29 de setembro de 2011

Bip...

Acho que dá pra ver que não consigo ficar muito tempo longe de coisas de criança... Sempre vou incluindo um projeto ou outro em meio aos de gente grande...
Desta vez esta belezinha é que me chamou a atenção:




Um robô de crochê!! Fiquei encantada pelo projeto assim que vi no Tangled Happy, aqui.
E tenho de dizer que achei um tanto divertido fuçar na caixa de cacarecos masculinos do meu marido e também do meu pai:




Adoro essas parcerias do artesanato com outras áreas!! E ir experimentando misturas inusitadas! Não é que nunca mais vou olhar pra esses pregos e porcas e ganchos do mesmo jeito?! rsrs

A confecção do robozinho em si é a coisa mais simples que se pode fazer, no estilo amigurumi, que são os bichinhos de crochê. Ele foi feito em três partes separadas: o rosto, a parte de trás da cabeça e o corpinho - depois de feitos separadamente, eles são cheios de manta acrílica (ou até bolas de algodão - vi essa ideia num blog outro dia e nunca tinha pensado numa substituição tão simples!!) e então costurados um no outro.



Mas antes de costurar as partes é que vem a diversão de verdade: bordar a carinha, colocar os olhos - lantejoulas - e escolher os acessórios: só o que veio da minha própria caixa foram os dois alfinetes, que serviram de orelhas; o restante são porcas, parafusos e outras miudezas para as quais eu nunca tinha dado um olhar mais artesanal...

A parte de colocar os acessórios é que é a mais difícil e demorada, por incrível que pareça, porque não é fácil prendê-las ao corpo: as perninhas e o círculo da barriga foram colados com pistola de cola quente. Já os braços e a antena foram apenas enfiados nos furos do crochê (dei uma costurada de leve nos braços, mas não ficou nada firme). Como ele serve mesmo de enfeite, acho que não vai ter problema, mas para uma criança muito novinha provavelmente seria.




Já está na prateleira do quarto do meu filhote, ao lado do colega, feito também por nós: este com caixinhas de fósforos e sabonete e algumas colagens. Está aí há uns 2 anos e eu adoro olhar pra ele!

Fazer este robô me fez lembrar da Dani, do Banana Craft, que é louca por esse tema! Aliás, pra quem não conhece o blog dela (tem alguém?!! rsrs), vale muito a pena visitar e se esbaldar com as ideias de robôs de vários tipos!

Feito com fio Bella, agulha de crochê 3.


Por aqui, vou seguindo com a minha manta de squares, mais uma golinha de tricô versão primavera (que acho que vcs vão adorar!), um cardigan para uma menina fofa (com botão forrado e tudo!!) e outras tentativas tantas de coisas que não deram certo...

Até a próxima e bons crochês!

20 de setembro de 2011

Caracol

Estamos às vésperas da primavera, mas o friozinho, ao menos aqui em SP, não deixou de aparecer de manhã e à noite, então achei que ainda era tempo de mostrar este minixale antes que as lãs sejam deixadas de lado:



Na verdade, é um lenço de tricô, pois é pra ser usado no pescoço, com o V para a frente.
Adorei a receita! Muito fácil e prática e serve pra dar uso àqueles novelos de lã já começados, insuficientes pra um projeto maior.

Aqui, eu usei menos de um novelo da Botonê, da Pingouin (ganhei alguns novelos de uma amiga, pra quem andei dando umas aulinhas de tricô muitos anos atrás; ela não seguiu adiante com o projeto - um cachecol, claro, como todo primeiro projeto!! - e acabou me dando as lãs).
Acho este fio um pouco áspero, mas o efeito dos coloridinhos vale a pena! E ficou mais macio do que eu esperava!


O nome dele é Lenço caracol. Fácil perceber por quê... essas tirinhas laterais é que me fizeram gostar tanto dele!


Infelizmente não caprichei nestas fotos (como é difícil fazer um bom trabalho com preto!). Coloquei no pescoço só pra dar uma ideia do caimento e de como se usa, mas a roupa não combinava em nada e estava um dia de muito calor, ou seja, vou ficar devendo uma foto mais estilosa... rsrs


Lenço de pescoço Caracol. Receita da Aslan, aqui.

