de lado a ideia de ir mostrando por ordem de data o que venho fazendo...

Acho que vcs vão gostar, porque é colorido, simples, rápido e tem um efeito incrível:


Forrar latinhas com lindas listras de crochê!


A ideia maravilhosa é da Lucy, como sempre! Assim que vi, fui feito louca caçar o que tinha de latinhas pela casa e resolvi começar por esta, que fica na cozinha e usamos pra colocar moedas, usadas pros pequenos gastos do dia a dia, como padaria, açougue etc.




A lata é bem antiga e veio com biscoitinhos amanteigados - agora ganhou essa cara novinha em folha! Adorei!

E adorei a ideia de usar latinhas de tudo o que é tamanho, como a Lucy fez e também a Jacquie, pros mais variados fins: pra colocar clipes, bijus, botões ou qualquer outra miudeza.

Também gostei demais do efeito deste ponto: na verdade, é o ponto baixo de sempre, mas pegando pela argolinha de trás apenas. Tirei uma foto pra vcs verem:


Onde está enfiada a agulha na foto de cima é a argolinha de trás do ponto. Simples e lindo, não?


Os fios que usei, todos restinhos de Bella, da Pingouin (2 fios juntos). Agulha n. 3.

Pra fazer, é muito simples e eu expliquei como num post feito um tempo atrás, quando forrei um pote de vidro pra servir como vasinho. Dá uma olhada aqui! O modo de fazer é o mesmo, só mudei o ponto. Outra diferença é que para as latinhas não é preciso ficar diminuindo pontos, como é o caso do vidro, que geralmente tem o gargalo mais estreito; as latas são iguais da base até em cima, então o trabalho é mil vezes mais fácil!

Mas aviso que é viciante: dá vontade de sair forrando tudo o que é lata: hoje mesmo passei no mercado pra comprar umas coisas e foi impossível não querer botar no carrinho um monte de enlatados, só pra enfeitar depois... (também fiz patê de atum, só pra usar a latinha...) :)

Bom resto de feriado para os paulistas e bom resto de semana a todos!

17 de janeiro de 2012

De volta!

Finalmente, estou de volta ao blog, e pronta pra retomar meus posts semanais! Cheguei de viagem e minhas férias terminam... hoje... Amanhã estou de volta à realidade e estes últimos momentos são sempre difíceis, não é?! :(

Mas vamos falar de coisas boas: tenho vários projetos prontos desde o final do ano que ainda não foram trazidos à luz. Nem sabia por onde começar, porque não gosto de misturar várias coisas num post só. Então decidi começar pelo começo: o que foi feito primeiro:


Meu calendário handmade!

Todo ano, ao ganhar aqueles calendários de loja, fico pensando o quanto eles mereciam ser bonitos, afinal vão ficar expostos o ano todo e vamos olhar pra ele tantas vezes (pelo menos no meu caso - ele sempre fica na parede da minha cozinha e serve até pras minhas anotações).

E todo ano eu penso em fazer algo craft com eles, mas janeiro acaba passando num piscar de olhos e eu acabo deixando pra lá. Que bom que este ano eu consegui!

Há uns 3 anos eu uso o calendário da mesma loja, comum, sem nenhuma imagem, mas que tem os números bem grandes e espaço pra escrever. O que fiz foi desmontá-lo: desgrampeei as folhas do papelão que continha a marca e usei um papelão mais grosso pra encapar com este tecido lindo comprado recentemente:

Colei o tecido com cola Cascorez (diluída em um pouco de água) e um pincel. Tecido seco, fiz uma furação no centro (pra ser pendurado na parede). Depois, grampeei as folhas dos meses novamente e colei a última folha no papelão já com tecido.

Então vem a parte boa: enfeitar com o que tiver em casa! Não comprei absolutamente nada: botões, rendinha e uma figura que imprimi da internet e colei também em papelão: uma dona de casa dos anos 50! Achei que tinha tudo a ver com cozinha!


E aqui, na minha parede. Agora, sim, dá pra gostar do calendário!


