20 de outubro de 2012

Ripple Love...


Finalmente posso mostrar minha manta ripple:


Que tal? Eu gostei DeMaIs dessa combinação de cores e foi delicioso crochetar cada uma das tantas carreiras e ir escolhendo as cores à medida que ia fazendo!


Não pude mostrar antes porque ainda não tinha entregado para a minha prima, 
que vai ter uma menininha em meados de janeiro. 


Bom, eu descobri que sou viciada em fazer mantas de crochê - definitivamente são os projetos que me deixam mais feliz e satisfeita! Esta é a minha segunda manta ripple e acho esse efeito incrível! Vejam minha primeira aqui, em 2009! Não achei que fizesse tanto tempo!


O interessante desse projeto particularmente é que eu queria (acho que é o sonho de toda tricoteira/crocheteira) usar vários restos de fios que tinha em casa, acabando com aquele monte de novelos começados e "não-prediletos", abrindo espaço pra novelos novinhos em folha, e ao mesmo tempo criar um efeito despojado, meio que desigual, combinando fios diferentes. Mas isso é muuuuuito difícil, acho que todas concordam, né?

Já tentei diversas vezes e nunca consegui a façanha - as cores não combinam bem, a quantidade não é o suficiente pra completar as carreiras, essas coisas. E eu não queria usar meus novelos prediletos de fio Desejo (sim, eu tenho pena de usá-los!!!!!! rsrsrs). Tenho um medo secreto de que um dia parem de fabricá-lo e eu fique sem! 

Bom, mas resumindo a história, tive que usar, sim, um pouco de Desejo - fofíssimos, macios e coloridos - o rosa-claro e o escuro que vcs veem na foto. Mas o bom é que usei também vários novelos e restinhos de Acalanto - principalmente o lilás, que comprei anos atrás pra fazer um casaco e desisti (acho muito grosso e meio "picante" pra vestir). Também Acalanto são as cores creme e castanho.


E no final adorei o resultado dos dois fios diferentes brincando juntos!! Tirou um pouco daquele exagero rosa (eu não queria aquele look pastel de bebê), proporcionado pelo castanho e pelo creme. Usei mais lilás porque era o que eu tinha em maior quantidade = questão prática! :)


E como não podia deixar de ser, faltava um "acompanhamento" para a manta. 
Fiz então este ursinho de feltro. O molde é da Sandra Coatti.







Foi bem rápida a execução dessa manta: comecei em agosto e terminei em setembro! E admito que fiquei triste quando acabei e meio perdida por um tempo...

Bom, uma diferença em relação à minha primeira ripple foi a borda. Na outra vez optei por não fazer, porque achei que o próprio desenho dela já era o suficiente, mas hoje não consigo imaginar uma manta sem borda - tenho a impressão de que falta o acabamento. 

Mas não foi fácil como eu pensei, porque para fazer a borda no ponto ripple é preciso "igualar" a altura dos pontos nas duas extremidades (as laterais ficam perfeitas, como na foto abaixo; o problema é apenas na parte de baixo e de cima, que ficam com as ondas pontudas, impossível de receber uma carreira de ponto baixo). 

O que fiz uma adaptação olhando muitas vezes as mantas da Jacquie e da Alice e fui fazendo pontos altos onde era mais baixo (para encompridar) e pontos baixos onde era mais alto (para encurtar). Não fica muito claro explicando assim, mas acho que ao terminar sua manta, vc vai saber do que estou falando... rsrsr

Depois dessa carreira que vai "uniformizar" a altura dos pontos nas duas extremidades, aí vem a borda de fato: 1 carreira de pb contornando toda a volta do trabalho; 2 carr. de mpa (meio ponto alto); 1 carreira de picô (1 pbx, 4 corr., 1 pbx - todos no mesmo ponto da carreira anterior) e entre um e outro picô fiz 4 pbx, que podem ser vistos na foto abaixo:






E pra finalizar, o embrulho com uma das tags que imprimi do How about Orange. Fiz um grupo de cada cor (algumas com "Feito à mão", outras com meu nome e o nome do blog). Achei lindíssimas!


Vamos à ficha técnica então?

Receita do ponto ripple (Eliana, Louca por Linhas): aqui.
Número de pontos (múltiplo de 16): 96 + 2 para virar; total: 98 correntinhas.
Agulha de crochê: n. 4,5
Fios: "Acalanto", da Cisne e "Desejo", da Pingouin
Receita da borda (adaptada): Bunny Mummy e Crochet with Raymond

Medida:
alt. : 90 cm; largura: 70 cm
É uma manta pequena, provavelmente pra ser usada no carrinho ou mesmo no berço pra cobrir.

Espero que seja muito bem aproveitada pela mamãe e pela pequenina.

Um abraço a todas e um fim de semana de saúde e aconchego! Até a próxima!

6 de outubro de 2012

Um fio, duas agulhas e uns livros...

Influenciada pelo frio intenso e estranhamente fora de época que tomou São Paulo na semana passada, resolvi tricotar...
 
 
Era um domingo tranquilo, a tarde passada na casa dos meus pais, aconchegada e munida das minhas agulhas e um novelo derradeiro de Botonê - meu dia ideal! Queria fazer um agrado pra uma amiga querida que é louca por preto...
 
 
Nada melhor do que uma golinha no meu ponto preferido: 1 tricô, laçada, 2 tricôs juntos! Perfeito de ambos os lados, caimento macio no pescoço, fácil, rápido, possível de fazer mesmo enquanto mãe e irmã falam ao mesmo tempo...  rsrsrs
 
Tricotei uma tira feita de 30 pontos e costurei com agulha e a própria lã no final, daquele jeito torcido, estilo Moebius, que todo mundo adora! Pra quem ainda não viu, fiz vários outros modelos como este e tem um esquema de como costurar aqui. E agora, mesmo com este calor, gosto da ideia das golinhas, só que feitas com linha (estou fazendo uma amarela no momento) - vejam a vermelha que fiz com Anne aqui (uso muito!!).
 
 
 
E viajando no tempo com Jane Eyre...
 
 
E terminando meu projeto anterior, que me encheu os olhos de alegria por várias semanas... e que ainda não pode ser mostrado pois não foi entregue:
 
 
E me deliciando também com as páginas deste livro, que veio se juntar à minha pequena coleção de belezas importadas (encontrei por apenas R$ 37,00 na Saraiva de shopping, não on-line):
 
 
Projetos simples e incríveis - dá vontade de fazer tudo!!
 
E desejando a todas um fim de semana de saúde e paz, de família, fios e agulhas, livros deliciosos e tudo o mais que te encantar!
Até!