Não me lembro que número de agulha circular usei, mas provavelmente a n.7, pra que ficasse assim bem fofo.

Então, está aqui uma receita em português recomendadíssima. Já fiquei pensando, claro, em fazer com o fio Desejo roxo... e no rosa antigo... e no vermelho...


Bons tricôs! E uma linda semana!

10 de setembro de 2011

Vintage

Ontem, olhando minha pasta de imagens no computador, achei alguns trabalhos que por algum motivo não foram postados.


Então, como estou crochetando uma manta que pelo jeito vai longe e portanto não vou ter muito o que mostrar de novidade por um tempo, resolvi postar um bordado, pra dar uma variada:



Este foi feito pra dar de presente pra uma tia minha no início deste ano.

Acho que todos que passam por aqui sabem o quanto amo bordar! E mais ainda quando é nesse estilo vintage, aliás a marca registrada do blog Doe-c-Doe, de que eu já falei outras vezes. O risco, pra quem quiser, está aqui, em meio a tantos outros divinamente antiguinhos...


Ah, a internet! Mal posso imaginar o que era minha vida de crafter antes dela! Pensar que ficávamos à mercê das bancas de jornais, com tão poucas opções e com limite de nacionalidade... rsrsrs... Agora, aqui estou eu, com as minhas pastas abarrotadas de imagens maravilhosas, vindas de diferentes partes do mundo, prontinhas pra ganharem vida de algum modo artesanal. Acho isso incrível!!!





O pratinho de porcelana é uma peça querida também: herança da minha avó! E deve ter pelo menos meio século, que era a idade mínima dos itens da cozinha dela! :)




As bolachinhas, feitas sempre a quatro mãos por aqui (minhas e do meu filhote), são receita da Palmirinha Onofre, anotada no meu Caderno de receitas. Diz assim:






Biscoitinhos Coloridos






1 xíc. de açúcar



2 xíc. de farinha de trigo



1 xíc. de amido de milho (Maizena)



1 xíc. de manteiga ou margarina



2 gemas



1 pitada de sal



raspas de laranja ou limão (opcional)






Para decorar: açúcar cristal ou confeitos coloridos.





Modo de fazer: Coloque a farinha, o açúcar, o amido, o sal, a manteiga, as raspas e as gemas levemente batidas.



Misture com as mãos e depois sove sobre superfície lisa. Deixe descansar por 10 a 15 min. Então, abra a massa com rolo. Modele no formato desejado. Pincele com clara de ovo e enfeite!



Vão ao forno pré-aquecido por mais ou menos 15 minutos (180 ou 200 graus).



A toalhinha é uma dessas prontas, da Karsten. Depois de bordar, é só finalizar com um crochezinho básico. E está pronto um vintage atualíssimo! rsrss

Um ótimo fim de semana a todos!

5 de setembro de 2011

S de Setembro...

Setembro é o meu mês preferido por vários motivos.
Traz a primavera, com suas primeiras flores, enchendo as ruas e os quintais com suas cores. E com elas, o frescor da meia-estação, afastando o inverno que parece não acabar mais... sem o rigor dos meses frios e sem o exagero do verão...

Os dias ficam mais longos, as brincadeiras com as crianças passam de dentro pra fora, e há sempre tanto pra fazer até que o sol resolva se pôr... perfeito pra mim!

Aqui, algumas belezinhas que já enfeitam o meu quintal: e estamos só no comecinho do mês:

Os agapantos este ano é que estão roubando a cena e prometem enfeitar com seu lilás os nossos dias por aqui! E as orquídeas parecem não querer ficar pra trás; como vcs podem ver, ainda há 4 delas pra nascer no mesmo cabinho!

O quadro de rosas está na parede do meu quarto, que logo vai receber uma manta de crochê com cara de... primavera, claro! Estou curtindo muito trabalhar com esses tons! O que acham? Tentei inserir o lilás também, mas acabei não gostando, porque queria o mesmo efeito de uma certa manta que vi por aí e que, claro, depois vou dividir com vcs!


Até a leitura atual é temática... mas confesso que começou em agosto... rsrs

Ah, e claro, mais um motivo que torna este mês especial pra mim: completo mais um ano de vida, mais uma primavera!

Portanto, bem-vindo Setembro!

...............

Espero que seu mês tenha começado muito bem! Até!