Bom, o outro projeto também foi feito em dezembro, como presente de Natal:

Esta mandala bordada que vcs já espiaram um pouquinho aqui na lateral do blog. Lembram que eu disse que estava totalmente mergulhada em verde e azul, né?

Que delícia quando tenho um bordado nas mãos! E este foi feito pra uma pessoa muito querida: minha professora de yoga!


É a segunda vez que bordo esta mandala numa ecobag. A outra, vcs podem ver aqui.
Outras lindas mandalas e riscos para bordado, neste blog.

Acho que estas sacolas são um presente muito bacana: lindas e práticas! E dá pra customizar das mais diferentes maneiras. O meu estoque delas está acabando: preciso repor urgentemente!

Acrescentei a saudação "Namastê", que usamos sempre nas aulas e que acho muito bonita, cujo significado é mais ou menos: "O meu deus saúda o seu deus".

Espero que seja muito bem aproveitada!

E vcs, prontas pra um ano novinho em folha, com um calendário todo por vir? Espero imensamente que sim!

Então, vamos lá! :)

4 de janeiro de 2012

Matilda na revista!!

Gente, gente, post extraordinário pra contar uma novidade, que abriu meu ano craft com chave de ouro:


Está nas bancas a Revista Ateliê na TV, da Editora Minuano, edição de janeiro (n.67) com algumas das minhas peças publicadas! Sim, fui convidada, há alguns meses, pra mostrar a Matilda, minha cobra de crochê:



Claro que não quis contar antes da hora, e tive de segurar o segredo, mas agora digo aos 4 ventos que a revista está nas bancas!! Acabei de comprar a minha!





A editora conheceu meu blog através da Revista Make, que publicou a foto do meu cachecol, lembram? Então ela viu a Matilda e entrou em contato comigo pra ver se eu topava levá-la pra fotografar e também incluir a receita (o texto é todo meu). Confesso que fiquei muito em dúvida quanto a aceitar, apesar de orgulhosíssima, pois como eu traduzi a receita do inglês, não sei como ficaria a coisa dos direitos autorais.





Bom, conversei bastante com duas das responsáveis pela revista e elas me garantiram que não há problema nenhum, pois todo artesanato é uma recriação. De qualquer modo, pedi que indicassem o site original, que postou a receita em inglês. Como, além de estar na internet, disponível pra quem quiser, ela é uma adaptação (já que alterei bastante a receita), espero que esteja tudo OK (tenho de dizer que não ganhei 1 centavo sequer por isso, portanto não tenho interesse em ganhar dinheiro com a receita).



Pra minha surpresa, elas incluíram outras várias fotos de peças minhas no final da matéria, na seção "Ideias". Claro que adorei e estou rindo à toa!! Elas fizeram outras fotos de artesanatos meus pra incluir nas próximas edições (na edição de Páscoa, por ex., sairá o meu coelhinho amigurumi!!)





A revista está muito bacana e colorida, com ideias pras Férias. Vale a pena!





Então, só me resta desejar, mais uma vez, um Feliz Ano Novo!!





P.S.: pra quem quiser ver mais fotos da Matilda e outras informações sobre ela, veja meu post aqui.

2 de janeiro de 2012

Feliz 2012!

Passei para dar um breve olá (o primeiro do ano!!) e dizer que ainda estou de férias! Viajei uns dias, voltei pra casa, e esta semana viajo de novo. Uma vidinha cansativa realmente... rsrsr


Mas sinto falta de passar por aqui e deixar registradas algumas imagens...

Notei que as cores do meu início de ano têm sido azul e verde...

Um crochezinho aqui, um bordadinho ali... Ah, que falta estava me fazendo bordar!! E amei, simplesmente amei fazer este bordado em especial:

Não se preocupem que vou contar tooooooodos os detalhes assim que voltar de viagem!


Por enquanto, desejo a vocês um lindo ano novo, de muita criatividade, sombra e água fresca! E que vocês aproveitem esse início de janeiro onde quer que estejam!
Inté!